A paradinha do Natal! 

Ao longo do ano, de muito trabalho para este blogueiro e sua equipe, fazemos apenas três paradinhas que não abro mão: o carnaval, o feriado de Natal, 25, amanhã, e o feriado universal de 1 de janeiro. Como 2025 começa com a posse dos eleitos, este 1 de janeiro que se aproxima será uma exceção, de muita ralação, sem a tradicional folguinha. 

A partir deste texto, paramos por aqui e só voltamos amanhã de meia-noite, com a coluna da quinta-feira. Minha equipe e eu ficamos o Natal, literalmente, de pernas para o ar, sem alimentar o noticiário. Seguimos a velha filosofia do saudoso Ascenso Ferreita: “Hora de comer — comer! Hora de dormir — dormir! Hora de vadiar — vadiar! Hora de trabalhar?

— Pernas pro ar que ninguém é de ferro!

Nascido em Palmares, Ascenso Ferreira foi um notável conhecido por integrar o movimento modernista de 1922 com uma poesia que destacava a temática regional de sua terra. Usava sempre um grande chapéu de palha, que o caracterizava. Morreu em 1965, aos 69 anos. 

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Por José Almino de Alencar
Do Diario de Pernambuco

Miguel Arraes foi o segundo prefeito do Recife eleito diretamente pelo voto, em 2 de agosto de 1959. A cidade conquistara este direito 4 anos antes, através de Lei Federal. O chefe do executivo municipal – forte do apoio popular direto, adquiriria uma expressão política singular no estado. Assessorado por um número considerável de quadros técnicos e intelectuais ávidos de participação no que se anunciava como um novo projeto para a cidade, Arraes conduziu uma administração operosa, voltada em particular para os bairros pobres.

Como prefeito, cabia-lhe o uso de automóvel com motorista, mas adotou um meio diferente: requisitou da frota municipal um Volkswagen, conhecido como Fusca, verde e que conduzia pessoalmente. Há controvérsias sobre as suas habilidades na direção, mas creio que a conjunção Arraes e fusca não lhe eram desfavorável aos olhos dos eleitores. E, como seu filho e frequente carona, disso pude testemunhar com frequência.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O prefeito João Campos anunciou, por meio de suas redes sociais, Maíra Fischer como nova secretária de Administração do Recife. A pasta terá novas atribuições a partir de 2025, como a coordenação da gestão interna e burocrática de diversas secretarias, além das funções tradicionais de administração de pessoal e patrimônio. Segundo João, a mudança visa otimizar processos internos e garantir maior economicidade para a gestão municipal.

Maíra Fischer é atual secretária de Finanças do Recife e possui formação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com MBA em Gestão pela Universidade Aberta de Portugal. Em 2024, recebeu o título do Women’s Leadership Network, programa de formação de lideranças femininas pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e passou a integrar a rede global de líderes femininas da instituição.

Servidora pública desde 2011, Maíra integra a carreira de Gestor Governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado de Pernambuco, com ampla experiência em Planejamento Estratégico, Desenvolvimento Econômico, Gestão e Finanças Públicas.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

A governadora Raquel Lyra sancionou o Programa de Aquisição de Tênis, que tem como proposta incluir, gratuitamente no fardamento escolar, calçados para os estudantes da rede pública estadual de ensino.

A Lei que institui o programa foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (24). No início do mês, a governadora enviou o Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para aprovação.

Na ocasião, ela disse que o projeto “vai garantir que cada aluno da rede estadual de ensino tenha direito a tênis no fardamento. A gente se esforça diariamente para garantir uma educação melhor e mais inclusiva em todas as regiões do nosso Estado. É assim que a gente acredita que cuida melhor dos nossos alunos”.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Letícia Lins
Do Oxe Recife

Nem só da praia do Pina vive o Réveillon 2025. Além de muitas festas privadas – inclusive a anunciada e badalada do Novotel Marina Recife – a programação oficial da Virada do ano está bem movimentada, segundo revelou hoje à tarde a Prefeitura do Recife. Além da festa de arromba à beira-mar, que já começa na quinta (26/12) com show gratuito de Roberto Carlos, nada menos de 40 atrações se revezarão em shows em polos descentralizados.

Eles funcionarão no morro da Conceição, Ibura e Lagoa do Araçá, entre os dias 29 e 31. Os artistas que atuarão nesses polos são todos locais. E tem muita gente boa. No Morro da Conceição, por exemplo, no domingo (29) apresentam-se Orquestra Malassombro, Isadora Melo, Martins, Nando Cordel e os melhores sambistas da cidade, a partir das 17h. “Somente”.

Veja quem se apresenta entre os dias 29 e 31 nos três polos: Os Neiff, Conde do Brega, Gerlane Lops, Clube do Samba, Martins, Lucas dos Prazeres, Nando Cordel, André Rio, Nena Queiroga, Geraldinho Lins e Marron Brasileiro. E ainda: MC Troia, MC Elvis, Michelle Melo, Gerlane Lops, Belo Xis, Wellington do Pandeiro, Ramos Silva e do Clube do Samba, formado por Karynna Spinelli, Helena Cristina e Negro Henrique.

Palmares - Natal Encantado 2025

A Polícia Federal (PF) instalou nesta terça-feira (24) um inquérito para apurar o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares pela Câmara dos Deputados.

A investigação foi iniciada após determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino, que decidiu pela suspensão dos repasses e pediu a abertura da apuração nesta segunda (23).

O ministro atendeu a uma representação do PSOL que apresentou novos fatos a respeito do pagamento das emendas de comissão —alvo de críticas e de decisões anteriores do próprio ministro pela falta de transparência.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Letícia Lins
Do Oxe Recife

Iniciativa bacana, nesses dias de espírito fraterno e natalina. Iguaria que surgiu na Itália – e que, em diversas versões, tornou-se presença obrigatória nas mesas dos brasileiros durante o Natal – o panetone virou, também, objeto de uma ação social. É que 2 mil foram produzidos por reeducandos de duas unidades prisionais de Pernambuco, para distribuição para entidades beneficentes e também para compartilhar com aqueles que participaram da fabricação.

A iniciativa resulta de parceria entre o Instituto César Santos (fundador e Chef do Restaurante Oficina do Sabor), o Ceasa e a a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco. Uma ação que merece aplausos e bem diferente das normalmente praticadas no final do ano, cuja maioria consiste na simples distribuição de alimentos.

Quem sabe esses detentos que aprenderam a fazer o panetone não se motivam para montar pequenos negócios a partir do que vivenciaram com a mão na massa? Vamos torcer para que isso aconteça pois, como sabemos, há estabelecimentos prisionais que pouco educam e que são verdadeiras escolas do crime. Além do mais, todos sabem que o ócio é o pior de todos os conselheiros.

Nós últimos dias, tem havido muito burburinho sobre a possibilidade de a governadora Raquel Lyra (PSDB) atrair o vereador Marco Aurélio Filho ou a recém-eleita Flávia de Nadegi para contemplar o PV em algum cargo na sua gestão. A estratégia teria também como objetivo ser simpática ao PT, já que o primeiro suplente de vereador do Recife pela federação PT-PV-PCdoB é Osmar Ricardo, que não conseguiu se reeleger neste ano. Mas ele próprio foi às redes sociais e avisou que, se voltar à Câmara Municipal, manterá fidelidade ao prefeito João Campos (PSB) e continuará fazendo oposição a Raquel.

No texto que publicou, Osmar diz que, “caso tenha o privilégio de retornar à Casa de José Marian, estarei defendendo a Frente Popular de Pernambuco, por entender que o nosso caminho é ao lado do prefeito e do presidente Lula. Faremos oposição à governadora Raquel Lyra como sempre fomos desde o início de seu mandato, denunciando a má gestão, a falta de diálogo com a população, o descaso com áreas essenciais como saúde, educação e segurança pública”.

Em outro trecho, o vereador petista diz que são “características de um governo que representa um palanque com aliados claramente bolsonaristas, o que iremos combater fortemente”. “Seguiremos, assim, ao lado do prefeito João Campos e nossos aliados da Frente Popular”, conclui Osmar Ricardo.

O PV elegeu dois vereadores na chapa formada pela federação que agora são cotados para aderir ao Governo do Estado. Marco Aurélio Filho é muito ligado a João Campos e já está em campanha para compor a Mesa Diretora da Câmara Municipal. Flávia de Nadegi pediu voto para o prefeito reeleito, porém seu irmão, o deputado João de Nadegi (PV), integra a base aliada de Raquel Lyra na Assembleia Legislativa.

Do Blog Dantas Barreto.

Depois de postagem neste blog, assinada pelo jornalista Muciolo Ferreira, destacando a importância de Joseli Lacerda para o Bal Masqué, a direção do Clube Internacional do Recife anunciou que ela será homenageada na próxima edição do tradicional baile. A decisão veio como reconhecimento à inestimável contribuição da socióloga para o evento, especialmente no ano de seu Jubileu de Diamante.

Com mais de duas décadas dedicadas ao Bal Masqué e quase duas ao Baile Municipal do Recife, Joseli Lacerda consolidou sua marca nas mais tradicionais prévias do Carnaval pernambucano. Joseli organizou o Bal Masqué entre 2001 e 2024, trazendo seu olhar criterioso para todos os detalhes do evento, da seleção de máscaras aos bastidores. Apesar de ter deixado o cargo por decisão pessoal, sua influência é inegável: o Bal Masqué carrega, em muitas de suas conquistas, a assinatura de Joseli.

Marcado para o dia 15 de fevereiro de 2025, o Bal Masqué, em sua 75ª edição, prestará homenagem a, além de Joseli Lacerda, outras três grandes personalidades: o músico Alceu Valença e os empresários João Carlos Paes Mendonça e Alexandre Ferrer. O evento destacará essas figuras por suas contribuições à cultura, à economia e ao desenvolvimento do Clube Internacional e do próprio Baile. Além deles, 75 personalidades receberão a Medalha Burle Max, uma menção honrosa que celebra os “Pilares da Contribuição”, reconhecendo a importância de cada homenageado para Pernambuco.

Serviço

Evento: Bal Masqué 2025 – Jubileu de Diamante

Data: 15 de fevereiro de 2025 (sábado)

Horário: A partir das 19h

Local: Clube Internacional do Recife

Parlamentares bolsonaristas usaram as redes sociais nesta terça-feira para criticar a prisão do ex-deputado Daniel Silveira. Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “demonstrou total desrespeito ao Poder Judiciário e à legislação brasileira” ao revogar sua liberdade condicional.

Segundo a decisão, o ex-parlamentar desrespeitou, logo no primeiro dia após ser solto, o toque de recolher. Ele deveria estar em casa até às 22h, mas ficou na rua até de madrugada, de acordo com o magistrado. A prisão foi mantida pelo ministro após Silveira passar por audiência de custódia.

A defesa do ex-deputado diz que ele precisou de socorro médico em um hospital em Petrópolis, na região Serrana do Rio, onde planejava passar o Natal com a família, porque “estava urinando sangue”.