Grávida e torturada até a morte em 1973, Soledad Barret ganha estátua no Recife

Por Letícia Lins
Do Oxe Recife

A trágica história de Soledad Barret já virou livro, espetáculo de teatro. Agora está registrada no pedestal de sua estátua, que foi inaugurada nessa sexta-feira (14), na Rua da Aurora, pertinho do Monumento Monumento Tortura Nunca Mais, no bairro de Santo Amaro. Durante a ditadura militar , ela se juntou à Vanguarda Popular Revolucionária, integrando um grupo de jovens sonhadores que pretendiam derrubar a ditadura com a luta armada. Em 1973, ela foi torturada e morta na chamada “Chacina da Chácara de São Bento”.

Pelo menos, foi assim que passou a chamar-se o massacre comandado por forças da repressão. Ela fora denunciada por seu noivo, que era ninguém menos que o famigerado Cabo Anselmo, uma das figuras mais controversas dos anos de chumbo. Ele infiltrou-se disfarçado no grupo, como se militante fosse, denunciou o grupo às forças de segurança e participou das torturas que a levaram à morte. Estava grávida e o filho que esperava do suposto “noivo” morreu com ela, em um dos mais dramáticos casos de tortura registrados em Pernambuco durante os anos de exceção.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A deputada estadual Socorro Pimentel (União) protocolou, nesta sexta-feira (14), um recurso na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) solicitando a anulação dos atos que convocaram a instalação e eleição das lideranças das comissões de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), Finanças, Orçamento e Tributação e de Administração Pública. A parlamentar alega que a decisão do presidente em exercício da Casa, Rodrigo Farias, foi tomada sem respeito ao Regimento Interno da Alepe e de forma precipitada.

Líder do Governo na Alepe, Socorro Pimentel criticou a convocação e afirmou que o processo desrespeita a institucionalidade do parlamento. “Manter a confiança e o respeito às instituições é a base fundamental da nossa democracia. A convocação foi feita às pressas, surpreendendo os deputados e deputadas, e claramente descumpre o Regimento Interno da Casa de Joaquim Nabuco”, declarou. O pedido de anulação questiona os Atos nº 122/2025 e nº 123/2025, alegando que as indicações para as comissões não seguiram as normas regimentais.

O recurso apresentado conta com a assinatura de outros 12 parlamentares: Joãozinho Tenório, Kaio Maniçoba, Romero Sales Filho, Débora Almeida, Antônio Moraes, Wanderson Florêncio, Henrique Queiroz Filho, Fabrizio Ferraz, Luciano Duque, João Paulo, William Brigido e Joaquim Lira. O grupo argumenta que as decisões não observaram a normatividade interna da Casa e pede que a situação seja revista pela Mesa Diretora.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Em meio à ofensiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brics, a presidência do Brasil do bloco se comprometeu a desenvolver uma plataforma que permita aos países-membros usarem suas próprias moedas para o comércio entre eles, o que poderia abrir caminho para substituir, em parte, o dólar como moeda do comércio internacional.

“De forma a cumprir o mandato estabelecido pelos líderes do Brics na Cúpula de Johanesburgo em 2023, a presidência do Brasil dará continuidade aos esforços de cooperação para desenvolver instrumentos de pagamento locais que facilitem o comércio e o investimento, aproveitando sistemas de pagamento mais acessíveis, transparentes, seguros e inclusivos”, informa o documento. As informações são da Agência Brasil.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Por Letícia Lins
Do Oxe Recife

Depois de ter realizado a maior festa de Réveillon da história do Recife, na virada 2024/2025, a cidade está preparada, também, para ter o seu maior carnaval. E com certeza, o mais diverso do Brasil, pois nenhuma outra cidade reúne, em uma mesma festa, quantidade tão grande de diferentes manifestações: frevo de vários tipos – do de rua ao de bloco – maracatus de baque solto (foto acima), maracatus de baque virado, afoxés, clubes de frevo, blocos, troças, la ursas, caboclinhos… Já o maior.. Pelo menos, no que diz respeito à quantidade de dias.

É que embora as manifestações de época – blocos, maracatus, troças, caboclinhos – já estejam sempre nas ruas, a data oficial do início da festa será a quarta-feira, 26 de fevereiro, com a cerimônia Umbuntu, no Marco Zero. E mesmo após a Quarta- Feira de Cinzas, a estrutura montada naquele quartel general do frevo – permanece, pois haverá shows na quinta (6) e na sexta (7). Já o Tumaraca, que tradicionalmente era na sexta, agora é na quinta, com a reunião de cortejo de 700 batuqueiros dos maracatus
pernambucanos.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Blog da Folha

A tentativa de instalar e eleger os presidentes das comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sem, supostamente, seguir o regimento interno gerou reação entre os parlamentares nesta sexta-feira (14). O deputado Antônio Moraes (PP), parlamentar mais antigo da Casa, criticou a antecipação da eleição e cobrou respeito às normas estabelecidas para garantir a transparência dos trabalhos legislativos.

“Essa manobra é algo que nunca aconteceu neste Poder Legislativo, uma antecipação de instalação e presidência de comissões, sem haver demandas urgentes a serem discutidas. O regimento é claro ao informar que cabe ao presidente da comissão ou ao vice-presidente convocarem a instalação e eleição dos integrantes, e deve ser cumprido. Temos que respeitar as regras para assegurar que o Legislativo siga com respeito, transparência e diálogo”, defendeu Moraes.

A movimentação ocorreu após o deputado Rodrigo Farias (PSB), que preside a Casa na ausência de Álvaro Porto (PSDB), ter estabelecido o prazo para recebimento das indicações das bancadas até o final do expediente de quinta-feira (13). No entanto, o ofício do União Brasil, assinado pelo deputado Antônio Coelho, foi apresentado com assinaturas registradas até as 19h10, fora do prazo regimental.

A tentativa de apressar o processo gerou questionamentos entre os deputados, que foram pegos de surpresa na manhã desta sexta-feira. “Não está acontecendo nenhum fato urgente para uma convocação unilateral”, finalizou Antônio Moraes.

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Julia Duailibi e Felipe Turioni
Do g1

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14) aponta que 24% dos eleitores brasileiros aprovam o governo do presidente Lula (PT) e que 41% reprovam. Segundo o Datafolha, é o pior nível de aprovação em todos os três mandatos do presidente Lula, e a reprovação também é recorde.

Nunca há só um fator que pode explicar uma queda na aprovação de um governo, e Lula enfrenta um contexto complexo no momento.

Veja abaixo 8 fatores que podem explicar o baixo índice de popularidade do presidente:

Olinda - Refis últimos dias 2025

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), anunciou nesta sexta-feira (14) a instalação de 108 câmeras de videomonitoramento na área do Sítio Histórico, como parte do esquema de segurança para o Carnaval. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a gestão municipal e o Grupo Preserve Liserve, garantindo um reforço na vigilância das ruas e espaços de grande circulação de foliões.

A implantação do sistema começou nesta semana e estará em pleno funcionamento até o dia 25 de fevereiro. Serão instalados 35 totens de monitoramento em pontos estratégicos da Cidade Alta. “Essa parceria é fundamental para garantir mais segurança aos foliões, turistas e moradores. O Carnaval de Olinda recebe cerca de quatro milhões de pessoas e estamos preparando a cidade para oferecer uma festa segura”, destacou Mirella Almeida.

As imagens captadas pelas câmeras serão utilizadas pela Guarda Civil Municipal e compartilhadas com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), que atua em conjunto com as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, reforçando a segurança da festa.

A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) despencou, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14). O índice de aprovação caiu para 24%. A queda de 11 pontos percentuais em dois meses é inédita.

Em seus três mandatos (2003-2006, 2007-2010 e o atual), esse é o menor índice de ótimo ou bom do presidente.

A última pesquisa divulgada até então, em dezembro do ano passado, apontava a aprovação do governo em 35% — ou seja: houve uma queda de 11 pontos percentuais. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. As informações são da CNN Brasil.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), indicou a mulher, Kellen Rejane Nunes Bocalom, para ser chefe de gabinete na prefeitura e afirmou em entrevista ao Estadão que, se perceber que não está dando conta, ela poderá deixar o trabalho. No novo cargo, Kellen poderá receber até 28,5 mil, caso seja beneficiada por um reajuste previsto no município para secretários municipais. Questionado sobre a nomeação, o Ministério Público do Acre informou que Tião também é questionado por batizar um elevado na cidade com o nome da ex-mulher Beth Bocalom, falecida em 2021.

Casada com Tião desde setembro do ano passado, Kellen foi anunciada como a nova chefe de gabinete do prefeito em uma publicação do Diário Oficial (DO) do município na última terça-feira. No documento, a decisão é fundamentada por uma determinação de que, no município, o cargo equivale à função de um secretário. As informações são do Jornal O Globo.