Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura está parado em Pernambuco há dois anos

Por Raíssa Ebrahim
Do Marco Zero Conteúdo

Desde que a governadora Raquel Lyra (PSDB) assumiu o Governo do Estado, há quase dois anos, Pernambuco está sem atuação do órgão autônomo e independente responsável por fiscalizar unidades de privação de liberdade. As atividades do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura foram paralisadas pelo decreto 54.393/2023, de janeiro de 2023, que exonerou servidores em cargos comissionados e suspendeu gratificações. Até agora, o governo não realizou uma nova seleção dos peritos que compõem o órgão.

A Marco Zero abordou o assunto em matéria publicada em junho do ano passado. Desde então, a resolução do problema se arrasta, em meio a denúncias de violações de direitos humanos, principalmente nas unidades prisionais.

O Governo de Pernambuco está sendo acusado de tentar aparelhar o órgão. Integrantes do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, movimentos e organizações sociais criticam a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos por não ter colocado na rua um edital de chamamento público para a recomposição do órgão, como aconteceu na última seleção de peritos, em 2014.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Por Miriam Leitão
Do Jornal O Globo

O que motivou a prisão do general Walter Braga Netto é que ele “seguia buscando informações sobre dados sigilosos para, usando a sua rede de contatos, interferir no processo”, segundo me disse uma fonte que acompanha as investigações.

O outro motivo é que a informação de que ele entregou uma sacola com dinheiro — seriam R$ 100 mil — aos “kids pretos”, ele se colocou na mesma posição dos demais executores que foram presos há dias semanas.

A Polícia Federal já fez a extração do conteúdo dos celulares apreendidos ontem, e vai também examinar “centenas de pen drives” que foram apreendidos com o coronel Flávio Botelho Peregrino assessor de Braga Netto. Isso significa que a investigação continua e com um foco: descobrir quem é o “pessoal do agronegócio” citado na colaboração premiada de Mauro Cid.

A crítica feita pelo próprio Jair Bolsonaro e redes bolsonaristas de que Braga Netto não tem mais como interferir no processo tem dois erros: primeiro, ele estava ainda tentando obter informações sigilosas, segundo, as investigações continuaram mesmo depois dos 40 indiciados, e ganharam ainda mais força agora com o conteúdo desses celulares e das “dezenas de pen drives”.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realiza, amanhã (16), a cerimônia de diplomação dos eleitos e eleitas que vão ocupar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador das cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. O evento terá início às 16h, no Teatro Guararapes, localizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Ao todo, nos quatro municípios, foram 104 candidatos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, no pleito municipal disputado no último mês de outubro.

Confira total de eleitos por município, em lista abaixo:

Recife: 39 eleitos (prefeito, vice-prefeito e 37 vereadores);
Olinda: 19 eleitos (prefeita, vice-prefeito e 17 vereadores);
Jaboatão dos Guararapes: 29 eleitos (prefeito, vice-prefeita e 27 vereadores);
Paulista: 17 eleitos (prefeito, vice-prefeito e 15 vereadores).

A diplomação encerra o processo eleitoral e habilita os eleitos a tomarem posse, além da realização da entrega dos diplomas pelos juízes eleitorais de cada cidade.

Do JC.

Caruaru - Super Refis

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que reúne 340 deputados federais e senadores, defendeu neste domingo (15) uma investigação conduzida com urgência e rigor a respeito da suspeita de que o “pessoal do agronegócio” tenha financiado uma tentativa de golpe em 2022.

O grupo afirmou ainda que “ações isoladas” não podem comprometer a imagem do setor.

Em depoimento ao STF (Supremo Tribunal Federal) em 21 de novembro, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), mencionou a entrega por Braga Netto de dinheiro obtido “junto ao pessoal do agronegócio”.

A declaração aparece na decisão sobre a prisão preventiva do general, realizada no sábado (14).

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) comemorou neste domingo (15) a alta hospitalar do presidente Lula (PT), que estava internado no Hospital Sírio-Libanês após passar por um procedimento para conter uma hemorragia na cabeça. Lula apareceu de surpresa durante coletiva de imprensa da equipe médica e disse estar pronto para continuar trabalhando pelo Brasil.

“O presidente Lula acaba de deixar o hospital disposto e pronto para continuar trabalhando por todas as brasileiras e todos os brasileiros. O Brasil tem de tirar o chapéu para ele!”, escreveu Alckmin em suas redes sociais.

Palmares - Natal Encantado 2025

A manifestação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a prisão do general do Exército Walter Braga Netto contribuiu para que parte de seu entorno o acompanhasse na quebra deste silêncio. As manifestações, contudo, seguem tímidas e até mesmo três de seus quatro filhos — o senador Flávio Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro e o vereador eleito Jair Renan — ainda não deram posicionamentos formais.

Mais de doze horas após seu candidato a vice nas eleições de 2022 ter sido preso, Bolsonaro foi às redes para questionar o argumento do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de que ele estaria obstruindo as investigações.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O cantor Alcymar Monteiro anunciou apoio à campanha de solidariedade promovida pelo blog em prol de Stephanie Ellen, assistente social que teve a perna amputada após ser atingida por um carro em outubro, enquanto voltava do trabalho. Em vídeo, o artista convocou o público a contribuir com a arrecadação de R$ 170 mil para a compra de uma prótese de alta tecnologia, que permitirá a Stephanie voltar a andar.

As doações podem ser feitas via Pix (CPF: 082.269.074-89, Banco Santander) ou pela plataforma Vakinha, no link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/corrente-de-amor-para-stephanne-tete.

Ipojuca - Acerte as contas

O ex-governador de Tocantins Mauro Carlesse foi preso na manhã deste domingo (15) em operação promovida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MPTO). O mandado de prisão preventiva tem como principal pano de fundo indícios de que ele planejava uma fuga para o exterior.

Em nota, sua defesa afirmou que Carlesse recebeu com “indignação” a prisão, negou possibilidade de fuga e afirmou que um pedido de revogação será efetuado. (Leia o posicionamento na íntegra no final da matéria)

O ano legislativo chega ao fim com um saldo relativamente positivo para a comunidade LGBTQIA+. Na Câmara dos Deputados, dos 41 projetos de lei (PLs) apresentados até outubro deste ano relativos a esta comunidade, 26 eram favoráveis ao grupo e 15 contra, o que representa 63% dos projetos favoráveis. No Senado Federal não houve registro de nenhum dos dois lados.

De acordo com a Observatória, plataforma da Diadorim, agência de jornalismo independente que tem esse grupo como nicho, em 2023, a Câmara dos Deputados teve quase o dobro de PLs, 81, sendo 44 para promover retrocesso nos direitos das pessoas LGBTQIA+ e 37 para assegurá-los. Na outra Casa, o Senado Federal, a ordem foi inversa, com predominância de projetos a favor da comunidade. Foram sete pró-LGBTQIA+ ante dois contra.

Aos que acham que só falo de política: meu Sextou, programa musical que substitui o Frente a Frente, às sextas-feiras, com transmissão pela Rede Nordeste de Rádio, atingiu a magnífica marca de cem edições. Muita gente famosa já passou pelo programa, que é o meu xodó profissional, como Ronni Von, Odair José, Elba Ramalho, Fagner, Wanderley Cardoso e tantos outros.

Também prestei inúmeras homenagens, com tributos aos que já foram, a grandes astros, como Clara Nunes, Nelson Ned, Cauby Peixoto e Belchior. Há pouco, fazendo uma incursão por uma livraria no Recife, achei quatro livros de biógrafos que já entrevistei. Minha leitura entre o fim do ano e o início modorrento de janeiro.