Haddad diz que não será candidato nas eleições de 2026

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira que não será candidato nas eleições de 2026, após ser questiondo se poderia concorrer a diversas cadeiras, como Presidência da República e governo do estado de São Paulo.

— Não tenho intenção de ser candidato em 2026 — afirmou à CNN Brasil.

Haddad é apontado com frequência como um dos nomes do PT que podem substituir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caso ele não concorra daqui dois anos. Haddad foi candidato à presidente em 2018, quando Lula não podia concorrer, e perdeu para Jair Bolsonaro. O ministro da Fazenda também foi candidato em 2022, para o governo de São Paulo, mas perdeu para Tarcísio Gomes de Freitas.

— O trabalho que foi feito pelo PT, por todos os partidos progressistas, todo mundo que se juntou para defender a democria. Eu fiquei muito feliz com a volta do presidente Lula.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O ex-ministro Anderson Torres divulgou uma nota lamentando a decisão da 9ª Vara Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, que negou seu pedido liminar para permanecer como fiel depositário das aves apreendidas pelo IBAMA em abril de 2023. Torres solicitava a guarda provisória dos animais até que o processo fosse concluído, alegando preocupação com o bem-estar das aves.

De acordo com a nota, desde a apreensão, 16 pássaros do plantel morreram, sendo três deles após perícia realizada pela Polícia Federal. Além disso, a ave considerada mais valiosa desapareceu, motivando a abertura de um inquérito pela Polícia Federal para investigar possíveis irregularidades na guarda desses animais.

A defesa do ex-ministro argumenta que as aves estão em risco e destaca a precariedade das condições do Centro de Triagem de Animais (CETAS) do Distrito Federal, reconhecida pelo próprio IBAMA em reportagem do portal Metrópoles de 2020. O advogado de Torres, Eumar Novacki, afirmou que recorrerá da decisão, defendendo que o ex-ministro, como criador experiente e zeloso, oferece melhores condições para a segurança e o bem-estar das aves.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Um leitor do blog enviou um relato sobre a situação de insegurança e abandono no Parque da Macaxeira, no Recife, destacando um assalto ocorrido no local na última terça-feira (14), por volta das 14h30. O furto teria acontecido próximo à guarita de segurança, que, segundo ele, só opera à noite. “Nem a segurança contratada pelos moradores teve sossego”, afirmou o denunciante.

O leitor também criticou a atuação dos guardas municipais responsáveis pela segurança do parque, alegando que eles permanecem em uma guarita com ar-condicionado, na entrada principal da Avenida Norte, e não realizam rondas ou ações preventivas durante o dia. Ele aponta que a ausência de vigilância contribui para a sensação de insegurança e para a deterioração do patrimônio público no local.

Caruaru - Super Refis

Por Everaldo Maciel
Do Poder 360

Impressiona muito a celeuma causada pela divulgação de regras aplicáveis à fiscalização de transações financeiras por meio de Pix. Vamos aos fatos. Em 17 de setembro de 2024, a Receita expediu a Instrução Normativa 2.219 que disciplina a prestação de informações sobre operações financeiras de interesse fiscal pelas pessoas jurídicas por meio das quais se efetivaram essas operações. A regra me parece consistente, constituindo uma bem elaborada atualização da prestação de informações protegidas por sigilo bancário, nos termos da Lei Complementar 105 de 2001, sancionada no governo FHC e tida como constitucional pelo STF.

Até aí, mera questão técnica. Ocorre que, neste mês de janeiro, resolveu-se dar publicidade à fiscalização das transações via Pix, que é tão somente uma das inúmeras modalidades de transação tratadas naquela instrução normativa. Não sendo, como presumo, mero diletantismo ou arroubo técnico, posso admitir que a publicidade pretendeu retirar foco da demanda por redução de gastos, para buscar o equilíbrio fiscal por meio do aumento da arrecadação –no caso, pelo enfrentamento de virtuais focos de sonegação. É só uma interpretação, ressalto.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), iniciou seu segundo mandato com ritmo intenso, priorizando obras e novos investimentos que prometem transformar o município. Na quinta-feira (16), o gestor realizou visitas a obras em andamento e anunciou projetos voltados à infraestrutura e serviços essenciais. Um dos destaques é a urbanização da área próxima à Quadra 11, ao lado do Parque de Vaquejada, que contará com uma balança rodoviária, uma escola com 13 salas de aula, uma creche e uma unidade básica de saúde (UBS).

A balança rodoviária, uma demanda antiga da comunidade, será estratégica para os agricultores ribeirinhos e moradores dos blocos 1 e 2 de Apolônio Sales, otimizando o escoamento da produção local e fortalecendo a economia agropecuária. Já na área da educação, o prefeito entregou uma nova van escolar, adquirida com recursos próprios no valor de R$ 300 mil, reafirmando o compromisso da gestão em melhorar o transporte e o acesso ao ensino no município.

Além das entregas, Fabiano anunciou a obtenção de recursos com o Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o deputado federal, para a aquisição de um compactador de lixo, uma nova Patrol, uma retroescavadeira e um caminhão-pipa, que devem ser entregues entre março e junho. Esses equipamentos reforçarão a patrulha mecanizada e a infraestrutura local, garantindo mais eficiência nos serviços públicos.

Paralelamente, a Prefeitura de Petrolândia passa por uma reforma administrativa, que busca modernizar a gestão municipal com novas tecnologias e estratégias inovadoras. “Estamos avançando em infraestrutura, educação e saúde, sempre pensando no bem-estar da população e no desenvolvimento sustentável de Petrolândia”, destacou Fabiano Marques.

Com informações da Folha das Cidades.

Palmares - Natal Encantado 2025

O escritório britânico Pogust Goodhead (PG), que lidera uma ação de indenização pela tragédia de Mariana em Londres, enfrenta questionamentos sobre suas parcerias no Brasil. Entre os colaboradores está o advogado José Marques Pereira, que teve seu registro suspenso pelo Conselho de Ética da OAB do Espírito Santo (OAB/ES) por captação ilegal de clientes. Pereira também responde a uma ação judicial em que é acusado por uma cliente de reter indevidamente valores relacionados a um processo. Pereira tem marcado presença em reuniões com vítimas da tragédia ao lado de Tom Goodhead, sócio do escritório britânico.

A tragédia de Mariana, ocorrida em 2015, é considerada um dos maiores desastres ambientais do Brasil, com impactos sociais e ambientais devastadores.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O cantor e compositor André Rio promete embalar as ruas e ladeiras de Pernambuco no Carnaval 2025 com seu novo sucesso, “Tome Frevo”. A canção traz arranjos instigantes de metais e percussão, características marcantes do ritmo binário pernambucano. Conhecido por suas composições que se tornam hinos carnavalescos, como “Sou teu amor”, “Me leva”, “O Bicho vai pegar” e a icônica “Chuva de Sombrinhas”, o artista reafirma seu papel como um dos principais nomes da música contemporânea do estado.

Com “Tome Frevo”, André Rio busca fortalecer as tradições musicais pernambucanas e espalhar a cultura do frevo por Pernambuco, pelo Brasil e pelo mundo. O novo single integra o show que será apresentado na temporada carnavalesca, acompanhado por uma orquestra completa de metais, prometendo energia, animação e muito frevo no pé e no coração.

Ipojuca - Acerte as contas

O gabinete do governo de Israel deve realizar no sábado (18) a votação completa sobre o acordo de cessar-fogo e libertação de reféns, anunciado na quarta-feira (15), com o Hamas, de acordo com uma autoridade israelense.

Antes disso, o gabinete de segurança – que é menor – ainda se reúne sexta-feira (17) para votar o acordo, ainda conforme autoridade.

Inicialmente, esperava-se que a reunião do gabinete ocorresse nesta quinta-feira (16), mas o gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, informou que obstáculos de última hora ainda estavam sendo resolvidos na mesa de negociações em Doha.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a cantora Kátia Cilene, rainha do forró moderno estilizado, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Antes do anúncio de recuo no monitoramento do Pix, o novo time de comunicação do governo, sob o comando do publicitário Sidônio Palmeira, concluiu que as fake news sobre o mecanismo da Receita Federal estavam “consolidadas” e já não havia mais o que fazer quanto à estratégia de mídia.

O governo chegou a convidar especialistas externos, além da equipe fixa, para ouvir sugestões. A conclusão foi de que, mesmo com as comprovações de que a possível taxação do Pix era uma mentira, os efeitos negativos na economia popular já estavam alastrados.

Enquanto vídeos de opositores bateram mais de 200 milhões de visualizações, o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o Pix não passou de 16 milhões.