Governo anuncia medidas para baratear preço dos alimentos

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã

O tradicional Desfile das Virgens 2025 promete movimentar Surubim, no Agreste de Pernambuco, com uma programação repleta de atrações e blocos carnavalescos. O evento, que acontece de 7 a 9 de março, reúne artistas de peso como Alceu Valença, Claudia Leitte, Márcia Fellipe, Companhia do Calypso e MC Japão. O evento tem apoio do Governo de Pernambuco, Prefeitura de Surubim, Empetur e Fundarpe.

Na sexta-feira (7), a festa começa com desfiles de blocos como Os Compadres, Bloco da Juventude e Orquestrão, além de shows no Pátio da Usina. Já no sábado (8), a programação inclui cortejo de blocos líricos e desfiles de trios elétricos, encerrando a noite com show de Alceu Valença.

O encerramento, no domingo (9), deve manter o alto astral, a partir das 8h, com blocos de rua como Levanta Defunto, As Bonecas e Acorda Povo. Às 14h, o Orquestrão e o Cortejo da Cultura Popular levam à avenida manifestações tradicionais como maracatu, caboclinho e bonecos gigantes. A festa se despede com uma grande apresentação de trios elétricos a partir das 16h, contando com as apresentações de, entre outros, Retetel, 40 Graus, Rafa Alice, Carrapetta e Claudia Leitte.

Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo e a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) protagonizaram um embate nas redes sociais nesta quinta-feira (6). Em uma postagem no X (antigo Twitter), Araújo atribuiu a influência dos Estados Unidos de Donald Trump sobre o bolsonarismo à aliança construída entre os dois governos em 2019-2020, destacando que ele próprio teve um papel fundamental nesse processo enquanto chanceler.

A declaração foi contestada por Zanatta, que rebateu a fala do ex-ministro. “Não se esqueça que só virou ministro por conta do Bolsonaro”, escreveu a deputada. Ela ainda criticou o tom da publicação de Araújo: “Pode ter feito um excelente trabalho, mas com esse texto o senhor demonstrou ser egocêntrico.”

A troca de mensagens reflete divisões internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, especialmente no contexto de disputas políticas e de influência dentro do bolsonarismo.

Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Governo do Estado, o Carnaval de Pernambuco 2025 teve queda nos índices de violência em relação aos anos anteriores, com o menor número de mortes violentas desde 2004. Entre a quinta-feira (27) e a terça-feira (4), foram registradas 57 Mortes Violentas Intencionais (MVIs), uma redução de 15% em relação a 2024, quando ocorreram 67 casos. Nos polos de folia, as ocorrências também caíram 8,9%, passando de 1.834 no ano passado para 1.671 neste ano.

Os furtos representaram a maioria dos registros, com 1.250 casos, uma redução de 15,5% em relação a 2024. Já os casos de violência contra a mulher caíram 27%, passando de 677 para 496. Segundo a Secretaria de Defesa Social, o uso de tecnologias como reconhecimento facial e portais de acesso contribuiu para a captura de cinco foragidos da Justiça.

O secretário de Defesa Social, Alessandro de Carvalho, destacou a importância do planejamento para os resultados. “Pernambuco acabou de fazer o Carnaval mais seguro de toda a sua história. Foi o menor número de homicídios desde 2004. A redução das ocorrências e a manutenção da ordem pública são resultados de um planejamento estratégico que priorizou a prevenção e a tecnologia”, afirmou.

Caruaru - Primeira Infância
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Do Poder360