Puttāṇṭu vāḻttukaḷ

Sempre, entre os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, nós brasileiros celebramos a chegada do ano novo e poucas vezes nos perguntamos por que? A verdade é que todas as principais culturas do planeta celebram algum tipo de ano novo. Mas os calendários são extremamente variados. 

O nosso calendário é de origem solar e foi inicialmente definido pelo imperador romano Júlio César no ano 46 antes de Cristo. Por isso ficou chamado de Juliano, ainda utilizado nas datas religiosas da Igreja Ortodoxa, bem como pelos povos berberes no norte da África.

Em 1582, foi ajustado pelo papa Gregório XIII, ficando designado como calendário gregoriano, e é o que prevalece até hoje na maior parte do mundo. Porém, a grande maioria dos outros calendários são lunares ou lunissolares, de acordo com diferentes modelos de contagem.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O Secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, Fernando Holanda, anunciou, nesta terça-feira (31), a saída do Governo de Pernambuco. Nas redes sociais, Fernando informou a decisão, alegando questões pessoais e o retorno à iniciativa privada como motivações para deixar o cargo.

“Minha gratidão à Governadora por esta grande honra que é dedicar a vida a servir ao povo de Pernambuco. Meu respeito, carinho e admiração por ela e por todo o time que está fazendo um verdadeiro estado de mudança”, disse.

Holanda foi o coordenador do Plano de Governo da então candidata ao governo Raquel Lyra, eleita no pleito de 2022. Desde janeiro de 2023, Fernando Holanda comandava a Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais.

Fernando é empresário e foi executivo e sócio de empreendimentos na área de turismo, com formação em Administração (UPE) e Comunicação Social (UFPE), além de MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Também é presidente do Instituto Teotônio Vilela em Pernambuco.

“Sigo de volta à iniciativa privada, onde retomo minha carreira após 3 anos dedicado à vida pública. Obrigado a cada um aqui que se informa, cobra ou contribui para fazermos daqui um lugar melhor para todos nós vivermos. E um feliz ano novo pra gente!”, complementou.

Também nas redes sociais, a governadora Raquel Lyra agradeceu Fernando pela participação na gestão estadual.

“Meu agradecimento ao amigo Fernando Holanda pela parceria e pelo trabalho dedicado em nossa missão de transformar Pernambuco. Agora, ele segue para novos desafios na iniciativa privada e para estar mais perto da família. Desejo muita saúde e felicidade nessa nova etapa”, afirmou.

Do JC

Toritama - Tem ritmo na saúde

A Câmara Municipal de Triunfo foi reconhecida com o Selo Ouro de Qualidade em Transparência Pública pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). O reconhecimento destaca o desempenho da Casa Deocleciano Pereira Lima na avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), cumprindo integralmente as obrigações essenciais de transparência pública. No ranking estadual, a Câmara se destacou entre as 184 avaliadas, superando pontuações de legislativos de diversos municípios sertanejos.

O presidente da Câmara, Anselmo Martins, celebrou a conquista e reafirmou o compromisso com a transparência no próximo mandato. “Recebo com muita alegria essa premiação, que reflete nosso compromisso com a cidadania e a democracia. No próximo mandato, estarei empenhado em lutar pela transparência, seja na presidência ou como vereador reeleito”, afirmou. A premiação integra o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), coordenado pela ATRICON, e reforça a importância do acesso à informação para o fortalecimento da democracia.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Após uma trajetória de destaque em programas sociais no Governo de Pernambuco e na Prefeitura do Recife, Edna Gomes retorna ao Cabo de Santo Agostinho para assumir um papel central na gestão do prefeito Lula Cabral. Em meio a desafios relacionados aos altos índices de violência no município, Edna liderará iniciativas voltadas à prevenção da violência, combate às drogas e reinserção social.

A estratégia do governo inclui o fortalecimento de três secretarias-chave. A Secretaria de Segurança Pública intensificará a atuação da Guarda Municipal, priorizando ações ostensivas e presença no combate à criminalidade. A Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente trabalhará para minimizar impactos nos territórios, desenvolvendo políticas públicas e gerando novas oportunidades.

Edna Gomes ficará responsável por implementar políticas de prevenção nos territórios mais vulneráveis, promovendo qualificação e emancipação das famílias.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, visando dar celeridade ao processo de denúncia contra os envolvidos em uma tentativa de golpe no país, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), abriu mão do recesso de fim de ano. Gonet deve permanecer em Brasília para analisar os relatórios da Polícia Federal (PF) sobre os indiciamentos.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também comunicou formalmente à presidência da Corte que vai abrir mão do recesso para permanecer à frente dos processos sob a sua relatoria. As informações são do canal CNN Brasil. 

Com Gonet e Moraes abrindo mão do recesso para se dedicar aos autos da tentativa de golpe de Estado, acredita-se que, á nas primeiras semanas de fevereiro, a denúncia já esteja pronta para ser julgada pela Primeira Turma do Supremo.

Palmares - Natal Encantado 2025

O Ministério dos Transportes contratou nesta terça-feira, 31, o consórcio que será responsável pela construção de uma nova ponte entre Tocantins e Maranhão, na ligação dos municípios de Aguiarnópolis e Estreito. O colapso da atual estrutura deixou ao menos 11 mortos e seis desaparecidos.

A obra custará R$ 171 milhões, com entrega em um ano, em dezembro de 2025. Considerada emergencial, a contratação foi feita sem licitação.

A atual Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira será demolida. A nova ponte terá diferenças em relação à anterior, como uma ciclovia e 7 metros a mais de largura.

A obra interligará os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, na BR-226, sobre o Rio Tocantins.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), apresentou um balanço do segundo ano de sua gestão, com foco nos avanços nas áreas de abastecimento de água e infraestrutura rodoviária. Entre as principais iniciativas, Raquel destacou o programa “Águas de Pernambuco”, liderado pela Compesa, e as ações de recuperação e modernização das estradas estaduais, priorizando investimentos estratégicos para melhorar a qualidade de vida da população.

“A diferença que a gente tem no nosso governo é de só prometer aquilo que a gente pode cumprir. Para todos os anúncios que a gente fez temos dinheiro garantido e contratos sendo feitos”, afirmou a governadora em entrevista ao Blog do radialista Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios.

O programa “Águas de Pernambuco” busca ampliar o fornecimento de água em áreas urbanas e rurais, atendendo a uma das principais demandas do estado. Raquel também ressaltou que algumas entregas já começaram a ser realizadas.

Meu irmão Augusto Martins, secretário de Cultura da gestão Sandrinho Palmeira, em Afogados da Ingazeira, é um craque! Sabe resgatar o que é de mais primoroso na tradição cultural do Interior, como as saudosas retretas pelas ruas da cidade no último dia do ano.

Por Letícia Lins
Do Oxe Recife

Pelo que se observa, a Prefeitura do Recife tem dedicado atenção especial aos parques construídos na atual gestão, como o da Tamarineira, o Jardim do Poço e o das Graças. Aos outros, pão e água. Talvez, nem isso. Pelo menos é o que acontece com o Parque Urbano da Macaxeira, que está perto de se transformar em um deserto. Pelo que parece, não tem irrigação. Há equipamentos exigindo manutenção e é difícil observar-se algum guarda municipal ou mesmo da Polícia Militar no seu interior.

A guarda é da Prefeitura e deveria marcar presença em áreas públicas administradas pelo município, como parques e jardins. Já a PM é do Estado, mas não custa nada a Prefeitura solicitar que sejam realizadas rondas naquele que, quando inaugurado, era considerado o maior parque urbano da cidade. Compare as duas primeiras fotos dessa página. Como o parque está hoje (acima) e como era antes (foto abaixo). É uma tristeza ou não é? Estive lá no domingo (29/12) e a sensação é de decadência e abandono. Também caminhei por lá hoje, tudo do mesmo jeito. Abandono.

Desde o início da gestão da governadora Raquel Lyra, os servidores públicos de Pernambuco enfrentam recorrentes problemas nos pagamentos salariais, especialmente na educação. Falhas como atrasos e inconsistências em auxílios e benefícios já afetaram pelo menos 1.940 trabalhadores, segundo o Sintepe, que acionou o Ministério Público e o Tribunal de Contas para cobrar soluções. A situação também prejudica aposentados e pensionistas, ampliando a insatisfação com a gestão da folha de pagamento, agora sob responsabilidade de uma nova empresa.

O episódio mais recente envolve o não pagamento do terço de férias, que deveria ter sido quitado até 30 de dezembro, conforme acordo do governo com o Sintepe. A falha gerou indignação e reforçou a desconfiança dos servidores, levando o sindicato a reabrir um formulário para registrar as reclamações e embasar futuras ações judiciais. A entidade afirma que os erros violam princípios constitucionais e ameaçam a estabilidade financeira de muitas famílias, comprometendo o bem-estar dos trabalhadores.

Embora o governo tenha anunciado medidas como a antecipação dos salários em outubro e reajustes para 43 categorias, essas ações têm sido ofuscadas pelas falhas salariais recorrentes. O Sintepe continua mobilizando os trabalhadores para garantir seus direitos e pressionar por uma solução definitiva, enquanto os servidores cobram maior comprometimento da gestão estadual para resolver a crise.

Da Rádio Itapuama FM.