TCE-PE nega pedido para suspender licitação de videomonitoramento do Estado

Petrolina - São João 2025

Neste domingo (16), São Paulo foi agraciada pelo Festival Pernambuco Meu País, que trouxe a alegria do Carnaval pernambucano à Avenida Paulista e ao Parque Burle Marx. O evento teve como objetivo divulgar a festa estadual e atrair turistas para Pernambuco. Com uma programação repleta de música e manifestações culturais, o festival destacou as tradições carnavalescas do estado. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), esteve presente para prestigiar a ação.

A programação contou com apresentações de manifestações culturais como o Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, os Caiporas de Pesqueira e o bloco Galo da Madrugada, representado por um boneco inflável de 15 metros. Entre os shows musicais, destaque para Alceu Valença, Duda Beat, Gerlane Lops, Romero Ferro e Nego Thor, além do projeto Som na Rural, de Roger de Renor.

O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, ressaltou que São Paulo é o maior emissor de turistas para Pernambuco e que a iniciativa busca incentivar ainda mais esse fluxo. “O setor de turismo engloba cerca de 50 atividades econômicas, áreas pujantes na geração de emprego”, destaca. A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, reforçou a importância do intercâmbio cultural: “É uma oportunidade de trazer  a nossa cultura popular e as nossas raízes aqui para São Paulo, que tem uma comunidade nordestina pernambucana enorme”.

Além das apresentações, o evento trouxe uma oficina de cabeças de La Ursa com o Mestre Julião das Máscaras, de Olinda. Para pernambucanos que vivem em São Paulo, a iniciativa foi uma chance de relembrar as raízes, enquanto para os paulistas, uma oportunidade de conhecer de perto uma das festas mais emblemáticas do Brasil.

Ipojuca - No Grau 2025
Caruaru - São João
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - São João da Torre
Palmares - No ritmo do desenvolvimento

Do Poder360

A Prefeitura de Serra Talhada e o 14º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco discutiram estratégias de segurança para o Carnaval 2025 em reunião com representantes de blocos carnavalescos. No encontro, foram abordadas medidas para organização dos eventos e reforço policial durante a festa.

O 14º Batalhão da PM orientou os organizadores sobre horários, duração dos eventos, percursos e solicitação de apoio policial. Também foi destacada a necessidade de regularização junto ao GT Carnaval, processo que deve ser feito pelo site da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), com prazo final em 1º de março. As vistorias do Corpo de Bombeiros também são exigidas para garantir a segurança das estruturas e estão disponíveis no site da instituição.

A gestão municipal afirmou que a parceria com a PM busca garantir um Carnaval mais seguro e organizado. As forças de segurança e os organizadores devem seguir os prazos e protocolos estabelecidos para evitar problemas durante a folia.