Hoje tem pesquisa para prefeito de Flores e amanhã sai Itapetim

Logo mais, exatamente à meia-noite, este blog traz pesquisa do Instituto Opinião para prefeito de Flores, no Sertão do Pajeú. E amanhã, de meio-dia, outro cenário da corrida eleitoral, desta feita em Itapetim. Um bom motivo para a população das duas cidades aguardar com muita expectativa.

O deputado estadual Antônio Moraes comemorou, nesta quarta-feira (25), o que considerou uma demonstração de força do governo Raquel Lyra (PSDB) na Assembleia Legislativa, com a aprovação de todos os projetos enviados pela tucana ao Legislativo nas últimas semanas. Em entrevista à Rádio Folha FM, o parlamentar destacou, em especial, as propostas do Executivo que garantiram um reajuste salarial em torno de 20% para quase 100% do funcionalismo público de Pernambuco. Os projetos foram encaminhados pelo governo aos deputados após extensas negociações com todas as categorias dos servidores, o que contribuiu para uma aprovação sem maiores dificuldades.

“Esses reajustes do funcionalismo são emblemáticos, porque, pela primeira vez, um governo conseguiu fechar acordos com todas as categorias, não só para este ano, mas também para 2025 e 2026”, afirmou Moraes, explicando que o sucesso das negociações garantirá à governadora Raquel Lyra uma maior previsibilidade de gastos com a folha de pessoal ao longo de todo o seu mandato, evitando, inclusive, protestos e greves de servidores. 

“A governadora deu um passo importante, porque o fechamento desses acordos vai facilitar os compromissos da gestão, como a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do próprio orçamento estadual para os próximos três anos. Isso deu uma grande estabilidade financeira e organizacional à gestão. Vale lembrar que os gastos com funcionalismo chegam a quase 50% do orçamento do Estado”, acrescentou.

Antônio Moraes admitiu que, mesmo após o processo de negociação, algumas categorias de servidores ainda se queixaram de não terem sido contempladas da forma como desejavam. “Mas isso acontece porque desde 2014, quando o então governador Eduardo Campos criou a mesa permanente de negociação, passou a ser responsabilidade dos sindicatos negociarem com o governo. Agora, se essas categorias não se sentem representadas pelos seus sindicatos, precisam rever essa questão internamente e fortalecer suas representações”, reiterou.

Durante a entrevista, Moraes foi questionado sobre as dificuldades que Raquel Lyra enfrentou no relacionamento com o Legislativo estadual desde a sua posse, mas acredita que a questão está superada. “Raquel avançou muito na relação com a Assembleia. Basta ver que, com base no diálogo, ela conseguiu assegurar a aprovação do reajuste para quase 100% do funcionalismo”, disse. Segundo o parlamentar, o governo conta hoje com uma bancada majoritária na Assembleia, que tem garantido a aprovação de todos os projetos enviados pelo Executivo.

“No começo do governo foi mais difícil, mas agora os deputados estão vendo que ela começou a fazer as obras que prometeu. Basta citar que, em um ano e meio, quase mil quilômetros de estradas já foram recuperadas”, observou Moraes, adiantando que governadora vai anunciar em breve o início das obras do primeiro trecho da rodovia que liga o Porto de Suape à BR 232, em Moreno, o chamado Arco Metropolitano, reivindicação antiga dos empresários. Quando concluído, o complexo vai interligar as BRs 101, 408 e 232 com Suape, evitando o trânsito de caminhões e carretas que circulam hoje nas entradas do Recife, causando enormes engarrafamentos.

Por fim, Antônio Moraes lembrou que Raquel Lyra também vem cuidando das questões sociais, como o combate à fome, com a instalação de várias cozinhas comunitárias nas cidades, com projetos de moradia popular e outras ações que beneficiam a população carente do Estado. “Antes, estávamos com uma dificuldade de caixa muito grande. Mas agora, com as negociações que o governo tem feito, garantimos uma folga financeira para a recuperação de estradas, de hospitais e para ações sociais”, disse.

Questionado também sobre os efeitos das eleições municipais deste ano, Moraes afirmou que Raquel Lyra tem chances de vitória em várias cidades da Região Metropolitana do Recife com candidatos de partidos da base governista. 

“Isso vai representar um grande fortalecimento político para ela”, apontou. Já em relação a disputa estadual de 2026, o deputado foi mais cauteloso, afirmando que “faltam mais de dois anos, e dois anos, na política, são dois séculos”. Segundo ele, o cenário em 2026 vai depender muito do trabalho que for realizado até lá. “Mas quando um governo está bem economicamente, com a população conseguindo consumir o que precisa, tendo mais emprego e moradia, isso favorece eleitoralmente o gestor”, concluiu.

Gilson Machado, candidato à prefeitura do Recife pelo PL, participou, nesta quarta-feira (25), de uma entrevista na TV Globo, onde detalhou suas propostas para a cidade e denunciou irregularidades na gestão das creches. Ele destacou a importância de uma gestão transparente e responsável, afirmando que irregularidades confirmadas pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) revelam que várias creches operam sem documentação adequada, além de indícios de favorecimento político.

Durante a entrevista, Gilson apresentou propostas para revitalização urbana, saúde, segurança e meio ambiente. Ele enfatizou a necessidade de reformar o centro do Recife e de investir em telemedicina e prontuários eletrônicos para melhorar a saúde pública. Na segurança, sugeriu a colaboração com a Polícia Militar para armar a guarda municipal e a instalação de câmeras de reconhecimento facial.

Gilson também abordou a saúde animal, propondo mais UPAs veterinárias com atendimento 24 horas, e ressaltou a importância de aumentar as áreas verdes na cidade com o projeto “Recife Verde”. Ele defendeu o acolhimento de crianças com TDAH e TEA em Centros Comunitários da Paz (COMPAZ) já existentes e a utilização de idosos em programas remunerados.

Ao final, Gilson ressaltou a importância de continuar debatendo o Recife e a quem interessa a pressão de liquidar a eleição no primeiro turno. “Precisamos debater mais e descobrir o que está acontecendo, o fato é que o prefeito João Campos mentiu, isso já está provado e vou processá-lo por fake news, porque ele divulgou fake news no meu programa eleitoral”, afirmou o candidato.

Lamentando a ausência de Mirella Almeida (PSD) e Márcio Botelho (PP) no debate promovido, nesta quarta-feira (25), pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Olinda (SISMO), o candidato a prefeito de Olinda, Antônio Campos (PRTB), falou das contradições de Izabel Urquiza (PL) e de Vini Castelo (PT) no processo político eleitoral. 

“Mirella só existe ante pessoas como Izabel que apoiaram nitidamente Lupércio e participaram da gestão, querendo agora fazer discurso de mudança.”, disse Antônio Campos

Antônio Campos pediu uma posição perante o sindicato quanto ao uso da máquina pública. Também disse que estará fazendo um requerimento ao TRE pedindo uma operação padrão de fiscalização e uma representação ao Ministério Público do Trabalho por assédio eleitoral em razão de cargos comissionados e terceirizados estarem fazendo campanha em favor de Mirella para não perderem o emprego. 

Em resposta aos leitores deste blog, após a candidata a prefeita de Olinda, Izabel Urquiza, afirmar que Mirella Almeida (PSD) era “inimiga número 1 do funcionalismo público”, a candidata do prefeito Lupércio respondeu que a ex-prefeita e mãe de Izabel, Jacilda Urquiza, deixou os servidores da Prefeitura “na terrível situação de passar seis meses sem receber os salários”.

“Olinda não quer voltar ao passado de abandono da era Urquiza. Naquela época, os servidores ficaram seis meses sem receber o salário. Izabel esconde o nome da mãe para disfarçar o passado de abandono, mas o povo de Olinda não vai cair nessa armadilha”, comentou.

Nesta quarta-feira (25), Daniel Coelho (PSD) e a vice, Mariana Melo (PSDB), visitaram o Mercado de Água Fria, localizado na Zona Norte do Recife e encontraram um cenário de completo abandono: sujeira, mal cheiro e falta de infraestrutura. Para Daniel, o mercado simboliza o descaso da atual gestão com espaços que deveriam ser de grande importância para a economia local. “O que vemos aqui é o retrato do abandono do Recife. Não podemos aceitar que um mercado tão tradicional esteja nessa situação de precariedade”, afirmou o candidato.

Durante a visita, Daniel conversou com comerciantes, como dona Maria da Conceição, cabeleireira no local há 25 anos, que expressou sua frustração: “Estamos esperando por reformas há anos, mas o poder público simplesmente nos abandonou.” 

“Os mercados públicos são verdadeiros patrimônios da nossa cidade e precisam de atenção urgente. Vamos promover uma grande reforma, em parceria com a iniciativa privada, para transformar esses espaços e oferecer melhores condições tanto para os comerciantes quanto para a população que os frequenta”, assegurou Daniel. 

Em funcionamento desde 1954, o mercado possui boxes que comercializam vários artigos religiosos, miudezas em geral e cerâmica, mais especificamente panelas de barro. Há também boxes onde são comercializados café da manhã típico e almoço comercial.

Por Larissa Rodrigues

Repórter do blog

O ministro das Relações Institucionais de Lula (PT), Alexandre Padilha, desembarca no Recife, nesta quinta-feira (26), com a missão de reforçar as campanhas apoiadas por Lula na região. Antes da agenda política, terá uma agenda institucional ao lado do prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB).

Vai visitar as obras do Hospital da Criança do Recife, localizado em Areias, com João, às 17h. Alexandre Padilha esteve no Recife no dia 2 de maio deste ano, também em visita às obras do Hospital da Criança. Na ocasião, ele defendeu a parceria entre o PT e o PSB.

No início da noite, às 18h30, o ministro participa de carreata saindo da Imbiribeira, na Zona Sul da cidade, até o Ibura, com João Campos e Elias Gomes, candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). No Ibura, haverá um ato para finalizar a agenda política de Padilha.

Nessa reta final, um evento onde Elias Gomes esteja ao lado de João Campos e de um ministro prestigiado de Lula é de fundamental importância para a sua campanha, que disputa com a candidata da extrema-direita, Clarissa Tércio (PP), a vaga no segundo turno em Jaboatão, contra o prefeito Mano Medeiros (PL). Os senadores do PT, Humberto Costa e Teresa Leitão, também irão participar do ato no Ibura ao lado de Elias, um reforço a mais.

Olinda

De acordo com o presidente do PT do Recife, Cirilo Mota, nessa visita de Alexandre Padilha não vai dar tempo de realizar nenhum ato com o candidato a prefeito de Olinda (RMR), Vinicius Castello (PT), mas a legenda articula a vinda de outro ministro até o final da campanha e um grande ato para contemplar Castello.

Caruaru

Presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz está articulando para que Alexandre Padilha também dê uma passada em Caruaru, no Agreste, para fortalecer a campanha de Zé Queiroz (PDT). Mas ainda não há data. Amigo de Padilha, Wolney contou que o ministro já fez campanha uma vez para Zé. “Ele gosta muito de Zé e já veio em Caruaru em outra campanha, fez caminhada e pediu voto. Dessa vez, quero trazê-lo de novo, o dia que ele quiser”, afirmou Wolney.

Em entrevista à Rádio Maranata FM, na manhã desta quarta-feira (25), o candidato da Frente Popular à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT), apresentou uma carta aberta aos evangélicos. Em um documento de duas páginas, o ex-prefeito reiterou o compromisso “com a construção de uma cidade mais justa e igualitária a partir de princípios fundamentados no amor ao próximo e à observância da garantia de direitos sociais, ou seja, serviços públicos de qualidade”.

Elias ressaltou o papel fundamental que as igrejas têm na sociedade, promovendo assistência às famílias. “Acreditamos na justiça social como base de uma sociedade justa que constrói um pavimento de dignidade humana, conduzindo o cidadão para outro patamar social e econômico. São como uma extensão dos braços do poder público e que atuam como atores de suma importância no resgate social”, disse Elias.

“Em nossa gestão, as igrejas desempenharam um papel de grande importância na assistência aos mais necessitados, mas estamos vendo nessas eleições igrejas sendo usadas como comitês e púlpitos como palanques, tendo sua fé negociada. Todo cristão é cidadão e o seu espaço de fé e culto sempre será respeitado. Iremos, sempre, comungar com nossos irmãos, mas nunca fazendo da fé alheia plataforma em busca de votos”, disse Elias.

A carta apresenta propostas para solucionar problemas nos principais gargalos da cidade. Saúde, segurança e infraestrutura têm sido apontadas como as áreas mais críticas e carentes de atenção do poder público.

Um dirigível que fazia uma ação para o São Paulo Futebol Clube caiu em um bairro de Osasco, na Grande São Paulo, no começo da tarde desta quarta-feira (25). Uma pessoa foi socorrida com ferimentos leves.

Um vídeo feito pelo Globocop, da TV Globo, mostra o dirigível em cima de algumas casas na rua Sarah Veloso, no bairro Veloso. Segundo a assessoria do SPFC, o dirigível é de uma empresa contratada pelo time para fazer uma ação horas antes do jogo contra o Botafogo pelas quartas de final da Conmebol Libertadores. Ele havia saído de Carapicuíba e realizava um voo teste.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a queda foi registrada por volta das 12h06. Uma pessoa que estava na cabine foi socorrida com ferimentos leves pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ainda segundo a corporação, três equipes de Resgate foram acionadas no local, além de equipes da Enel e Defesa Civil.

Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) disse que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) foram acionados para realizar a coleta de dados da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-ZAD.

“Na coleta de dados são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”, afirmou o órgão.

Do g1

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) decidiu pelo arquivamento de uma ação contra o ex-prefeito do Paulista, Júnior Matuto (PSB), em relação a alegações sobre suposto descumprimento de um Termo de Ajuste de Gestão (TAG) firmado entre a administração municipal e a corte de contas à época em que o socialista comandou o Executivo. A ação em questão teve por base um contrato para coleta e destinação de resíduos sólidos.

De acordo com o parecer do conselheiro substituto Marcos Flavio de Almeida, não foi encontrado no processo de auditoria especial “informações capazes de aclarar atos potencialmente danosos ao erário”. Em suma, a decisão deixa claro que não fora constatado qualquer prejuízo aos cofres públicos.

A corte pernambucana seguiu acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), que se pronunciou pelo “arquivamento dos autos, sem julgamento do mérito, por ausência de pressupostos de desenvolvimento válido e regular do processo”.