Oscar Barreto segue como secretário de Meio Ambiente

O prefeito João Campos (PSB) divulgou na noite deste sábado (28), em suas redes sociais, a permanência de Oscar Barreto na secretaria de Meio Ambiente do Recife. Em nota publicada ainda hoje, o executivo do PT havia se posicionado pela manutenção do nome de Oscar Barreto, assim como o de Felipe Cury para as secretarias de Meio Ambiente e Habitação, respectivamente.

Gestor em Administração e Recursos Humanos, Barreto possui experiência na área pública, sendo secretário municipal de Saneamento do Recife, diretor adjunto da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), secretário-executivo de Agricultura de Pernambuco e Secretaria de Cultura do Estado. Também já ocupou o cargo de coordenador de Gestão Fundiária no Porto de Suape.

Ainda segundo post de João Campos, durante a gestão de Barreto foram implantadas políticas ambientais, como o controle ambiental, a arborização, o plantio de árvores através do programa Via Jardim, a pauta climática e a promoção de ações de conscientização e defesa dos ecossistemas presentes no Recife. Também assumiu a gestão de programas de projetos ligados ao desenvolvimento sustentável do Recife.

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau

Dando continuidade aos anúncios de seu secretariado, João Campos divulga na noite deste sábado Marco Aurélio Filho como secretário de Direitos Humanos do Recife. Atual presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Recife, o vereador e presidente do Partido Verde (PV), Marco será responsável pela articulação interna e pelo diálogo com instituições e representações para a promoção e defesa de direitos fundamentais.

Com a confirmação do parlamentar no secretariado, o prefeito João integra mais o PV municipal, além do PT, já que Osmar Ricardo (PT) ficou na primeira suplência.

Marco Aurélio Filho é bacharel em Direito e vereador reeleito do Recife. É idealizador do movimentos #SomosACidadeQueQueremos, iniciativa que busca ouvir as comunidades e incentivar a participação popular na construção e consolidação das políticas públicas. Também é embaixador do Programa Lixo Zero em Pernambuco.

Camaragibe - Refis 2025

O prefeito João Campos (PSB) divulgou, na tarde deste sábado, em suas redes sociais, que Felipe Cury assumirá a Secretaria de Habitação. O anúncio veio no mesmo dia que o PT publicou nota com posicionamento pela manutenção dos nomes de Felipe Cury e Oscar Barreto para a Secretaria de Habitação e Secretaria do Meio Ambiente, respectivamente.

Ativista e ligado à senadora Teresa Leitão (PT), Felipe tem experiência de gestão na pasta e deve construir novas soluções, acelerando parcerias com o Governo Federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Atualmente, Cury exerce o cargo de secretário executivo de Habitação do Recife, tendo ajudado a viabilizar a entrega dos habitacionais Sérgio Loreto, Vila Brasil e Encanta Moça. Também exerceu vários outros postos na administração municipal, como coordenador de Orçamento Participativo (2008 a 2010), atuou na Secretaria de Planejamento (2010), foi diretor de Planejamento e gerente geral de Planejamento e Monitoramento na secretaria de Saneamento.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Primeira Infância

A executiva do PT anunciou hoje seu posicionamento pela manutenção dos nomes de Felipe Cury e Oscar Barreto para as secretarias de Meio Ambiente e Habitação da Prefeitura do Recife. Em nota, a executiva também defendeu a permanência do mandato do Vereador Osmar Ricardo na Câmara de Vereadores do Recife.

Confira nota na íntegra:

“O PT do Recife compõe o governo do prefeito João Campos há 1 ano e 9 meses a partir do entendimento do presidente Lula pela consolidação da aliança nacional PT e PSB e das nossas principais lideranças Senador Humberto Costa e Senadora Teresa Leitão e por decisão deste diretório que representa a unidade do partido.

Temos a certeza que as equipes que nos representam nas Secretarias de Habitação e Meio Ambiente vem cumprindo o papel essencial no atendimento às demandas sociais urgentes nas áreas que atuam. Neste sentido indicamos a permanência do companheiro Oscar Barreto na Secretaria de Meio Ambiente e o companheiro Felipe Curi para assumir a Secretaria de Habitação. Ressaltamos também a importância de termos a permanência do mandato do Vereador Osmar Ricardo na Câmara de Vereadores do Recife.

O PT continuará se somando ao governo municipal do Recife no planejamento e proposições de políticas públicas, como fizemos ao indicarmos proposta para o Plano de Governo desta nova gestão. E fortalecerá a gestão para melhorar a vida do povo recifense.

Essa construção está sendo feita respeitando as resoluções partidárias sobre a participação do PT nos governos e todas as formas de representação social do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras.

EXECUTIVA DO PT RECIFE

Recife, 28 de Dezembro de 2024.”

Toritama - Tem ritmo

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), publicou, no Diário Oficial do Estado deste sábado (28), o edital de licitação para o segmento dois do Arco Metropolitano, no trecho entre o município de Moreno e a BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho, que tem extensão de 25,3 quilômetros. As obras do trecho Sul do Arco Metropolitano contam com recursos estaduais no valor de cerca de R$ 744 milhões para início da obra e estão previstas para começar em abril de 2025.

“Quando nós chegamos ao governo, 70% da nossa malha rodoviária eram consideradas ruim ou péssima e virar esse jogo sempre esteve entre as nossas prioridades. Lançamos, hoje, o edital de licitação para o segmento Sul do Arco Metropolitano e damos mais um passo importante para avançar neste que é um dos principais projetos viários do nosso Estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Para o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Diogo Bezerra, a entrega do Arco Metropolitano terá um impacto significativo nas vidas de quem trafega pelos municípios do entorno da capital pernambucana. “Estamos trabalhando há vários meses nessa obra e ela traz grande impacto na Região Metropolitana. O Arco tem relevância não só na questão da produção e no escoamento. A partir do momento em que ele estiver concluído, vamos conseguir desafogar o trânsito pesado da BR-101, e com isso começamos a desafogar todas as outras vias complementares do Grande Recife”, enfatizou

Palmares - Forró Mares