Hoje tem pesquisa para prefeito de Vitória e Custódia

Urna voto

Faltando quatro dias para as eleições, este blog traz daqui a pouco, exatamente à meia-noite, mais duas pesquisas de intenção de voto do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB). Desta feita, Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, e Custódia, no Sertão do Moxotó. Aos que moram e votam nestas duas cidades, vale a pena dormir um pouco mais tarde hoje.

Por Larissa Rodrigues

Repórter de blog

Na reta final da campanha e disputando a vaga no segundo turno das eleições de domingo (6) com a candidata da extrema-direita de Jaboatão dos Guararapes, Clarissa Tércio (PP), o candidato a prefeito da cidade pelo PT, Elias Gomes, tem focado em “colar” cada vez mais no presidente Lula (PT).

Nesta quarta-feira (2), a campanha de Elias disparou um vídeo no whatsapp enfatizando que na última eleição nacional, o Brasil disse não a Bolsonaro (PL) e que Lula ganhou “de lavada” na cidade, “mostrando o poder da esquerda”. Elias quer chegar no dia da votação deixando para o eleitorado a imagem de que é o caminho da esquerda no município, já que o prefeito Mano Medeiros (PL), assim como Clarissa Tércio, é de direita e, mesmo sendo mais moderado, guarda ligações com o bolsonarismo. É do mesmo partido de Bolsonaro.

O vídeo da campanha de Elias, que também foi postado no Instagram dele, aponta dois caminhos: “o que você quer para Jaboatão? O caminho bolsonarista, da falta de respeito, do preconceito e do atraso, ou o caminho do desenvolvimento, da democracia e do respeito social? Em Jaboatão, quem elegeu Lula não vota na direita”, afirma um trecho do vídeo, que encerra, inclusive, com o jingle mais famoso de Lula, o “Lula lá”.

A opção do presidente de não comparecer aos municípios durante a campanha para o primeiro turno faz falta para candidatos que disputam em cidades polarizadas e que podem ter segundo turno, como é o caso de Jaboatão. Dessa forma, as equipes tentam compensar a ausência de Lula no ambiente virtual.

Confira o vídeo de Elias Gomes:

O atual prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB), lidera com folga as intenções de voto no Recife, aponta a Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira (2). Com 75,6% da preferência do eleitorado, Campos tem seis vezes mais intenções de voto que todos os seus adversários somados.

Na segunda posição, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) aparece com 7,8%, empatado tecnicamente pela margem de erro, de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com Daniel Coelho (PSD), com 4,4%. Dani Portela (PSOL) aparece com 3%, e os demais candidatos não passam de 1% cada. Não sabem ou não responderam somam 3,9%, e brancos e nulos somam 4,5%.

O atual prefeito tem um desempenho similar em todos os recortes populacionais, o que demonstra que seu governo é bem avaliado pela maioria da população. Na mesma pesquisa, 89,8% afirmaram que aprovam o governo Campos, e apenas 8,1% disseram que desaprovam.

Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada em 7 de setembro, Campos oscilou negativamente 1,7 pontos percentuais. Machado teve uma variação positiva de 2,4 pontos percentuais. Os demais candidatos não registraram mudanças significativas nos percentuais de voto.

Confira os números

João Campos (PSB): 75,6%

Gilson Machado (PL): 7,8%

Daniel Coelho (PSD): 4,4%

Dani Portela (PSOL): 3,0%

Ludmila (UP): 0,4%

Tecio Teles (NOVO): 0,3%

Victor Assis (PCO): 0,3%

Simone Fontana (PSTU): 0,0%

Nenhum/ Branco/ Nulo: 4,5%

Não sabe/ Não respondeu: 3,9%

*Por causa de arredondamentos, o cenário soma 100,2%, e não 100%.

Campos também lidera na pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados não recebem uma lista de candidatos, Campos repete o bom desempenho da estimulada e registra 60,9%. Machado aparece apenas com 2,5%. Cerca de 29,3% ainda não sabem em quem vão votar no dia 6 de outubro.

Resultados da pesquisa espontânea:

Não sabe/ Não respondeu: 29,3%

Ninguém/ Branco/ Nulo: 5,4%

João Campos: 60,9%

Gilson Machado: 2,5%

Daniel Coelho: 0,8%

Dani Portela: 0,6%

Tecio Teles: 0,1%

Outros nomes citados: 0,5%

**Por causa de arredondamentos, o cenário soma 100,1%, e não 100%

A pesquisa da Paraná Pesquisas foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-04889/2024. O levantamento ouviu 800 pessoas entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, com uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.

Do Exame

As políticas públicas são essenciais para garantir apoio e assistência para as famílias atípicas. Esta também é uma das bandeiras de luta da candidata à Prefeitura de Olinda, Mirella Almeida (PSD). Ela reforça a ampliação de propostas visando o bem-estar e integração na comunidade. 

Mirella incluiu no plano de governo programas e ações para atender as famílias atípicas. Se eleita, ela promete implantar um centro de atenção com equipe multiprofissional e toda a infraestrutura necessária.

“Para construirmos uma cidade mais acolhedora e inclusiva, estou comprometida com a criação de um Centro Multidisciplinar para pessoas com deficiência. Este novo espaço vai atender as famílias, oferecendo atendimento de diversas especialidades. É entendimento e diálogo, para viabilizar novas políticas públicas”, destaca Mirella, lembrando, ainda, a ampliação no número de creches em tempo integral e a criação do Centro de Capacitação da Mulher, para promover também a inclusão no mercado de trabalho.

Durante uma visita à comunidade de Jagatá, no Ibura de Baixo, o candidato à Prefeitura do Recife, Daniel Coelho (PSD), comprometeu-se a enfrentar os problemas ambientais da cidade com investimentos em ciência e tecnologia. Daniel destacou que, se eleito, implementará duas biorrefinarias com o objetivo de otimizar o reaproveitamento de resíduos sólidos e expandir os serviços de reciclagem em toda a cidade.

“Nossa proposta se baseia no projeto já existente da Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos, em funcionamento na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Essa iniciativa permitirá aumentar a reciclagem de resíduos e reaproveitar uma grande quantidade de materiais que, infelizmente, ainda não são aproveitados e acabam poluindo nossos rios e cursos d’água. Estamos sofrendo as consequências da falta de uma política ambiental eficaz, e cabe ao poder público implementar medidas concretas para combater os efeitos das mudanças climáticas”, afirmou o candidato da coligação Recife Levado a Sério.

Mariana Melo (PSDB), vice na chapa de Daniel Coelho, também ressaltou a importância de aliar sustentabilidade com inovação tecnológica para o desenvolvimento social da cidade. “Além de cuidar do meio ambiente, essas biorrefinarias trarão novas oportunidades de emprego e qualificação para os trabalhadores do setor de resíduos sólidos. Estamos falando de um projeto que une inclusão social e preservação ambiental, dois pilares fundamentais para construirmos um Recife mais justo e sustentável”, declarou Mariana.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que valores provenientes do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha não podem ser penhorados no curso das campanhas eleitorais. A decisão liminar (provisória e urgente) será submetida a referendo no Plenário Virtual.

Para o decano da Corte, o bloqueio de verbas de ambos os fundos poderia atingir a neutralidade das eleições, prejudicando candidaturas que ficariam impedidas de fazer propagandas eleitorais na internet, e até inviabilizar o deslocamento de candidatos.

“O Estado-juiz, no curso do período das campanhas eleitorais, não pode simplesmente se valer de tal instrumento, interferindo diretamente na paridade de armas e na liberdade de voto, sob pena de macular a legitimidade do pleito”, afirmou o ministro.

O relator apontou que tanto o Fundo Partidário quanto o Fundo Especial de Financiamento de Campanha têm destinações previstas em leis e mecanismos rigorosos de controle sobre o emprego de seus recursos, como prestação de contas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O fundo de campanha, por exemplo, só deve ser empregado para custear campanhas eleitorais, e o valor não utilizado é devolvido à União.

“Essa hipótese de impenhorabilidade ganha ainda maior significado no curso de campanhas eleitorais em face da imprescindibilidade de verbas para continuidade das candidaturas”, destacou Mendes.

A decisão de desbloqueio de valores foi proferida na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1017 após pedido apresentado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O partido acionou o Supremo após o Tribunal de Justiça de São Paulo decretar o bloqueio de 13% dos repasses feitos pela legenda para o diretório estadual do partido via Fundo Especial de Financiamento de Campanha.

Por consequência da decisão do ministro Gilmar Mendes, a ordem de penhora determinada pelo tribunal paulista foi suspensa. Além disso, o ministro mandou comunicar os presidentes de todos os Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais do país para que sigam esse posicionamento.

Após veicular no guia eleitoral agressões à honra do prefeito Simão Durando, o candidato do PSDB, Julio Lossio, sofreu severa punição na justiça. O ex-prefeito foi condenado a conceder direito de resposta a Simão ao insinuar fatos mentirosos contra o atual gestor de Petrolina. Lossio também perdeu diversas inserções no guia eleitoral por conta de ataques contra a gestão do prefeito de forma irregular no tempo dos candidatos a vereador do PP.

Nas últimas semanas, Lossio partiu para o ataque e utilizou o tempo gratuito de TV e radio para distribuir ofensas contra Simão e sua família. Por conta disso, a coligação “Petrolina Seguindo em Frente” entrou na justiça eleitoral cobrando retratação e punição pelas ofensas e calúnias. A justiça concordou que houve afronta à lei por parte de Lossio e determinou direito de resposta para Simão.

O candidato do União Brasil lamentou o nível da campanha dos opositores durante todo o período eleitoral. Tanto Lossio, quanto Odacy Amorim (PT) e Lara Cavalcanti (PL) foram condenados pela justiça eleitoral por irregularidades e ataques ao prefeito de Petrolina. 

“Fiz uma campanha limpa, apresentando tudo o que fizemos e as propostas que temos para Petrolina. Infelizmente, por desespero pela proximidade da nossa vitória ou falta de respeito mesmo, atacaram minha honra, espalharam mentiras e ofenderam até minha filha. Gente que faz campanha assim não merece conduzir o futuro de uma cidade que virou exemplo. Próximo domingo a maior resposta a toda essa baixaria será dada pelo povo, nos dando a oportunidade de continuar governando e transformando Petrolina”, disse Simão Durando.

Na manhã desta quarta-feira (2), Gilson Machado (PL), candidato à Prefeitura do Recife, e sua vice, Leninha Dias (PL) visitaram o mercado de frutas e verduras no Cais de Santa Rita. Acompanhados de apoiadores, os candidatos conversaram com comerciantes e reforçaram seu compromisso em apoiar a classe trabalhadora.

Durante a visita, Gilson destacou a importância de buscar parcerias para solucionar o problema do descarte de lixo de maneira sustentável, com propostas que visam transformar resíduos em energia. “Precisamos implementar soluções que beneficiem não apenas o meio ambiente, mas também a economia local”, afirmou.

O candidato também abordou a valorização dos trabalhadores informais, prometendo que, em sua gestão, esses profissionais serão reconhecidos como empreendedores. “Vamos oferecer capacitação e apoio para que possam organizar e melhorar seus espaços de trabalho”, garantiu.

Além disso, Gilson anunciou a criação do Centro de Fomento ao Micro e Pequeno Empreendedor, que contará com um fundo especial da Prefeitura e parcerias com bancos públicos. O objetivo é facilitar o acesso a linhas de crédito e promover a formalização de negócios, incluindo incentivos para aqueles que gerarem empregos diretos.

Líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Diogo Moraes enviou, nesta quarta-feira (02), ofício à Polícia Federal pedindo investigações sobre o possível uso da máquina pública estadual nas eleições municipais de Sertânia. Diogo pede que seja averiguado o uso de forças policiais de Pernambuco durante a disputa, visto que essa competência é da PF. 

Ele também pede ao Tribunal de Contas do Estado que seja  feita uma auditoria especial para investigar possíveis gastos com o pleito municipal e o desvirtuamento de servidores, e à Justiça Eleitoral que o fato seja esclarecido. 

A iniciativa surgiu após a candidata Pollyanna Abreu (PSDB) relatar, durante um comício realizado na noite de ontem, a presença do governo estadual no município. “Estou muito feliz. Quero dizer aqui a vocês que o Governo do Estado está aqui dentro de Sertânia, o Palácio está aqui dentro, a Casa Civil está aqui dentro e também a Casa Militar. Estão todos aqui em Sertânia, olhando de perto, acompanhando aquilo que está se passando”, relatou.

Diogo encaminhou um pedido de informações ao Governo do Estado sobre a atuação nas eleições de Sertânia. O pedido foi protocolado na Mesa Diretora da Alepe e foi direcionado para o gabinete da governadora Raquel Lyra (PSDB), os chefes da Casa Civil, Túlio Vilaça, e Militar, Coronel Mamede, e para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

“O Governo do Estado precisa explicar se a candidata deles em Sertânia está mentindo ou se realmente existe uma força-tarefa oficial para elegê-la. Protocolamos pedido de informações ao Palácio e encaminhamos ofícios às instituições para entendermos como se dá essa participação do Governo do Estado nas eleições de Sertânia”, afirmou Diogo Moraes.

O candidato a prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT), apresentou, nesta quarta-feira (2), propostas do plano de governo para as áreas de esporte e lazer, entre as quais o projeto de reabertura do Estádio Jefferson de Freitas no bairro de Jaboatão Centro. Importante equipamento voltado à promoção de práticas esportivas, Elias defendeu o impacto econômico e social que poderia ser obtido para a cidade a partir da construção de um estádio com capacidade de receber jogos da primeira divisão do campeonato pernambucano de futebol.

Ao citar a parceria com o governo federal e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como meio para captação de recursos que serão aplicados em obras estruturantes a partir de 2025, Elias ressaltou ainda a importância de estabelecer parcerias com a iniciativa privada com foco no desenvolvimento e na manutenção de instalações esportivas.

“A nossa ideia é reabrir o Jefferson de Freitas em Jaboatão Centro, transferir a atual Academia da Cidade para Santo Aleixo e instalar uma outra em Vila Rica, mantendo a pista de cooper no estádio para as atividades da comunidade. Entendemos que com um equipamento de grande porte, abrigando jogos da primeira divisão do Pernambuco, naturalmente a economia local passará a ser fomentada, com a movimentação do comércio de bares, lanchonetes e restaurantes, e com um aumento significativo na demanda por táxis, mototáxis e motoristas de aplicativo”, disse Elias.