Blog traz primeira pesquisa para governador de Pernambuco à meia-noite

Será postada, daqui a pouco, exatamente à meia-noite, a primeira pesquisa de intenção de voto do instituto Opinião, em parceria com este blog, para governador de Pernambuco, antecipando o ambiente eleitoral das eleições de 2026. O levantamento foi a campo entre os dias 5,6, 7 e 8 deste mês, sendo aplicados dois mil questionários em 80 municípios de todas as regiões do Estado. Vale a pena dormir um pouco mais tarde hoje.

Fliporto apresenta o “Olinda das Artes”, evento mensal que promete agitar o cenário cultural da cidade. De 14 a 17 de novembro, a programação irá ocupar mais de 70 espaços de exposição e diversos pontos da cidade, com destaque para a participação de artistas locais em um circuito cultural inovador e completo. Além da mostra de arte, o evento contará com a colaboração de 30 restaurantes, que formarão um circuito gastronômico exclusivo, celebrando os sabores regionais de Pernambuco. O Mercado Eufrásio Barbosa será um dos locais de destaque, com uma exposição coletiva reunindo o talento dos artistas olindenses.

Durante os quatro dias de evento, o público poderá participar de oficinas com artistas locais, proporcionando uma experiência prática e imersiva, além de oportunidades para a troca de saberes e a criação artística.

O movimento cultural vai contar “Um Passeio no Mundo Livre”, uma exposição coletiva realizada no Mercado Eufrásio Barbosa, como parte do evento Olinda das Artes. Em homenagem ao espírito libertário de Chico Science e ao movimento manguebeat, a mostra propõe uma jornada artística sem fronteiras, celebrando a diversidade e a criatividade. A curadoria oferece aos artistas liberdade para explorar temas diversos, criando um espaço onde cores, sons, texturas e formas se combinam, convidando o público a uma experiência imersiva e de descobertas. 

“Olinda das Artes” é uma oportunidade única para vivenciar a cultura local em sua plenitude, unindo arte, gastronomia e a vivência da cidade histórica de Olinda.

Amanhã, às 19 horas, vou fazer uma Live, pelo Instagram do blog, com o publicitário Edson Barbosa e o estrategista em campanhas eleitorais César Rocha, especialistas em análises de pesquisas. Em pauta, o primeiro levantamento do instituto Opinião, que será postado à meia-noite, sobre a tendência do eleitor para governador de Pernambuco nas eleições de 2026.

Por Elio Gaspari*

O presidente americano Joe Biden virá ao Brasil para a reunião do G20 e anunciou que esticará a viagem passando por Manaus, numa visita simbólica à Amazônia. Grande ideia para um presidente que nada terá a fazer até janeiro, quando passará o cargo a Donald Trump.

Em quatro anos, Biden não conseguiu avançar um só projeto original nas suas relações com o Brasil, muito menos com a Amazônia. No ocaso, virá ao Rio e passará por Manaus, com direito a fotografias na floresta e na companhia de lideranças indígenas.

Será o segundo presidente americano a se sentir atraído pela Amazônia depois de perder uma eleição. Derrotado em 1912, quando tentou retornar à Casa Branca, Theodore Roosevelt decidiu explorar a floresta e quase morreu durante a expedição. À diferença de Biden, Roosevelt tinha gosto pela natureza e por aventuras.

Como vice-presidente de Barack Obama, Biden esteve no Brasil há dez anos, com uma agenda vazia, típica do cargo que ocupava.

O grande momento de sua passagem por Brasília foi a entrega de 43 documentos do governo americano relativos ao período da ditadura. Deles, 25 eram do domínio público. Os demais documentavam muito mais as lorotas dos porões que a embaixada transmitia do que as relações de Washington com os generais da ocasião.

*Jornalista do O GLOBO

O ministro Nunes Marques, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), enviou à PGE (Procuradoria Geral Eleitoral) a queixa-crime apresentada pela campanha de Guilherme Boulos (Psol) contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A ação foi motivada por uma declaração dada por Tarcísio em 27 de outubro de 2024, dia do 2º turno das eleições. Na ocasião, ele afirmou que a facção criminosa PCC havia orientado voto em Boulos, adversário na disputa pela Prefeitura de São Paulo de Ricardo Nunes (MDB), apoiado pelo governador.

Na quinta-feira (7), o TSE intimou o Ministério Público Eleitoral a se manifestar sobre o caso. Com base na análise do MP, o relator, Nunes Marques, decidirá se o processo seguirá para julgamento na Corte.

Boulos x Tarcísio

Em 27 de outubro, ao lado do prefeito Ricardo Nunes (MDB), Tarcísio havia afirmado a jornalistas, em seu local de votação no Colégio Miguel de Cervantes, que o PCC orientou seus integrantes a votarem em Boulos, sem apresentar provas. Ele disse que a informação seria resultado de uma “interceptação de conversas” por meio de ações de inteligência.

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) informou que não recebeu oficialmente qualquer dado sobre o suposto direcionamento de votos pelo PCC.

A SSP-SP (Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública de São Paulo) afirmou que o Sistema de Inteligência da Polícia Militar “interceptou a circulação de mensagens atribuídas a uma facção criminosa” determinando a escolha de candidatos à prefeitura na capital paulista, em Sumaré e em Santos. No comunicado, o órgão não especifica qual organização criminosa teria orientado seus integrantes e não menciona que o pedido de votos a detentos era para Boulos.

Nunes foi reeleito para o cargo por mais 4 anos a partir de 1º de janeiro de 2025. Com 100% das urnas apuradas, o emedebista recebeu 59,35% dos votos válidos (dados aos candidatos, excluindo-se os brancos e os nulos) contra 40,65% do deputado Guilherme Boulos.

Do Poder360

O Comando Militar do Leste informou que a operação para a Cúpula dos Líderes do G20 – nos dias 18 e 19 de novembro – envolverá meios da Marinha do Brasil, do Exército e da Força Aérea, em cooperação com o governo do estado, a prefeitura, agências diversas e órgãos de segurança pública.

O Exército empregará aproximadamente 7.500 homens e mulheres, que atuarão em atividades como: escolta de autoridades; segurança de perímetros; proteção de infraestruturas críticas; patrulhamento de vias e áreas; ações de contraterrorismo; guerra eletrônica; defesa cibernética; defesa antiaérea; proteção contra drones; e defesa química, biológica, radiológica e nuclear. Serão usados meios especializados e helicópteros. 

A Marinha vai fazer a segurança marítima, controlando o acesso aos portos da cidade e assegurando que as áreas costeiras estejam protegidas, além de proteger infraestruturas críticas e atuar em ações terrestres.

A Força Aérea ficará responsável pelo controle do espaço aéreo e a segurança em terminais de embarque e desembarque, além das vias e áreas contíguas aos aeroportos do Galeão e Santos Dumont.

“O principal ativo é a complementaridade entre todas as instituições, agências e órgãos que atuarão em benefício de mais um grande evento internacional no Rio de Janeiro, a fim de projetar a imagem do país no concerto das nações”, informou o Comando Militar do Leste.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) , no Rio de Janeiro, durante a Cúpula de Líderes do G20. O evento ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro.

A cúpula contará com a presença de aproximadamente 60 delegações estrangeiras, incluindo mais de 40 chefes de estado, o que exige um elevado nível de coordenação visando à integração e a completação de esforços para a proteção das autoridades. 

Da Agência Brasil

No próximo dia 2 de dezembro, às 10 horas, será iniciada a Audiência da AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL (AIJE) no município da Pedra-PE, sob o Processo nº 0600142-55.2024.6.17.0058, contra o prefeito Júnior Vaz. O gestor é acusado de emitir e distribuir um grande volume de cheques públicos envolvendo recursos das secretarias da Educação, Saúde, Assistência Social e Infraestrutura. 

A Frente de Oposição da Pedra afirma que o prefeito “vem agindo de forma não republicana e contrariando todos os princípios normativos constitucionais, inclusive, o artigo 37º da Constituição, o qual afirma que: a administração pública deve obedecer aos Princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, observações essas, totalmente desprezadas pelo atual gestor e sua equipe”.

Júnior Vaz foi reeleito no último dia 6 de outubro.

Por Lais Nascimento*

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um inquérito civil para investigar possíveis omissões do Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife na oferta de água potável para consumo humano em lugares públicos, especialmente para pessoas em situação de rua.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da última quarta-feira (6) e foi assinada pelo 7º Promotor de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, Westei Conde y Martin Júnior. De acordo com o texto, tanto a União quanto os estados e municípios devem proteger os direitos fundamentais da população, em especial das pessoas em situação de rua, e promover condições mínimas de dignidade, saúde e bem estar, como o acesso à água potável.

O MPPE também afirma que “a situação da população em situação de rua é frequentemente agravada pela omissão de políticas públicas eficazes, ressaltando a necessidade de intervenções governamentais que assegurem o fornecimento adequado de água potável como medida preventiva de doenças e de saúde”.

Dentre os recursos sugeridos pelo Ministério Público estão a instalação de fontes, bebedouros ou similares em locais públicos permanentemente abertos, como praças, parques e pontos turísticos.

O 7º Promotor de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital solicitou à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife e à Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas de Pernambuco informações sobre as atuais políticas públicas ou programas implementados voltados ao fornecimento de água potável.

Em nota, a Prefeitura do Recife informou que distribuiu 24 mil copos de 300 ml de água no município nos últimos 12 meses. De acordo com a gestão, o fornecimento foi realizado por equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social, que identificam casos de situação de rua, trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e outras formas de vulnerabilidade.

A prefeitura afirmou, ainda, que “esse serviço é composto por educadores sociais que atuam diariamente em todos os territórios da cidade, nos três turnos”.

A gestão pontuou, ainda, que nos Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centro Pop), de janeiro e outubro deste ano, foram adquiridos 3.084 garrafões de água para atender os usuários dos equipamentos.

Já a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) de Pernambuco esclareceu ao JC que não recebeu nenhuma notificação oficial sobre a questão.

A Secretaria informou que reforçou seu compromisso com a promoção de condições dignas e seguras para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial a população em situação de rua.

Em nota, o Governo de Pernambuco pontuou que, em 2024, “pela primeira vez, está investindo nos serviços municipais voltados ao atendimento especializado à população em situação de rua, por meio do cofinanciamento para os para os Serviços Especializados para Pessoa em Situação de Rua – Centros Pop e Serviços Especializados em Abordagem Social (SEAS) -, por meio do cofinanciamento”.

O texto destaca, ainda, que “para o ano de 2024, foi pactuado o valor de R$ 4.676.000,00, que está sendo destinado ao fortalecimento das ações junto aos municípios”.

Não há informações referentes à distribuição de água potável no estado.

*Repórter do Jornal do Commercio

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu liberação médica para viagens aéreas após passar por novos exames de imagem neste domingo (10), no Hospital Sírio-Libanês de Brasília.

Segundo boletim médico liberado às 11h, ele permanece sem sintomas após o acidente doméstico sofrido no último dia 19 de outubro. A avaliação constatou melhora no exame deste domingo em relação aos anteriores, e ele deve manter suas atividades habituais.

Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial, no Palácio da Alvorada, bateu a cabeça e precisou levar cinco pontos na região da nuca. Exames de imagem realizados logo após o acidente mostraram uma pequena hemorragia no cérebro do presidente.

Após a queda, a equipe médica recomendou, por precaução, que Lula evitasse viagens de longa distância. Por esse motivo, o presidente cancelou a viagem que faria para participar da Cúpula de Líderes do Brics, em Kazan, na Rússia. Também não esteve em São Paulo para o segundo turno das eleições municipais, no domingo (27).

O presidente segue sob acompanhamento dos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.

ENEM

Por meio das redes sociais, o presidente desejou boa prova aos estudantes que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio neste domingo.

“Não se esqueçam de levar documentos e todos os materiais necessários. Saiam com antecedência de casa para chegar sem problemas ao local da prova”, alertou nesta manhã.

Da Agência Brasil

A governadora Raquel Lyra participa, nesta segunda-feira (11), do Seminário Novos Gestores 2025, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O evento acontece no município de Gravatá e tem como tema “Gestão que Transforma”. Na ocasião, estarão presentes as prefeitas e os prefeitos eleitos nas últimas eleições municipais.