Caravana de Natal da Coca-Cola terá show com 600 drones no Marco Zero

Por Letícia Lins
Do Oxe Recife

Parece estranho, mas não é. Muita gente perguntando pela mesma coisa. Hoje, pela manhã, na praia, vi gente indagando quando e por onde passaria a Caravana de Natal da Coca-Cola que, ao que parece, transformou-se em uma tradição de fim de ano. Ontem, em Casa Forte, também vi gente perguntando sobre o assunto.

Então, lá vai a informação: o cortejo motorizado já está no Recife, e começa o seu desfile no final da tarde de hoje. Sendo que em 2024, a rota está dividida em três regiões e ocorre em três dias: sábado (14), domingo (15) e segunda (16).

Para 2024, a Caravana vem com uma novidade: o desfile de domingo (15) contará com um momento inédito, com show de drones, que acontece quando os caminhões fizerem parada no Marco Zero. O espetáculo poderá ser visto de diferentes pontos, terá duração de cerca de 12 minutos, iluminando os céus da capital.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A Prefeitura de Serra Talhada anunciou o pagamento do 13º salário para servidores efetivos e comissionados da STTRANS, Secretaria de Cultura, Secretaria de Assistência Social e do Fundo Geral. A medida cumpre o cronograma de antecipação divulgado pela gestão municipal, garantindo o repasse do benefício aos trabalhadores.

“Garantir o pagamento do 13º em dia foi uma prioridade, fruto de planejamento e controle”, declarou a secretária de Finanças, Cibele Alves. Entre as áreas contempladas, estão a Assistência Social, liderada por Myrella Gomes; a Fundação Cultural, dirigida por Josenildo Barbosa; e a STTRANS, sob a presidência de Célio Antunes.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Letícia Lins
Do Oxe Recife

Responda rapidinho. O que têm em comum as empresas Pernambuco Tramways, Great Western of Brazil Railway Company Ltda, The Western Telegrafh Company e a Companhia Beberibe? Todas marcaram presença em Pernambuco nos séculos 19 e começo do século 20 e eram gerenciadas por ingleses. Das damas inglesas – esposas desses executivos – Gilberto Freyre falava muito na presença delas no bairro de Apipucos onde, ainda hoje, sobrevivem casarões que foram habitados por estrangeiros.

Há fotos dessa época, que documentam inclusive os encontros de final de tarde às margens do Rio Capibaribe. No sábado (14/12), o historiador e escritor Josemir Camilo nos brindou com uma parte dessa história. É que ele lançou o livro “Uma família de engenheiros ingleses no Brasil – de Mornay Brothers”. O local do lançamento foi a sede do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) que fica na Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista. O livro integra uma tetralogia sobre estudos ferroviários em Pernambuco.

O título está em sua segunda edição . E resgata a hegemonia dos engenheiros ferroviários ingleses em Pernambuco e Alagoas. “Meu interesse em rastrear a família De Mornay surgiu da leitura do livro ‘Ingleses no Brasil’, de Gilberto Freyre (1948), onde ele relata a presença de uns engenheiros ingleses chamados De Mornay, pioneiros da estrada de ferro do Recife a São Francisco”, diz o historiador. O interesse levou o autor a transformar o tema em objeto de pesquisa que se materializou em uma tese de doutorado.

A tese foi defendida pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e contou com pesquisas em arquivos e endereços ingleses. A história dos irmãos ingleses que contribuíram significativamente para o primeiro período de construção de ferrovias em Pernambuco, especialmente a Estrada de Ferro Recife ao São Francisco (EFRSF) ou Recife and São Francisco Railway Company, é retratada na publicação.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O deputado Coronel Alberto Feitosa (PL) se manifestou nas redes sociais sobre a prisão do general Braga Netto, ocorrida neste sábado (14). Em um vídeo, Feitosa questiona a razoabilidade e a proporcionalidade da medida. O parlamentar destacou que princípios constitucionais, como a proporcionalidade e a razoabilidade, devem ser observados para evitar abusos do poder público, levantando dúvidas sobre a condução do processo e os impactos à democracia. Assista:

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A prisão preventiva do general da reserva Walter Braga Netto foi mantida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) na tarde deste sábado (14), após realização da audiência de custódia.

A audiência foi realizada por videoconferência e conduzida por Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, juiz do Tribunal de Justiça de São Paul e auxiliar do gabinete do ministro Alexandre de Moraes —que, por sua vez, manteve a prisão. A lei prevê esse procedimento para que se verifique a regularidade da prisão e o tratamento dado ao detido.

O ex-ministro do governo Jair Bolsonaro (PL) e também candidato a vice na chapa derrotada de 2022 foi preso na manhã de sábado sob o argumento de que houve obstrução às investigações sobre uma trama golpista que visava impedir a posse do presidente Lula (PT). Endereços ligados ao general também foram alvo de buscas e apreensões.

Palmares - Natal Encantado 2025

Ao ser preso na manhã deste sábado (14) em operação da Polícia Federal, no Rio de Janeiro, o general Walter Braga Netto torna-se o oitavo militar a ser detido por suspeita de envolvimento na tentativa de golpe de Estado que sucedeu as eleições presidenciais de 2022. Ex-candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PL), Braga Netto é o primeiro general de quatro estrelas, a mais alta patente militar, a ser preso desde a redemocratização do Brasil. A investigação já indiciou 27 militares, muitos vinculados a um grupo de elite do Exército conhecido como “kids preto”.

A operação que levou à prisão de Braga Netto é parte de uma série de investigações que, desde maio de 2023, têm como foco o suposto envolvimento de militares em articulações golpistas. O primeiro a ser preso foi Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que, após firmar acordo de delação premiada, teve momentos alternados de liberdade e reclusão devido a supostas violações das condições do acordo. Outros nomes de destaque, como os coronéis Bernardo Romão Corrêa Neto e Marcelo Câmara, foram apontados como peças-chave na trama e atualmente cumprem prisão domiciliar.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Acabei de fazer uma incursão, ao lado de João Pedro, meu ponta de rama, de 11 anos, ao mundo fantástico de Ariano Suassuna, exposição com a temática “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso, no Riomar. Está dividida em cinco atos imersivos, além da introdução. Ato I: Amor pela poesia; Ato II: Amor pela sua aldeia; Ato III: Amor da vida; Ato IV: Amor que contagia e Ato V: Amor imorrível.

Co-criada em participação com o neto mais velho de Ariano, João Suassuna, a exposição faz a sua primeira parada na capital pernambucana após a estreia de sucesso no espaço Luzzco, na Paraíba. “A exposição é linda e consegue preservar a coerência de Ariano, levando adiante a sua chama imortal, que tanto nos inspira”, diz meu amigo João Suassuna, neto de Ariano Suassuna.

De fato, encantadora. São 13 salas, que somam 1.200 metros quadrados. Com tecnologia de ponta, nelas, o visitante poderá conhecer obras ainda não vistas pelo público, como manuscritos, fotos raras, trechos de peças teatrais e vídeos.

Golfista e empresária, Carolina Sultanum foi eleita, há pouco, a primeira presidente do Caxangá Golf & Country Club, quebrando um tabu de 96 anos de história do clube tendo homens sob o seu comando. Sócia há 12 anos, atual diretora social, Carolina tem projetos ousados, entre eles ampliar os investimentos na área esportiva, com foco na melhoria de equipamentos para as modalidades olímpicas já oferecidas pelo clube e na expansão de projetos sociais que beneficiem crianças da rede pública de ensino.

Ousada, iniciou sua trajetória no clube jogando tênis e, ao longo dos anos, se apaixonou pelo golfe, esporte que pratica ao lado do marido e do filho. “Eu e meu marido viajamos participando de torneios amadores em alguns estados do país, mas de maneira bem informal. Todo lugar que viajo, procuro jogar em campos diferentes”, relata.

Carolina é administradora e proprietária da Premier Pack, uma distribuidora de embalagens de vidro para perfumaria, alimentos e bebidas. Ser a primeira mulher na presidência do clube é, segundo ela, honra e desafio. “É um clube muito tradicional que sempre foi composto por homens. Fui a primeira mulher diretora do clube e trouxe uma vice-presidente mulher, a advogada Gabriela Borba. Isso nos fortalece para implementarmos as mudanças que queremos. No Nordeste, isso quase não aconteceu em clubes centenários”, destacou.

A Prefeitura de Belo Jardim inaugurou, ontem (13), a Creche Mocinha Moura – Tipo I, localizada no bairro Bom Conselho. A unidade presta uma homenagem a Josefa Augusta de Lima, a “Mocinha Moura”, matriarca da família Moura, reconhecida por suas contribuições ao desenvolvimento de Belo Jardim. A entrega contou com a presença do prefeito Gilvandro Estrela, do deputado federal Mendonça Filho, vereadores, da secretária de Educação, Esportes e Tecnologia, Carmen Peixoto, Padre Alan; outros secretários municipais; servidores e moradores do bairro do Bom Conselho.

Com uma área construída de 1.317,99 m², a Creche Mocinha Moura conta com 10 salas de aula, lactário, fraldário, cozinha, refeitório, playground, brinquedoteca e uma área para cultivo de hortaliças. O investimento, superior a R$ 3 milhões, foi realizado com recursos próprios, e é fruto de uma parceria com o Instituto Conceição Moura. A nova creche terá capacidade para atender cerca de 350 crianças, oferecendo um ambiente seguro, moderno e acolhedor para as famílias da região.

Em análise publicada em seu canal no YouTube, o jornalista José Nêumanne Pinto, editorialista e articulista do jornal O Estado de S. Paulo, comentou sobre a prisão do general Braga Netto e a falta de informações sobre o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o jornalista, a ampla repercussão do caso Braga Netto teria servido como um desvio de foco da situação médica do chefe do Executivo.

“O sábado amanheceu sob a égide da prisão do general Braga, apontado pela PF como chefão do golpe de Estado que não impediu a posse do presidente. O assunto levou até produtora de canal de notícias a abusar do tempo condicional para noticiar o passo a passo policial para a prisão dos golpistas”, declarou Nêumanne.

Ele também criticou o que classificou como ausência de apuração jornalística sobre o estado de saúde de Lula, destacando a falta de repórteres em busca de informações no hospital onde o presidente está internado. “Enquanto isso, notícias necessárias sobre o estado de saúde do chefe do Executivo foram evitadas sem repórteres para pesquisar nem comentários. Não há um repórter na porta do hospital”, afirmou. Assista: