Dos 38 ministros, 7 não são recebidos por Lula há mais de 100 dias

Do Poder360

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sem receber sete dos seus 38 ministros para uma conversa privada há mais de 100 dias. Com a reforma ministerial tomando forma, alguns chefes de órgãos do 1º escalão reclamam da falta de agenda com o chefe do Executivo. As críticas a um isolamento do petista não são novas, com uma ala de políticos culpando a primeira-dama Janja da Silva pelo fato.

O Poder360 contabilizou as reuniões registradas na agenda oficial em que até cinco pessoas estiveram presentes, contando com Lula. Também não foram contabilizadas reuniões ministeriais. Os dados incluem encontros de 1º de janeiro de 2023 a 7 de março de 2025.

A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, por exemplo, nunca foi recebida por Lula para uma reunião privada. O ex-chefe do órgão, Silvio Almeida, demitido em 6 de setembro de 2024, foi recebido seis vezes no tempo em que foi ministro.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Do gshow

Na noite de sexta (7), José Loreto se pronunciou sobre a polêmica envolvendo seu trabalho no Carnaval e sua próxima atuação: o ator, que desfilou caracterizado como “diabo” no desfile da Vila Isabel, interpretará Jesus no espetáculo “Paixão de Cristo”, que estreia na Semana Santa, em Recife.

Após uma repercussão negativa, Loreto explicou que o que mais lhe motiva na arte é representar personagens extremos, mocinhos e vilões, e fazer o público rir, chorar e se questionar. Desse modo, ele conta que não se incomoda com a existência do debate sobre interpretar Jesus e uma figura maligna, mas sim o teor de ódio nos comentários e mensagens que recebeu.

“E o pior, a grande maioria da pessoas que vieram com ódio tinham a justificativa do amor e isso não entra na minha cabeça. Por que uma representação de uma lenda provoca tanta fúria?”, disse ele.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Do portal Terra

Durante o Carnaval, o Brasil comemorou uma conquista histórica para o cinema nacional: o filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, recebeu o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar. No centro dessa celebração está Fernanda Torres, a atriz principal do longa-metragem, que brilhou no papel de Eunice Paiva e também foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, e vencedora do Globo de Ouro.

Na última sexta-feira (7), durante o programa “Globo Repórter”, Torres foi homenageada por sua mãe, Fernanda Montenegro. A atriz veterana, que também interpretou Eunice na mesma produção, compartilhou uma carta emocionante dedicada à filha.

“Eu vivi pra ver isso, uma transferência vocacional nessa dimensão, como atriz… Isso é muito importante!”, disse Montenegro à Globo.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Do Estadão

Após o Oscar de “Ainda Estou Aqui”, a obra que levou o cinema nacional à premiação inédita pode provocar uma reviravolta judicial sem precedente no ano do 40º aniversário da redemocratização do País. O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar no segundo semestre deste ano as ações que podem rever o alcance da anistia de 1979, concedida aos agentes públicos envolvidos no sequestro e desaparecimento de opositores durante a ditadura militar.

Os casos terão repercussão geral – ou seja, o decidido passará a ser replicado em todos os processos semelhantes em tramitação na Justiça –, e entre eles está o do engenheiro e parlamentar cassado Rubens Paiva. Além disso, na esteira do filme e de sua premiação, casos judiciais foram retirados das gavetas de ministros dos tribunais superiores e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu reformar as certidões de óbito de 404 desaparecidos políticos.

Antes da decisão do CNJ, 20 certidões haviam sido retificadas a mando da Justiça nacional e da Corte Interamericana da Organização dos Estados Americanos (OEA). Os 404 novos documentos agora registrarão a causa como “morte não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro no contexto da perseguição sistemática à população brasileira como dissidente política do regime ditatorial instaurado em 1964”.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Da AFP

O papa Francisco mostra “uma boa resposta ao tratamento” com uma “gradual e leve melhora”, indicou o Vaticano neste sábado (8), quando completam 23 dias desde a hospitalização do jesuíta argentino de 88 anos por problemas respiratórios.

“A condição clínica do Santo Padre nos últimos dias se manteve estável e, consequentemente, mostra uma boa resposta ao tratamento”, ressalta a Santa Sé no último boletim médico divulgado.

O líder espiritual dos 1,4 bilhão de católicos do mundo foi internado no dia 14 de fevereiro no hospital Gemelli, em Roma, por uma bronquite, que levou a uma pneumonia bilateral. Desde então, sua condição tem oscilado.

Palmares - Natal Encantado 2025

Do portal FolhaPE

Em celebração ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, Olinda recebe um ato de conscientização neste sábado (8). A concentração começou a partir das 15h, no Largo do Varadouro, com participação de cerca de 30 organizações e movimentos sociais.

A escolha por realizar o ato na cidade foi para descentralizar as atividades e reafirmar a importância histórica do movimento. Neste ano, o mote será “Pela vida de todas as mulheres, por direitos, enfrentando a extrema direita e o capital”.

“A escolha do mote vem de uma análise de conjuntura que mostra como o Brasil, ainda que tenham sido percebidos avanços, apresenta também um cenário preocupante de retrocesso e repressão que recai principalmente em mulheres e na população LGBTQIAPN+”, disse a organização do ato, em comunicado oficial.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Do jornal O Globo

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para receber a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra dois deputados federais do PL e um ex-deputado, atual suplente, suspeitos de “comercialização” de emendas parlamentares. Caso o resultado seja confirmado, os três irão virar réus.

Os deputados Josimar Maranhãozinho (MA) e Pastor Gil (MA) e o suplente Bosco Costa (SE) foram acusados da PGR por corrupção passiva e organizações criminosa. Os três negam as acusações.

O relator do caso é o Cristiano Zanin, que votou pelo recebimento da denúncia. Ele já foi seguido por Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia, formando maioria na turma, que é composta por cinco magistrados.

Do Poder360

A Petrobras foi a sétima petroleira mais lucrativa do mundo em 2024 entre as empresas abertas do setor. Essa é a pior colocação da estatal brasileira no ranking desde 2019. A companhia reportou um lucro de US$ 7,2 bilhões no ano passado, o que representa um recuo de 69,7% em comparação com 2023.

A brasileira também perdeu a condição de segunda maior estatal entre as petroleiras. Nos últimos seis anos, a Petrobras ficou atrás apenas da saudita Saudi Aramco – a maior petroleira do mundo – entre as petroleiras estatais mais rentáveis. Em 2024, ficou atrás da norueguesa Equinor.

A Saudi Aramco reportou um lucro de US$ 106,2 bilhões em 2024, um montante mais de três vezes superior ao da segunda mais lucrativa, a norte-americana ExxonMobil. Apesar de ter sido mais um ano em que as grandes petroleiras reportaram lucros, os rendimentos das empresas caíram ante 2023. Essa redução nos lucros é explicada pela queda de 3% no preço do barril de petróleo em 2024.

Na batalha para vencer um câncer de mama, a vereadora Célia Galindo (Podemos), decana do parlamento municipal de Arcoverde, a 250 km do Recife, fez, há pouco, seu protesto conta o Governo Raquel Lyra, que não pagou o repasse do Sassepe ao hospital Memorial, localizado naquele município, que suspendeu o atendimento aos portadores da doença por não receber o repasse obrigatório do Estado desde setembro do ano passado.

Confira!

Da CNN Brasil

A deputada federal Erika Hilton (PSOL) disse, neste sábado (08), data que é celebrado o Dia Internacional das Mulheres, que colocará, em pauta, diversos projetos “pelo direito básico à própria vida”.

“Celebramos este Dia Internacional da Mulher colocando, em pauta, a luta de todas as mulheres pelo direito básico à própria vida, ao próprio corpo e à própria existência”, afirmou.

Dentre as propostas divulgadas, a parlamentar cita a anistia para mulheres presas e investigadas por abortarem no Brasil.