Ex-deputado pede apoio de Lula para retomada de obras no Canal do Sertão

O ex-deputado estadual Antônio Fernando elaborou um abaixo-assinado, endereçado ao presidente da República, que solicita a retomada das obras do Canal do Sertão, paralisadas desde 2003. O referido projeto foi elaborado para levar água do Rio São Francisco para o Sertão do Estado e, segundo o ex-parlamentar, geraria 123.237 empregos diretos e 374.035 indiretos, com uma receita total estimada de R$ 15 bilhões por ano e taxa de retorno de investimento de 22,55%.

No documento que justifica o abaixo-assinado, Fernando pede que Lula autorize o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, que coloquem recursos necessários e agilizem as obras de construção do projeto Canal do Sertão, na sua forma original. O leitor pode clicar no link disponível para conhecer o projeto e assinar o documento: https://www.change.org/p/abaixo-assinado-ao-presidente-solicitando-a-constru%C3%A7ao-do-canal-do-sert%C3%A3o-pernambucano?utm_medium=custom_url&utm_source=share_petition&recruited_by_id=03d9a550-88b8-11ef-98aa-9199558f9c7a

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Hoje, o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), divulgou o calendário anual de pagamento de 2025 para os servidores públicos municipais. “O calendário anual de pagamento garante que todos os colaboradores possam planejar suas finanças com mais segurança, sabendo exatamente o dia em que seus salários serão depositados mensalmente. É mais um ano de compromisso e transparência!”, destacou o prefeito.

Segundo Fabiano Marques, a manutenção dessa política é uma forma de reconhecer o trabalho e a dedicação diária dos servidores municipais. “Garantir previsibilidade no pagamento é valorizar o esforço de cada servidor e demonstrar o respeito que temos pelo papel de todos no desenvolvimento de nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião ministerial para a próxima segunda-feira. A princípio, conforme disse o chefe da Casa Civil, Rui Costa, o encontro seria na terça-feira. Não houve justificativa para a mudança da data.

O chefe do Executivo determinou a interrupção de férias de 3 ministros: Márcio Macêdo (Secretaria Geral), Marcos Antonio Amaro (Gabinete de Segurança Institucional) e Carlos Lupi (Previdência Social). As mudanças do período de recesso foram publicadas no Diário Oficial da União de hoje. A expectativa é que todos os ministros participem.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro recorreu, hoje, ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra uma decisão do ministro Alexandre de Moraes. Bolsonaro quer viajar para os Estados Unidos para acompanhar a posse do presidente eleito, Donald Trump, mas Moraes vetou essa possibilidade em decisão do início do dia.

Agora, Bolsonaro pretende reverter essa decisão. No recurso enviado a Moraes, os advogados dizem que o ex-presidente tem cumprido corretamente as medidas cautelas impostas a ele, investigado em inquéritos no STF. O passaporte de Bolsonaro, em razão dessas investigações, está retido pela Justiça.

“As cautelares impostas ao peticionário [Bolsonaro] têm sido integralmente cumpridas e respeitadas. E, portanto, nada indica que a pontual devolução do passaporte, por período delimitado e justificado, possa colocar em risco essa realidade. Sendo certo que, em seu retorno, o passaporte será prontamente devolvido a esse E. [egrégio] Supremo Tribunal Federal”, escreveu a defesa.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

No município de Ouricuri, Sertão do Araripe, a Compesa está executando as obras que vão ampliar a capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) Voluntários da Pátria e reforçar o atendimento na cidade e municípios próximos. A nova unidade, localizada no bairro da Capela de São Braz, terá capacidade de tratamento de 600 litros de água por segundo e substituirá a antiga estação de tratamento, com conexões mais modernas e equipamentos de última geração. O empreendimento beneficiará 250 mil pessoas. Com aproximadamente R$ 17 milhões investidos, a expectativa da Compesa é que as intervenções sejam concluídas ainda no primeiro semestre deste ano.

Segundo o presidente da Compesa, Alex Campos, a nova ETA Voluntários da Pátria terá o dobro da capacidade de tratamento da unidade anterior. “O aumento potencial da unidade tornará mais eficiente a distribuição de água na região com a ampliação do atendimento para mais comunidades, além do próprio município de Ouricuri. O compromisso do Governo do Estado em garantir abastecimento com qualidade para os pernambucanos segue firme também no Sertão’’, afirmou o gestor da estatal. A iniciativa, além de beneficiar a cidade de Ouricuri, contemplará os municípios de Araripina, Ipubi, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade, além dos distritos de Moraes, em Araripina, e Santa Rita, em Ouricuri.

Como parte do processo de modernização do sistema de distribuição de água na região, as ETAs dos municípios e distritos que serão atendidos pela ETA Voluntários da Pátria serão desativadas. Essa decisão é resultado da implantação da nova unidade, que foi projetada para suprir com eficiência e segurança as demandas dessas localidades. Além de otimizar os recursos, a centralização do tratamento na nova estação contribuirá para a redução de custos operacionais, trazendo benefícios tanto para a população quanto para a gestão hídrica do Sertão do Araripe.

Palmares - Natal Encantado 2025

Ontem, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e representantes da Azul Linhas Aéreas anunciaram o início das vendas de passagens aéreas para a rota direta entre Recife e a cidade do Porto, em Portugal. O novo voo é fruto de uma articulação conjunta entre o Ministério dos Portos e Aeroportos, o Ministério do Turismo (MTur), a Embratur, o Governo do Estado de Pernambuco e a Prefeitura do Recife. Essa colaboração visa impulsionar o turismo e as viagens de negócios, beneficiando não apenas o estado, mas todo o Brasil. Além disso, a nova conexão promete fomentar a geração de empregos e renda nos dois países.

O ministro Silvio Costa Filho destacou a relevância da iniciativa e reforçou o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da aviação internacional. “Mais conectividade com o mundo significa mais turistas descobrindo a riqueza da cultura brasileira, mais empregos sendo criados e uma economia fortalecida. O Governo Federal permanece firme no compromisso de ampliar investimentos e garantir aeroportos cada vez mais seguros, modernos e preparados para receber visitantes”, afirmou.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo não pode “ter medo de enfrentar a mentira” e atacou o que chamou de “pessoas travestidas de político que na verdade tentaram dar um golpe nesse País em 8 de janeiro de 2023″. Apesar de não citar nenhum nome, a alfinetada do presidente foi motivada pela onda de críticas nas redes sociais por uma norma da Receita Federal em relação ao Pix.

Lula usou, ainda, de uma retórica de medo sobre uma suposta volta do “fascismo” – que seria representada com a vitória de Jair Bolsonaro e seus aliados, pela sua lógica – para motivar o governo, a esquerda e todos do espectro democrático a combaterem a desinformação.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sanciona, hoje, a primeira lei que regulamenta a reforma tributária. Sob orientação da ala econômica, o presidente vai vetar alguns trechos do projeto aprovado pela Câmara e pelo Senado em 2024. Os vetos voltam ao Congresso, que pode derrubá-los. As informações são do portal G1.

O projeto sancionado detalha regras para a cobrança dos três novos impostos sobre o consumo criados pela reforma tributária, promulgada em 2023. Na abertura do evento, o secretário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, afirmou que trata-se de uma “revolução no sistema tributário brasileiro”.

Desde março de 2024, quando assumiu o comando da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) o ex-prefeito de Paudalho, reeleito com mais de 70% dos votos, Marcelo Gouveia, assegurou avanços na representatividade da Amupe para os prefeitos. Foi com o gestor que a Amupe reestruturou seu setor técnico e instituiu um núcleo de captação de recursos, além do lançamento da Rede Amupe, uma plataforma de dados para os prefeitos, e do fortalecimento do legado de José Patriota, que presidiu a Amupe por 10 anos, a quem Gouveia dividiu chapa como 1º tesoureiro.

“Nosso compromisso sempre foi ampliar as ferramentas e o apoio que a Amupe oferece aos municípios, garantindo que os prefeitos tenham suporte técnico e acesso a informações estratégicas. Investimos na modernização porque acreditamos que uma gestão eficiente nos municípios transforma a vida das pessoas. É nisso que queremos continuar avançando”, destacou Marcelo Gouveia.

Nos últimos dois anos, a aviação civil brasileira inseriu mais de 20 milhões de passageiros, de acordo com dados divulgados, ontem, pelos ministérios de Portos e Aeroportos (MPor), Turismo, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Embratur. De janeiro a dezembro de 2024, mais de 118 milhões de pessoas utilizaram o modal aéreo. O número representa aumento de cerca de 5% em relação ao ano anterior. Os dados estão disponíveis na atualização do relatório de demanda e oferta da Anac, que recebeu os dados relativos a dezembro de 2024, consolidando a movimentação do ano inteiro.

No mercado internacional, aviação civil brasileira teve o melhor resultado de sua história, com quase 25 milhões de pessoas transportadas. Com isso, o Brasil estabeleceu um novo recorde. O resultado apresenta uma variação positiva de 17,2% na comparação com o ano anterior. O melhor resultado do indicador tinha sido estabelecido em 2019, quando o modal transportou 23,6 milhões de viajantes. O mercado internacional vive seu melhor momento na história, com alta significativa na movimentação há 45 meses.