Governo anuncia medidas para baratear preço dos alimentos

Do g1

O vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira (6) medidas para tentar baratear o preço de alimentos. Entre as medidas estão zerar a tarifa de importação para alguns alimentos, como carne, café, açúcar, milho e azeite de oliva.

Alckmin afirmou que as medidas vão entrar em vigor “em poucos dias”. Segundo o vice-presidente, “o governo está abrindo mão de imposto em favor da redução de preço”.

As medidas foram anunciadas após reunião do presidente com ministros e empresários do setor de alimentos e abastecimento no Palácio do Planalto.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O tradicional Desfile das Virgens 2025 promete movimentar Surubim, no Agreste de Pernambuco, com uma programação repleta de atrações e blocos carnavalescos. O evento, que acontece de 7 a 9 de março, reúne artistas de peso como Alceu Valença, Claudia Leitte, Márcia Fellipe, Companhia do Calypso e MC Japão. O evento tem apoio do Governo de Pernambuco, Prefeitura de Surubim, Empetur e Fundarpe.

Na sexta-feira (7), a festa começa com desfiles de blocos como Os Compadres, Bloco da Juventude e Orquestrão, além de shows no Pátio da Usina. Já no sábado (8), a programação inclui cortejo de blocos líricos e desfiles de trios elétricos, encerrando a noite com show de Alceu Valença.

O encerramento, no domingo (9), deve manter o alto astral, a partir das 8h, com blocos de rua como Levanta Defunto, As Bonecas e Acorda Povo. Às 14h, o Orquestrão e o Cortejo da Cultura Popular levam à avenida manifestações tradicionais como maracatu, caboclinho e bonecos gigantes. A festa se despede com uma grande apresentação de trios elétricos a partir das 16h, contando com as apresentações de, entre outros, Retetel, 40 Graus, Rafa Alice, Carrapetta e Claudia Leitte.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Da CNN Brasil

Os advogados do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo de Jair Bolsonaro (PL), responderam à denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da tentativa de golpe de Estado, após as eleições presidenciais de 2022.

Investigação da Polícia Federal (PF) indicou que Ramagem teria “instrumentalizado” a agência para uso político no esquema chamado de “Abin paralela” para disseminar notícias falsas. Além disso, a autarquia teria monitorado ilegalmente 22 pessoas, incluindo políticos e ministros do STF.

Segundo a defesa, não há “razoabilidade” na denúncia porque Ramagem havia acabado de ser eleito deputado federal.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo e a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) protagonizaram um embate nas redes sociais nesta quinta-feira (6). Em uma postagem no X (antigo Twitter), Araújo atribuiu a influência dos Estados Unidos de Donald Trump sobre o bolsonarismo à aliança construída entre os dois governos em 2019-2020, destacando que ele próprio teve um papel fundamental nesse processo enquanto chanceler.

A declaração foi contestada por Zanatta, que rebateu a fala do ex-ministro. “Não se esqueça que só virou ministro por conta do Bolsonaro”, escreveu a deputada. Ela ainda criticou o tom da publicação de Araújo: “Pode ter feito um excelente trabalho, mas com esse texto o senhor demonstrou ser egocêntrico.”

A troca de mensagens reflete divisões internas entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, especialmente no contexto de disputas políticas e de influência dentro do bolsonarismo.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Do jornal O Globo

O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, absolveu o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) por ter dito, em entrevista coletiva no segundo turno das eleições municipais, que o Primeiro Comando da Capital (PCC) teria orientado voto no deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) em presídios. O psolista foi derrotado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), aliado do governador, no pleito.

O magistrado rejeitou a acusação de uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político por entender que Tarcísio “não se utilizou de qualquer aparato do Estado durante a realização da entrevista coletiva, que, conforme consta dos autos, não fora por ele convocada, tampouco tem sua prática vedada”. Decidiu ainda que os elementos trazidos pelos advogados de Boulos não demonstram “qualquer conduta dos réus capaz de viciar a vontade do eleitor”.

O juiz eleitoral concordou ainda com a manifestação do Ministério Público Eleitoral de que a alegação de Tarcísio sobre o suposto “salve” do PCC estaria embasada em uma notícia do site “Metrópoles”, divulgada no dia anterior, por meio de documentos obtidos por fonte anônima do governo do Estado, e que ele foi instado a falar sobre o assunto por jornalistas por conta disso. “Não se verifica qualquer iniciativa do representado de trazer à baila o assunto. Somente respondeu ao questionamento que lhe foi feito”, declarou o MP.

Palmares - Natal Encantado 2025

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Governo do Estado, o Carnaval de Pernambuco 2025 teve queda nos índices de violência em relação aos anos anteriores, com o menor número de mortes violentas desde 2004. Entre a quinta-feira (27) e a terça-feira (4), foram registradas 57 Mortes Violentas Intencionais (MVIs), uma redução de 15% em relação a 2024, quando ocorreram 67 casos. Nos polos de folia, as ocorrências também caíram 8,9%, passando de 1.834 no ano passado para 1.671 neste ano.

Os furtos representaram a maioria dos registros, com 1.250 casos, uma redução de 15,5% em relação a 2024. Já os casos de violência contra a mulher caíram 27%, passando de 677 para 496. Segundo a Secretaria de Defesa Social, o uso de tecnologias como reconhecimento facial e portais de acesso contribuiu para a captura de cinco foragidos da Justiça.

O secretário de Defesa Social, Alessandro de Carvalho, destacou a importância do planejamento para os resultados. “Pernambuco acabou de fazer o Carnaval mais seguro de toda a sua história. Foi o menor número de homicídios desde 2004. A redução das ocorrências e a manutenção da ordem pública são resultados de um planejamento estratégico que priorizou a prevenção e a tecnologia”, afirmou.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Luiz Queiroz

Do blog Capital Digital

O Carnaval dos gestores de Segurança da Informação que atendem o Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi estragado com um ataque hacker de um grupo que se autodenomina “Azael” (nome de origem hebraica e significa “Deus fez” ou “feito por Deus”). A extensão do dano ninguém sabe e dificilmente saberá, mas a página do STJ continua fora do ar, sendo espelhada pela Cloudfare, após verificação de segurança para evitar robôs que provocariam negação de serviço (DDoS).

O problema neste tribunal superior é mais uma prova de que “o barato sai caro” na Administração Pública Federal. Que continua priorizando um modelo de contratação que privilegia o preço em detrimento da qualificação técnica; uma praga que obriga gestores a assumirem riscos desnecessários. E isso, pelo visto, não vai acabar tão cedo, já que outros editais na Petrobras, na Caixa Econômica Federal (são dois) e na BBTS Tecnologia, seguem o mesmo padrão de contratação com sérios riscos futuros.

As condições de realização de novos editais para contratar mão-de-obra especializada em Segurança da Informação são tão apertadas no quesito preço/valor dos salários de referência, que mesmo empresas que costumam se candidatar a este tipo de edital têm evitado participar. É o caso ilustrado pelo STJ; que tem o Contrato n. 48/2023 a vencer este mês, na próxima quarta-feira (12), com a empresa ISH Tecnologia; sendo que a empresa sequer apareceu como participante entre as 25 empresas listadas no pregão eletrônico 90009/2025, concorrendo para um edital de R$ 9.227.122,68 com o valor de referência para contratar uma equipe de nove profissionais.

Do g1

O Senado anunciou nesta quinta-feira (6) que as atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro foram escolhidas para receber o Diploma Bertha Lutz, que homenageia mulheres que se destacaram na defesa dos direitos e das questões de gênero no Brasil.

Mãe e filha, as atrizes interpretam Eunice Paiva, esposa do ex-deputado federal Rubens Paiva no filme “Ainda Estou Aqui”, primeiro filme original Globoplay. Rubens Paiva foi assassinado em janeiro de 1971, durante a ditadura militar no Brasil.

Indicado a três categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Atriz, “Ainda estou aqui” venceu o prêmio na primeira disputa. Fernanda Torres foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz, que ficou com Mikey Madison, pelo filme “Anora”.

Por Everardo Maciel*

Utopias são, ao mesmo tempo, mobilizadoras e fontes de frustrações, justamente porque correspondem a idealizações nem sempre viáveis, por deficiência de concepção ou pela ocorrência de fatores fortuitos. Implicam, quase sempre, a construção de mitos.

Um mito comum e sedutor é o das reformas, porque é um conceito indeterminado, que se presta a mistificações. Qualquer disfunção em sistemas eleitorais, partidários, tributários e outros sistemas públicos, que governam as relações entre estado e sociedade, estimula a proposição de reformas, que de antemão serve como um bálsamo para a disfunção.

É claro que reformas são indispensáveis à evolução dos sistemas públicos, para incorporar novos objetivos e ajustar-se a novas circunstâncias. Reformas são, portanto, processos e não eventos. Embora esse entendimento pareça óbvio, não é. Quantas vezes se proclama a necessidade de reformas salvíficas sem ao menos se conhecer sua própria natureza.

Do Poder360

O Banco Central determinou que as instituições financeiras devem excluir chaves Pix de pessoas e de empresas com cadastro “não regular” na Receita Federal. A medida veio em uma resolução da autoridade monetária publicada nesta quinta-feira (6). Eis a íntegra.

Segundo o órgão, serão desativadas as chaves pertencentes a:

CPFs (Cadastros Nacionais de Pessoas Físicas) – com a situação cadastral “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” e “nula”;

CNPJs (Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas) – com as categorias “suspensa”, “inapta”, “baixada” e “nula”.