Blogueiros do interior reagem ao “Magno”, o cachorro de Raquel

A nova publicação da governadora Raquel Lyra sobre o cachorro Magno nas redes sociais repercutiu entre blogueiros do interior de Pernambuco.

O blogueiro Tiago Padilha classificou a escolha do nome como uma provocação direta. “Quem acompanha a tosca administração da governadora não teve dúvidas: o batismo do cão foi uma cutucada – ou melhor, uma mordida – direcionada ao blogueiro, que tem feito um trabalho de bastidor incômodo para o Palácio”, escreveu.

Roberto Almeida também apontou que a coincidência no nome é difícil de ignorar. “Pode ser coincidência, mas provavelmente não é. Magno (o jornalista) costuma publicar matérias apontando erros da gestão da ex-prefeita de Caruaru à frente dos destinos de Pernambuco. Ela chama o cachorro de Magno e demonstra toda felicidade do mundo por ter feito uma boa ação, retirando o bicho das ruas”, destacou. Confira os textos na íntegra:

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

Enquanto a governadora Raquel Lyra (PSDB) distribui cargos comissionados para ex-prefeitos e ex-vereadores aliados, chegam a este blog denúncias de completa bagunça em grandes hospitais de Pernambuco. Nem mesmo o básico, que é o salário em dia, alguns profissionais conseguem ter.

Enfermeiros e técnicos procuraram a nossa reportagem e relataram a existência de assédio moral no Hospital da Restauração, além de péssimas condições de trabalho no que diz respeito à estrutura física e à organização da unidade.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Um vídeo enviado por um leitor ao blog expõe a situação de abandono na entrada da Escola Técnica Estadual Cícero Dias, localizada no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A gravação mostra mato alto e falta de manutenção no entorno da unidade de ensino, que é uma das escolas de referência no Estado, a poucos dias do início do ano letivo, previsto para a próxima segunda-feira (4).

Nas imagens, o denunciante lamenta o cenário de descaso. “Olha a entrada do colégio. Olha a educação de Pernambuco, a que ponto chegou. A escola só tem mata”, relata.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) oficializou sua saída do bloco governista na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), seguindo a decisão do PP, que anunciou a desarticulação do grupo e a intenção de formar uma nova composição de apoio ao Palácio do Campo das Princesas. Com a mudança, o único parlamentar do partido na Alepe, Jarbas Filho, reafirmou que terá atuação independente, sem vinculação a um novo bloco parlamentar.

A decisão reflete a configuração interna do MDB, que se divide em diferentes correntes políticas no Estado. Enquanto duas alas mantêm participação na gestão do prefeito João Campos (PSB), o grupo liderado por Jarbas Filho e pelo senador Fernando Dueire vinha sustentando alinhamento com a governadora Raquel Lyra (PSDB). No entanto, com a dissolução do bloco, o único representante do MDB na Alepe optou por seguir de forma autônoma.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 5ª feira (30.jan.2025) que os jornalistas que lhe fizeram perguntas em entrevista foram “gentis” e que tomarão uma bronca de seus editores. Ao fim da conversa com a imprensa organizada pela Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Lula agradeceu a cordialidade das perguntas, mas disse que também gosta de ser “apertado” –termo utilizado quando repórteres fazem perguntas desconfortáveis a autoridade.

Na inauguração do novo formato de entrevista coletiva de Lula, já idealizado sob o comando de Sidônio Palmeira, novo chefe da Secom, os jornalistas que acompanham diariamente o Palácio do Planalto foram convidados a fazerem 10 perguntas para o petista.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Por Blog do Elvis

Um agricultor de uma pequena comunidade rural da cidade de Floresta, no Sertão de Pernambuco, ficou surpreendido ao colher uma laranja gigante que pesa 3 kg. O homem chamado Sandro Gomes explicou que nunca tinha colhido uma laranja desse tamanho na fazenda chamada “Caatinga de Porco”. Assista:

Olinda - Refis últimos dias 2025

O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) respondeu a uma consulta feita pelo então presidente da Câmara Municipal de Petrolina, Aerolande Amós da Cruz, sobre a possibilidade de reajustar o salário dos vereadores para o próximo mandato, mesmo depois das eleições municipais.

O relator do processo foi o conselheiro Marcos Loreto. Mas o Pleno acatou a proposta de voto do conselheiro Eduardo Porto, que tinha pedido vistas do processo para uma análise mais detalhada da matéria.

Em resposta à consulta, o TCE-PE entendeu que é possível a Câmara Municipal aumentar o salário dos vereadores após as eleições municipais, desde que respeitadas as seguintes condições:

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) lidera o ranking nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pela quantidade de ações penais por crimes dolosos contra a vida julgadas em 2024. Entre todos os tribunais brasileiros, incluindo pequeno, médio e grande portes, o TJPE realizou 7.206 julgamentos de ações referentes a este tipo de delito. O resultado foi divulgado pelo CNJ, através do Mapa Nacional do Tribunal do Júri, iniciativa recente que capta os dados diretamente dos tribunais por meio da ferramenta DATAJUD.

Os números colocam o TJPE à frente de grandes Tribunais brasileiros como o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), com 7.090 processos sentenciados; e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), com 6.236 julgamentos – este último considerado referência entre os tribunais de médio porte, categoria da qual o Judiciário estadual pernambucano faz parte.

Por Isabel Cesse

Atenção às pessoas que possuem parentes com problemas de dependência química. A resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece que a internação psiquiátrica deve ser o último recurso no tratamento de pessoas com esse problema. 

Por isso, para que seja possível a autorização de plano de saúde a esse tipo de tratamento é preciso a apresentação de documentos que comprovem tanto tentativas anteriores de tratamento ambulatorial e a sua insuficiência, bem como a urgência da internação.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou na tarde desta quinta-feira o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por uso indevido dos meios de comunicação e a prática de abuso de poder político. A decisão, que também a tornou inelegível por oito anos a partir do pleito de 2022, teve cinco votos a favor e dois contra. A parlamentar afirmou nas redes sociais que vai “continuar representando os eleitores até o encerramento dos recursos cabíveis”.

A ação foi proposta pela também deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que citou a existência de um “ecossistema de desinformação” que envolvia Zambelli e que teria sido criado para conquistar apoio político por meio da disseminação de notícias sabidamente falsas que colocavam em questionamento a lisura das eleições. As informações são do Jornal O Globo.