Hoje tem pesquisa para prefeito de Araripina e São Bento do Una

Sai daqui a pouco, exatamente à meia-noite, duas novas pesquisas de intenção de voto do Instituto Opinião, em parceria com este blog, para prefeito, desta feita em Araripina, no Sertão do Araripe, e São Bento do Una, no Agreste. Estas duas cidades têm uma boa razão para dormir um pouco mais tarde hoje.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Por Larissa Rodrigues

Repórter do blog

Faltando dez dias para as eleições municipais deste ano, a crise no Partido Liberal de Pernambuco (PL-PE), já conhecida nos bastidores, veio a público pelas palavras do próprio presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto. “Dinheiro não foi feito pra queimar”, disse Costa Neto em entrevista ao jornal O Globo, questionado sobre o motivo de não enviar mais recursos para a campanha de Gilson Machado no Recife.

O presidente do PL afirmou que não mandaria mais dinheiro por causa dos 75% de intenção de voto do prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB). Mas revelou que também existe uma insatisfação do partido bolsonarista com Gilson Machado, que colocou o filho para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores. Machado recebeu R$ 6 milhões da Executiva Nacional do PL, quando poderia ter recebido R$ 9,7, que é o limite de gastos. Para a reta final da campanha, não há previsão de novos repasses.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições de outubro não poderão votar. A restrição é porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa será em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, inaugurou na manhã desta quinta-feira (26) o Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2024. “Tem o objetivo de ser um espaço no qual todos os integrantes da imprensa possam ter condições de trabalho, de divulgar, de dar publicidade e transparência, neste período final do processo eleitoral, para que, nessas condições, todas as cidadãs e cidadãos brasileiros possam tranquilamente receber as informações que são necessárias, para que, então, se tenha a publicidade que é tão importante para uma democracia”, afirmou a presidente do Tribunal na inauguração.

Os jornalistas credenciados poderão acompanhar eventos, entrevistas coletivas e pronunciamentos, caso necessário. O objetivo é centralizar as atividades dos profissionais de comunicação que irão trabalhar na cobertura das eleições para que possam levar a informação à população de forma rápida, clara e objetiva.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Lauro Jardim*

Rondônia, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, nesta ordem, são os estados com mais eleitores de direita. No cenário nacional, a média é de 29% de brasileiros que se autodeclaram direitistas.

Já os estados em que há maior percentual de eleitores assumindo-se de esquerda são, também pela ordem, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Mas na média nacional apenas 15% da população se declara de esquerda.

Palmares - Natal Encantado 2025

Diretamente de Arcoverde, participo neste momento do episódio de estreia do LW Cast, apresentado pelo jornalista Nill Júnior. No programa de hoje, falamos um pouco sobre o cenário político atual. O leitor pode acompanhar por meio da TV LW, no Youtube.

Confira:

Olinda - Refis últimos dias 2025

O número de argentinos que vivem abaixo da linha da pobreza aumentou no primeiro semestre deste ano e chegou a 15,7 milhões de pessoas, segundo o mais recente levantamento do Instituto Nacional de Estatísticas e Censos do país (Indec), divulgado nesta quinta-feira (26).

A pesquisa, que abrange 31 aglomerados urbanos da Argentina, aponta que mais da metade da população (52,9%) está em situação de pobreza, cenário que abrange 4,3 milhões de famílias — 42,5% do total do país.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) atacou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), durante um comício realizado na terça-feira (24), em Goiânia. Antigos aliados, agora Caiado e Bolsonaro apoiam nomes diferentes para a Prefeitura da capital: o chefe do Executivo goiano forjou a candidatura do empresário e ex-deputado Sandro Mabel; já o ex-presidente apoia o deputado estadual Fred Rodrigues.

Em um bairro nobre da cidade, Bolsonaro chamou Caiado de “covarde”, sem citá-lo nominalmente. Ele retomou a crise entre ambos na pandemia de covid-19, em 2020, quando o governador de Goiás chegou a romper com o então aliado por conta de medidas para impedir a disseminação da covid-19, criticadas por Bolsonaro.

A candidata à Prefeitura de Olinda, Mirella Almeida (PSD), apresentou nas redes sociais as principais propostas que elaborou para a categoria dos servidores. Os eixos são direcionados para a gestão e governança.

Entre os principais pontos está a criação do Centro de Capacitação Permanente dos Servidores Públicos Municipais, com ações nas diversas áreas de atuação. Na mesma esteira, é proposta a composição de um departamento voltado para captação de recursos públicos e privados, com a finalidade de ampliar o raio de atuação, nas ações e serviços da Prefeitura. 

Nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (26), mostra o prefeito Ricardo Nunes (MDB) tecnicamente empatado na liderança com Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo. O candidato à reeleição tem 27% das intenções de voto, contra 25% do deputado federal. O ex-coach Pablo Marçal (PRTB) é escolhido por 21% e empata, no limite da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, só com Boulos, sem alcançar Nunes neste momento.

O atual prefeito manteve o mesmo percentual registrado há uma semana, enquanto Boulos variou um ponto para baixo, e Marçal, dois para cima. No levantamento divulgado pela Quaest na terça-feira, os três apareciam em situação de empate técnico.