Júnior Matuto toma posse e Davi Muniz promete lutar pela vaga na Alepe

Por Larissa Rodrigues

Repórter do blog

Numa cerimônia que contou com a presença de várias lideranças do PSB, o ex-prefeito de Paulista, cidade do Grande Recife, Júnior Matuto (PSB), tomou posse como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no final da tarde desta terça-feira (24).

Ele assumiu a vaga do deputado José Patriota, que faleceu semana passada, no último dia 17. O ato foi promovido em uma sala na presidência da Alepe e comandado pelo presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB).

“Quero dizer, meu presidente, que está chegando mais um soldado para seguir suas orientações”, afirmou Júnior Matuto para Álvaro Porto durante a posse. “Aqui eu vou honrar cada minuto que passar nesta Casa. Um filme passou na minha cabeça hoje, de quando eu deixei o mandato de prefeito em Paulista, as humilhações, as calúnias que ecoam até hoje no município, e aí Deus faz tudo no seu tempo”, acrescentou Matuto.

Júnior Matuto aproveitou o momento para homenagear José Patriota. “Era um estadista, um companheiro de luta, um socialista nato, nosso querido Patriota”. O agora deputado ainda afirmou que vai cumprir todas as obrigações com o Poder Legislativo, mas vai continuar buscando a vaga de prefeito de Paulista. “Vou continuar focado no resgate da cidade do Paulista. Estamos a 14 dias das eleições e talvez meus companheiros deputados vão conviver comigo muito pouco e, a partir de janeiro, estaremos reconstruindo Paulista”, declarou.

Álvaro Porto parabenizou Matuto e deu as boas-vindas ao parlamentar. O presidente enfatizou que a decisão da Casa em acatar a solicitação do PSB baseou-se no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “O mandato é do partido. Quem é filiado ao partido é Júnior Matuto, então tudo está correndo dentro do Regimento da Casa de todos os Pernambucanos”, destacou Porto.

Secretário de Governo de João Campos acompanhou posse

Estiveram na posse o presidente estadual do PSB, o deputado Sileno Guedes, o líder da bancada de oposição na Casa, Diogo Moraes, e os deputados Francismar Pontes, Gleide Ângelo e Eriberto Filho. Ainda compareceu ao ato o secretário de Governo do prefeito João Campos (PSB), Aldemar Santos, o Dema (ao lado esquerdo de Matuto, com a gravata azul na foto acima), conhecido nos bastidores pela capacidade de articulação política e um dos responsáveis pelo sucesso da equipe de Campos.

Davi Muniz promete lutar pela vaga

Júnior Matuto era o segundo suplente do PSB, nas eleições de 2022. O primeiro foi o candidato a vereador do Recife, Davi Muniz, que trocou o PSB pelo PSD durante a janela partidária, em março deste ano. Baseado nesse fato, o Partido Socialista se antecipou e entrou com um requerimento, nessa segunda-feira (23), reivindicando a convocação do suplente Júnior Matuto.

No final da tarde desta terça, Davi Muniz chegou a protocolar um ofício na Presidência da Assembleia, reivindicando a vaga. A Procuradoria da Casa vai analisar. À noite, Muniz enviou nota à imprensa, ao saber da posse de Matuto.

No texto, ele afirma: “Recebemos a decisão com serenidade, mas com surpresa. A insistência da Alepe em empossar Júnior Matuto representa uma afronta direta à ordem de diplomação definida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), colocando a Assembleia em confronto com o tribunal e em desacordo com a jurisprudência consolidada. Nossa equipe jurídica já está tomando todas as medidas necessárias para garantir o respeito ao resultado das urnas e à democracia. Enquanto isso, sigo focado na minha campanha de reeleição para vereador do Recife, trabalhando por um futuro melhor para nossa cidade.”

O que diz o presidente do PSB

Presidente estadual do PSB, Sileno Guedes disse que “os mandatos legislativos pertencem aos partidos políticos. A suplência seguinte à vacância do mandato de um deputado do PSB pertence a um suplente que esteja filiado ao PSB. Esse é o entendimento, já há jurisprudência sobre isso e várias decisões de tribunais superiores apontam nessa direção. Então, fizemos uma comunicação à Assembleia informando ao presidente que o suplente seguinte da lista emitida pelo TRE não pertencia mais ao partido e pedimos que fosse chamado o seguinte”.

O escritor e vice-presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP), Silvio Amorim, lança nesta sexta-feira (27), o livro “Uma viagem de volta ao mundo da minha aldeia”, na cidade de Pesqueira.

O livro conta a experiência de 112 dias de viagem ao redor do mundo feita pelo autor. “O período serviu para reunir memórias de uma vida e traz uma coleção de histórias particulares e, ao mesmo tempo, coletivas, de um período do Brasil”, diz Silvio.

A iniciativa é filantrópica e toda a renda será revertida para apoiar o trabalho da Escola de Música Sementes do Amanhã, que atua em Pesqueira.

Serviço

Data: 27 de setembro (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Solar de Dona Carmita (Av. Cardeal Arcoverde, 39, Centro – Pesqueira – PE)

Com a participação de representantes de quatro centrais sindicais, parlamentares, dirigentes de sindicatos de 12 categorias profissionais e de militantes, os movimentos sindicais dos partidos que integram a Frente Popular do Recife realizaram nesta terça-feira (24) o seminário organizado para debater propostas para o Plano de Governo do candidato João Campos. Com o tema “Cidade, trabalho e bem-estar social”, o evento foi concluído com a elaboração de uma “Carta Programa” com as propostas “que atendem os interesses da classe trabalhadora”.

“O sindical é o mais transversal dos movimentos sociais, porque engloba todos os outros segmentos. E as demandas alcançam praticamente todos os domínios da sociedade, porque os investimentos em saúde, transporte e urbanização atendem, principalmente, a classe trabalhadora”, disse o deputado federal Pedro Campos (PSB), um dos participantes. 

“O PSB tem orgulho de abrir suas portas para um debate tão importante”, disse o presidente regional socialista, deputado estadual Sileno Guedes.

Foram apresentadas propostas no âmbito da educação, entre as quais a necessidade de que seja mantida em expansão a rede de creches e de escolas em tempo integral, que impactam a vida da mulher trabalhadora, mas também a visão de que o ensino deve ir muito além de meramente buscar atender as demandas do mercado de trabalho, formando cidadãos conscientes e livres para fazer suas escolhas.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse nesta terça-feira (24) que a volta temporária da rede social X no Brasil, em 18 de setembro, está sob investigação para saber se o retorno foi intencional ou decorrente de problema técnico.

“Estamos apurando se foi algo que foi provocado por eles [da rede X] ou se foi alguma falha técnica para poder ter certeza nos encaminhamentos a serem tomados [pelo Ministério das Comunicações].”

Juscelino Filho adiantou que, em caso de descumprimento deliberado da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pasta pode entrar com processo para suspender a permissão de operação da empresa Starlink no Brasil, empresa provedora de internet de alta velocidade via satélites de propriedade do bilionário Elon Musk, dono também da plataforma X. Moraes havia ordenado a suspensão da rede social no país.

“Dependendo da apuração, se tiver qualquer afronta em torno do não cumprimento de uma decisão judicial, da não obediência à legislação brasileira, as providências necessárias serão tomadas. Uma delas é, inclusive, a abertura de um processo de cassação de outorga”, adiantou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em entrevista coletiva à imprensa após lançamento do programa Acessa Crédito Telecom, para incentivar a ampliação da infraestrutura de banda larga fixa no país.

Suspensão

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notificou, no dia 30 de agosto, todas as operadoras de internet do país para cumprirem a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que foi respaldada pela 1ª Turma da Suprema Corte.

Na noite de 18 de setembro, Alexandre de Moraes determinou que a rede social X suspendesse imediatamente o uso de novos acessos pelos servidores de internet CDN, Cloudflare, Fastly e Edgeuno e outros semelhantes, criados para burlar a decisão judicial de bloqueio da plataforma em território nacional, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 5 milhões ao X Brasil e ao Twitter (antigo X).

Juscelino Filho destacou que a plataforma voltou a cumprir o bloqueio.  “Nós estamos acompanhando o caso e vamos estar sempre seguindo a legislação brasileira e cumprindo as decisões judiciais que são cabíveis no caso.”

Da Agência Brasil

Nesta terça-feira (24), a candidata a prefeita do Ipojuca, Adilma Lacerda, ao lado do candidato a vice Manoel Lins, da atual gestora do município, Célia Sales, e de lideranças do PP como o presidente estadual da legenda, o deputado federal Eduardo da Fonte, assinou a Carta Compromisso do PP em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Com isso, a candidata se compromete a implantar três Casas Azuis nos municípios de Camela, Nossa Senhora do Ó e Ipojuca Centro.

A Casa Azul, projeto de Eduardo da Fonte, é um centro especializado no cuidado com as crianças autistas e atípicas. A candidata reforçou seu empenho em trabalhar na promoção da inclusão, no combate ao preconceito e a discriminação, garantindo o acesso à assistência social adequada aos serviços de saúde. 

“É com muita alegria que estamos em Ipojuca assinando esse Termo de Compromisso com as famílias do município. Vamos abrir três Casas Azuis, que são espaços de referência e cuidado para as crianças autistas e suas famílias, reforçando a assistência social e serviços de saúde e educação”, destacou Eduardo.

“Quero aqui agradecer a parceria desse grupo de deputados da bancada do PP que vai trazer esse trabalho lindo da Casa Azul para Ipojuca. Vamos poder acolher as nossas crianças atípicas e as suas famílias, garantindo um tratamento humanizado e o desenvolvimento integral. Reforço o meu agradecimento e compromisso com essa pauta tão necessária para nossas crianças”, destacou Adilma Lacerda. 

As obras do Aeroporto Governador Carlos Wilson, do Arquipélago de Fernando de Noronha, começam nesta terça-feira (24). Com investimento de R$ 60 milhões, serão realizados os serviços de reabilitação do pátio de aeronaves e das pistas de pouso e taxiamento. A intervenção é realizada pelo Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).

“A melhoria do aeroporto de Fernando de Noronha representa um avanço para o turismo de Pernambuco, que tem na ilha um dos seus principais cartões postais. É fortalecendo as conexões do nosso Estado com o mundo que iremos atrair mais visitantes e fortalecer nossa economia. Em agosto já anunciamos a conclusão do projeto do novo terminal de passageiros para modernizar e garantir ainda mais conforto a todos que chegam ao Arquipélago”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, explicou que para a obra começar foi necessário realizar a logística para envio de equipamentos e insumos. “A complexidade das operações foi superada por meio de um trabalho intenso de toda equipe técnica envolvida. Até mesmo uma embarcação teve que ser adaptada para levar a usina de asfalto com mais de 30 toneladas para o arquipélago. Superada essa fase, agora entramos na etapa mais importante da obra”, pontuou.

Do valor total de R$ 60 milhões do qual a obra está orçada, pelo menos 70% foram destinados ao transporte feito ao longo dos meses por meio de embarcações. Com a usina de asfalto funcionando na produção de asfalto, as obras ganham novo ritmo e com prazo de execução de dois meses. Os serviços serão realizados das 18h às 9h para não causar transtornos às operações aeroviárias.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) revogou, na tarde desta terça-feira (24), a prisão preventiva de Gusttavo Lima e a apreensão do passaporte e do certificado de registro de arma de fogo do cantor. Ele é um dos alvos da Operação Integration, que apura suposto esquema de lavagem de dinheiro envolvendo casas de apostas online (as “bets”), assim como a influenciadora Deolane Bezerra, que recebeu habeas corpus e saiu da cadeia.

A decisão foi do desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, que é o relator do caso. A ordem de prisão tinha sido determinada pela juíza Andréa Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife, na segunda-feira (23).

Procurada, a defesa de Gusttavo Lima disse que recebeu a decisão “com muita tranquilidade e sentimento de justiça”.

Na decisão em que revogou a prisão, à qual o g1 teve acesso, o magistrado afirmou que as justificativas dadas para a ordem de prisão constituem “meras ilações impróprias e considerações genéricas”.

No documento, o desembargador disse ainda que não há indícios de que o cantor estivesse dando guarida a fugitivos quando viajou à Grécia com o casal José André da Rocha Neto e Aislla Sabrina Henriques Truta Rocha. Os dois são sócios da empresa Vai de Bet, da qual Gusttavo Lima adquiriu 25% em junho deste ano.

“[…] o embarque em questão ocorreu em 01/09/2024, enquanto que as prisões preventivas de José André da Rocha Neto e a Aislla Sabrina Henriques Truta Rocha foram decretadas em 03/09/2024. Logo, resta evidente que esses não se encontravam na condição de foragidos no momento do retromencionado embarque, tampouco há que se falar em fuga ou favorecimento a fuga”, afirmou o desembargador.

Ainda de acordo com o magistrado, o fato de o artista ter adquirido 25% de participação da Vai de Bet “não constitui lastro plausível capaz de demonstrar a existência da materialidade e do indício de autoria dos crimes”.

Do g1

Pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (24) mostra Ricardo Nunes (MDB) com 25%, Guilherme Boulos (PSOL) com 23% e Pablo Marçal (PRTB) com 20%, e seguem em empate técnico triplo na liderança da disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Em comparação com a pesquisa de 18 de setembro, Nunes oscilou positivamente de 24% para 25%, enquanto Guilherme Boulos manteve os 23% e Pablo Marçal, os 20%.

Datena (PSDB) foi de 8% para 6% e aparece, pela primeira vez, na Quaest, numericamente atrás de Tabata Amaral (PSB), que foi de 7% para 8%.

O levantamento não pegou a agressão ocorrida no debate da noite de segunda-feira (23).

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo SP-06330/2024. O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre 21 e 23 de setembro. O nível de confiança é de 95%.

O diretor da Quaest, Felipe Nunes, fez uma análise sobre o perfil do eleitor de São Paulo.

“Há três formas de analisar o eleitor sob a ótica dessa nova combinação de identidades, valores, ideologias. Vamos começar pela identidade eleitoral e o que que a gente já descobre? O Boulos é hoje o candidato reconhecido pelo lulismo e pelo petismo na cidade de São Paulo. O prefeito Ricardo Nunes é o candidato em que ele é majoritário com o eleitor que não consegue se posicionar dentro dessa identidade eleitoral. E o Pablo Marçal é o candidato do bolsonarismo na cidade de São Paulo”.

Veja os números:

  • Ricardo Nunes (MDB): 25% (eram 24% na pesquisa do dia 18 de setembro)
  • Guilherme Boulos (PSOL): 23% (eram 23%)
  • Pablo Marçal (PRTB): 20% (eram 20%)
  • Tabata Amaral (PSB): 8% (eram 7%)
  • José Luiz Datena (PSDB): 6% (eram 10%)
  • Marina Helena (Novo): 2% (eram 2%)
  • Bebeto Haddad (Democracia Cristã): 0% (era 0%)
  • João Pimenta (PCO): 0% (era 0%)
  • Ricardo Senese (Unidade Popular): 0% (era 0%)
  • Altino Prazeres (PSTU): não pontuou (não pontuou)
  • Indecisos: 7% (eram 7%)
  • Branco/nulo/não vai votar: 9% (eram 7%)

Do g1

Candidata a prefeita de Carnaíba pela oposição, Ilma Valério (Republicanos), foi condenada pela Justiça Eleitoral por propaganda antecipada negativa e disseminação de fake news. Além dela, o sub-tenente da Polícia José Eder Praxedes da Silva, que é irmão de Ilma e  autor das postagens com conteúdos difamatórios contra o candidato Berg Gomes (PSB), que disputa a sucessão do prefeito Anchieta Patriota.

Na ação, a coligação “Carnaíba daqui pra melhor” relata que em postagens feitas por José Eder Praxedes, a candidata Ilma Valério teria reforçado os conteúdos através de interações. Em período extemporâneo, atribuiu-se ao candidato Berg Gomes as acusações de “mentiroso, covarde e traiçoeiro”, por exemplo. A defesa de Berg alega que, embora a liberdade de expressão seja garantida, não se trata de um direito absoluto, especialmente quando há ofensa à honra ou disseminação de informações falsas que afetam o processo eleitoral. 

Em sua sentença, o juiz eleitoral Bruno Querino Olimpio condenou Ilma Valério ao pagamento de uma multa de R$ 20 mil e o seu irmão, José Eder, autor das postagens, ao pagamento de  R$ 5 mil, além de determinar a retirada do conteúdo do ar sob pena de multa diária de R$ 5 mil. As postagens contidas na ação foram retiradas do ar pelo autor das publicações.

O ex-prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB), acaba de tomar posse como deputado estadual. Ele assume a vaga deixada pelo deputado José Patriota, que faleceu na semana passada.

Confira o momento da posse:

Entenda melhor os motivos pelo qual Matuto foi empossado:

O Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, comunicou ao Parlamento, nesta terça-feira (23), em sessão plenária, a vacância do cargo de deputado estadual ocupado pelo ex-deputado José Patriota, falecido no último dia 17. Em seguida, convocou o suplente para ocupar a vaga.

Após a sessão, o Presidente da Alepe deu posse ao suplente de Deputado Estadual Junior Matuto, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

O encaminhamento da Presidência da Alepe se deu a partir de requerimento formulado pelo PSB, reivindicando a convocação do suplente Junior Matuto. A solicitação socialista se fundamenta no fato de o 1º suplente, Davi Muniz ter se desfiliado, espontaneamente, da agremiação partidária.

No requerimento, o PSB ressalta que, conforme entendimento pacífico do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o mandato parlamentar pertence ao partido político pelo qual o candidato Davi Muniz fora eleito

O pedido da sigla socialista foi apresentado nesta segunda-feira (23), véspera da reunião em que a comunicação da vacância seria feita ao plenário.

Diante da solicitação do PSB, o presidente Álvaro Porto encaminhou o requerimento à Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa, que apresentou parecer opinando pelo acolhimento das razões expostas pela legenda socialista.

A Procuradoria Geral ratificou o entendimento do TSE no sentido de que, conforme a jurisprudência pátria, o mandato parlamentar pertence ao partido político pelo qual o candidato fora eleito, e que, no caso em concreto, houve, de fato, o pedido de desfiliação do suplente Davi Muniz, que ingressou nos quadros do PSD.

Além disso, a Procuradoria ressalta que, nos autos do Recurso Ordinário Eleitoral n.º 1150 (0600569-66.2023.6.17.0000), através do qual o suplente Davi Muniz buscava obter o direito de assumir a vaga ocupada pelo Deputado Jarbas Filho, em virtude da desfiliação partidária deste, o TSE já tinha se posicionado contrariamente ao pleito de Davi Muniz.

Através de decisão da lavra do eminente Ministro Raul Araújo, em acompanhamento ao parecer do Vice Procurador Geral Eleitoral, o TSE se manifestou expressamente a respeito da condição do suplente Davi Muniz, adotando o entendimento de que “ao se desfiliar do PSB, partido pelo qual figurou como primeiro suplente (condição que lhe confere mera expectativa de direito de eventualmente exercer o mandato), Davi Bernardo Muniz se desqualificou para assumir a titularidade do cargo em caso da necessidade de suplência”.

Assim, acolhendo o parecer da Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa, e em respeito ao já deliberado pela colenda Justiça Eleitoral, o Presidente Álvaro Porto realizou a convocação do suplente de Deputado Estadual Junior Matuto para tomar posse e ocupar a vaga aberta em decorrência do lamentável passamento do ex-deputado José Patriota.