No município de Ouricuri, Sertão do Araripe, a Compesa está executando as obras que vão ampliar a capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) Voluntários da Pátria e reforçar o atendimento na cidade e municípios próximos. A nova unidade, localizada no bairro da Capela de São Braz, terá capacidade de tratamento de 600 litros de água por segundo e substituirá a antiga estação de tratamento, com conexões mais modernas e equipamentos de última geração. O empreendimento beneficiará 250 mil pessoas. Com aproximadamente R$ 17 milhões investidos, a expectativa da Compesa é que as intervenções sejam concluídas ainda no primeiro semestre deste ano.
Segundo o presidente da Compesa, Alex Campos, a nova ETA Voluntários da Pátria terá o dobro da capacidade de tratamento da unidade anterior. “O aumento potencial da unidade tornará mais eficiente a distribuição de água na região com a ampliação do atendimento para mais comunidades, além do próprio município de Ouricuri. O compromisso do Governo do Estado em garantir abastecimento com qualidade para os pernambucanos segue firme também no Sertão’’, afirmou o gestor da estatal. A iniciativa, além de beneficiar a cidade de Ouricuri, contemplará os municípios de Araripina, Ipubi, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade, além dos distritos de Moraes, em Araripina, e Santa Rita, em Ouricuri.
Como parte do processo de modernização do sistema de distribuição de água na região, as ETAs dos municípios e distritos que serão atendidos pela ETA Voluntários da Pátria serão desativadas. Essa decisão é resultado da implantação da nova unidade, que foi projetada para suprir com eficiência e segurança as demandas dessas localidades. Além de otimizar os recursos, a centralização do tratamento na nova estação contribuirá para a redução de custos operacionais, trazendo benefícios tanto para a população quanto para a gestão hídrica do Sertão do Araripe.