Chuvas provocam paralisação de 15 sistemas de abastecimento de água em Pernambuco

As fortes chuvas registradas nas últimas 24 horas na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata impactaram diretamente o abastecimento de água em 15 sistemas operados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A paralisação ocorreu devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica ou à alta turbidez da água bruta captada nos mananciais. Além disso, a companhia acionou o Protocolo de Segurança de Abastecimento de Água em áreas de morro da RMR, suspendendo preventivamente o fornecimento nesses locais.

Os municípios afetados são Aliança, Carpina, Itaquitinga, Timbaúba, Belém de Maria, Barreiros, Vitória de Santo Antão, Olinda, Igarassu, Paulista, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Recife. Desses, 10 sistemas foram paralisados por falta de energia, impactando bairros e distritos dessas cidades, enquanto outros foram desligados devido à qualidade da água bruta comprometida. No Recife, a turbidez elevada suspendeu o abastecimento em localidades como Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande e Porto da Madeira. Já em Jaboatão dos Guararapes, o sistema que atende Muribeca teve a operação interrompida por risco de inundação.

A Compesa informou que já está em tratativas com a Neoenergia para restabelecer o fornecimento elétrico nas unidades afetadas e garantir a normalização do abastecimento o mais rápido possível. Além disso, equipes técnicas seguem monitorando a qualidade da água nos mananciais, aguardando a redução da turbidez para retomar a distribuição. Os consumidores podem consultar mais informações sobre as áreas impactadas por meio do site e aplicativo da companhia.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Novo presidente da Câmara, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) decidiu exigir a presença dos deputados nas sessões de plenário às quartas-feiras, das 16h às 20h, mas optou por liberar que os colegas continuem a votar por celular depois desse horário.

A determinação para que os parlamentares estejam em plenário busca retomar as discussões mais profundas e facilitar as negociações dos projetos de lei durante as sessões, que ficaram esvaziadas desde a pandemia, com a permissão para que a votação ocorresse de forma virtual todos os dias.

A mudança na rotina foi comunicada por Motta em reunião com os líderes partidários nesta quarta-feira (5). As sessões serão híbridas às terças-feiras (registro presencial e voto pelo celular), presenciais às quartas-feiras (até as 20h) e com registro de presença e votação totalmente virtual às quintas-feiras. As informações são da Folha de São Paulo.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou solidariedade nesta quarta-feira (5) à família da turista Giulia Panchoni Righetto, que morreu após o desabamento do teto da Igreja e Convento de São Francisco de Assis, um dos principais patrimônios históricos de Salvador.

“Com tristeza e pesar, soube do desabamento do teto da Igreja e Convento de São Francisco de Assis, em Salvador, que resultou em uma vítima fatal e deixou outras seis pessoas feridas”, escreveu o presidente.

Lula afirmou que o governo federal está à disposição das autoridades locais para ajudar na reconstrução do espaço, além de prestar apoio às vítimas e seus familiares.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Por Rodrigo Rocha
Do Blog da Folha

Nesta quarta-feira (5), o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), tomou posse como presidente do Consórcio Nordeste, em cerimônia realizada em Brasília (DF). O fórum, que reúne os governadores dos estados nordestinos, tem como objetivo promover a cooperação federativa e a defesa dos interesses da região.

Em seu discurso, Fonteles agradeceu o apoio dos colegas governadores e governadoras presentes, assim como a presença de parlamentares e ministros do governo federal. O novo presidente do Consórcio destacou a importância da colaboração entre os estados do Nordeste e o governo federal para impulsionar o desenvolvimento regional.

“Essa cooperação é fundamental para garantirmos avanços nas áreas de infraestrutura, educação, segurança pública e transição energética”, ressaltou.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O município de Jaboatão dos Guararapes entrou em estágio de alerta laranja nesta quarta-feira (5) devido às fortes chuvas que atingiram a região. Em 24 horas, o acumulado chegou a 130 mm, com maior intensidade nos bairros de Muribeca, Cavaleiro e Piedade. Desde o início do dia, o prefeito Mano Medeiros acompanhou de perto a situação na Sala Integrada de Emergência da Defesa Civil, monitorando as ocorrências e coordenando ações para minimizar os impactos do temporal. Até o momento, 17 pessoas estão desalojadas preventivamente, mas não há registros de desabrigados.

A Defesa Civil segue em prontidão com o Grupo de Apoio a Desastres (GAD), equipado para atuar em alagamentos e emergências. Foram registradas 77 ocorrências, sendo a maioria pedidos de instalação de lonas e pequenos deslizamentos de barreiras, todos sem vítimas. Equipes de infraestrutura trabalham na limpeza urbana e manutenção de canais para evitar alagamentos. Além disso, dois abrigos estão preparados para acolher possíveis desabrigados: o CRAS de Cajueiro Seco, com capacidade para 80 pessoas, e a Comunidade Obra de Maria, em Monte Verde, que pode receber até 300 pessoas. A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 0800 281 2099 ou via WhatsApp pelo número (81) 99195-6655.

Palmares - Natal Encantado 2025

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) acionou, nesta quarta-feira (5), o Protocolo de Segurança de Abastecimento de Água em áreas de morro da Região Metropolitana do Recife (RMR), em razão do volume de chuvas que superou 100 mm nas últimas 24 horas. A medida visa prevenir incidentes, uma vez que o solo encharcado pode comprometer tubulações e redes de distribuição de água.

Com isso, a Compesa desligou sistemas de abastecimento localizados em áreas de risco, suspendendo temporariamente o fornecimento de água tanto para essas regiões quanto para bairros situados em áreas planas, que dependem dos mesmos sistemas. A medida atinge localidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Goiana e Camaragibe.

A normalização do abastecimento dependerá da redução das chuvas e de uma avaliação técnica da Compesa. O retorno da distribuição será realizado de acordo com o calendário de abastecimento de cada área afetada. Moradores dessas regiões devem ficar atentos às atualizações da companhia para acompanhar a retomada do serviço.

Olinda - Refis últimos dias 2025

No Salão Verde da Câmara dos Deputados com minha Nayla e meu amigo jornalista Heron Cid, do site MaisPB e da Rede Mais de Rádio, logo após participar do programa dele ao vivo, de Brasília. Heron é um dos mais competentes comunicadores do Nordeste, talentoso repórter e cronista de mão cheia. Um amigo do coração!

Por Inácio França
Do Marco Zero Conteúdo


Quando se cruza as informações oficiais repassadas pelas autoridades de segurança de Pernambuco com vídeos postados nas redes sociais, áudios trocados entre integrantes das torcidas organizadas de Santa Cruz e Sport, e relatos de quem participou do confronto, é possível traçar a cronologia dos fatos e a dinâmica que levaram às cenas de violência e crueldade nas ruas da Madalena e Torre, sábado, antes do Clássico das Multidões.

A sequência de fatos e erros também é a crônica de como aquilo que poderia ter sido apenas mais um episódio de violência – a partir de um furto de objetos de pouco valor econômico – acabou se transformando em uma crise política de âmbito estadual, insuflada por decisões da própria governadora Raquel Lyra e de sua equipe.

O furto dos instrumentos musicais
O embate que quase acabou em tragédia começou a ser desenhado na noite da quinta-feira, 30 de janeiro, para a madrugada da sexta-feira, 31, quando integrantes da Explosão Inferno Coral furtaram uma faixa e 10 instrumentos de percussão que estavam guardados na casa de um integrante da Torcida Jovem do Sport conhecido como “Jeba”.

Por Jornal da USP

Dados do estudo Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil 2017-2023, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, mostrou que a não alfabetização saltou de 14% para 30% entre 2019 e 2023, além de quatro milhões de crianças e adolescentes que estão atrasados nos estudos e 619 mil em privação extrema de educação.

E, segundo a professora Carlota Boto, docente do Departamento de Filosofia da Educação e diretora da Faculdade de Educação (FE) da USP, apesar de crianças de sete anos ainda preferencialmente não serem caracterizadas como analfabetas, a pandemia foi um dos fatores que atrasaram a alfabetização.

“O aumento das taxas de analfabetismo das crianças de 7 a 10 anos é, em alguma medida, um efeito do processo de pandemia, porque essas crianças, no momento da pandemia, que tinham entre 5 e 6 anos, estavam, evidentemente, numa situação em que não podiam frequentar a escola. Portanto, elas tiveram problemas no processo de prontidão para a alfabetização”, esclarece a professora.

O MDB acusou nesta quarta-feira (5) o PSB de ser “biruta de aeroporto” e lembrou uma frase do atual vice-presidente, Geraldo Alckmin, de 2017, de que o presidente Lula pretendia “voltar à cena do crime” ao buscar retorno ao Palácio do Planalto.

O partido respondeu a uma crítica feita pelo presidente do PSB, Carlos Siqueira, ao Painel, de que o MDB não foi um aliado confiável quando ocupou a Vice-Presidência da República, no governo Dilma Rousseff.

O pano de fundo da troca de farpas entre as legendas, ambas com assentos no governo Lula, é a disputa pela vaga de vice em sua eventual campanha de reeleição em 2026. As informações são da Folha de São Paulo.