Em Nova York, Haddad diz que despesas estão dentro do arcabouço

Após crescimento no meio do ano, os gastos com a Previdência Social e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) acomodaram-se em agosto e setembro, melhorando as expectativas de o governo cumprir a meta de déficit fiscal zero em 2024, disse nesta segunda-feira (23) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Acompanhado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad reuniu-se com representantes de agências de classificação de risco em Nova York.

“Em maio deste ano, estávamos muito preocupados com a evolução [dos gastos] de Previdência e BPC, e essas despesas ficaram mais acomodadas nesse quarto Relatório [Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas]. Então a equipe está mais tranquila em relação a isso. E do ponto de vista da receita, as medidas tomadas pelo Senado compensam em parte, pelo menos, a questão da prorrogação da reoneração da folha”, declarou Haddad após o encontro.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Na manhã desta segunda-feira (23), a candidata à Prefeitura do Recife, Dani Portela (PSOL/ Rede), participou de uma sabatina na sede do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE. Ela falou sobre as suas propostas para o Recife e o que pode fazer para impulsionar e melhorar o comércio da cidade. 

A entrevista foi conduzida pelo jornalista e apresentador Aldo Vilela e, como convidados, estavam o presidente do Fecomércio, Bernardo Peixoto, a professora e cientista política, Priscila Lapa e o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e economista, Luiz Maia. A candidata iniciou a sua fala apontando que o Recife, atualmente, é a segunda cidade mais desigual do país e as razões dessa desigualdade perpassam por questões como, classe social, gênero e raça. 

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fixou prazo de cinco dias para que sejam apresentados documentos complementares da representação da plataforma X em território brasileiro, bem como da regularidade da constituição de seus novos advogados. A decisão se deu na Petição (PET) 12404, em que o X Brasil informou a representação pela advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição.

Entre as medidas determinadas pelo ministro, devem ser apresentadas as procurações da Twitter International Unlimited Company e da T.I. Brazil Holdings LLC à advogada, bem como a comprovação de regularidade da indicação da nova representante na Junta Comercial do Estado de São Paulo.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O candidato à Prefeitura do Recife, Daniel Coelho (PSD), participou da série de entrevistas promovida pela Fecomércio/PE com os prefeituráveis nesta segunda-feira (23). Ele chegou à sede da instituição, no bairro da Boa Vista, acompanhado da candidata a vice, Mariana Melo (PSDB).

Durante a entrevista, Daniel reforçou a importância de incentivar o empreendedorismo para impulsionar o comércio do Centro. “A morte da rua da Imperatriz é fruto do abandono do Centro. Um negócio não se viabiliza apenas com isenção de IPTU. Vamos criar estímulos econômicos, junto com o Governo do Estado, para atrair os empreendimentos para a região do Centro da cidade”, disse.

Palmares - Natal Encantado 2025

Diante de um público formado por representantes dos mais diversos segmentos da sociedade, o candidato da Frente Popular ao Executivo Municipal, Elias Gomes (PT), apresentou, na noite do sábado (21), o plano de governo da coligação para a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. 

O candidato aponta que o documento foi elaborado a partir de um amplo e democrático processo de escuta popular que, durante meses, percorreu bairros e comunidades das sete regionais do município. A iniciativa nasceu a partir do Bora Mudar Jaboatão, plenárias que objetivaram reunir as principais demandas de cada localidade da cidade como ferramenta para elencar prioridades.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) enviou nota à imprensa com as informações da decretação de prisão do cantor Gusttavo Lima e do empresário Bóris Maciel Padilha. O órgão também informou que não haverá julgamento de recurso da Operação Integration nesta terça-feira (24).

Confira a íntegra:

A Assessoria de Comunicação do TJPE informa que na tarde desta segunda-feira (23), no âmbito da “Operação Integration”, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro relacionado à exploração de jogos do bicho e jogos de azar, o juízo da 12ª Vara Criminal da Capital, após manifestação do Ministério Público de Pernambuco, acolheu a representação da autoridade policial e decretou a prisão preventiva de mais dois investigados na operação – Bóris Maciel Padilha e Nivaldo Batista Lima (Gusttavo Lima).

Ipojuca - Acerte as contas

A Assembleia Geral da Nações Unidas declarou o dia 23 de setembro como o Dia Internacional das Línguas de Sinais. Para celebrar a data, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresenta alguns mecanismos e serviços que a Justiça Eleitoral integrou à Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ampliar a inclusão e a acessibilidade de eleitoras e eleitores com deficiência auditiva. O objetivo da Justiça Eleitoral é garantir a essa importante parcela do eleitorado o exercício do direito ao voto e a obtenção de informações. 

Todas as urnas eletrônicas disponibilizadas no dia das eleições apresentam intérprete de Libras na tela. A ferramenta foi incluída pelo TSE pela primeira vez no equipamento em 2022.

Apesar de frustrações importantes de receitas, como a dos processos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o governo manterá a meta de déficit primário zero em 2024, com a devida margem de tolerância, disse nesta segunda-feira (23) o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Gustavo Guimarães. Para este ano, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o novo arcabouço fiscal preveem margem de tolerância de 0,25 ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB).

Com essa margem de tolerância, o Governo Central – Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central – poderá fechar 2024 com déficit primário de até R$ 28,75 bilhões. O déficit primário representa o resultado negativo das contas do governo sem os juros da dívida pública.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, apresentou o Pacto pela Transformação Ecológica entre os Três Poderes do Estado Brasileiro durante sua fala do Action Day, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento ocorreu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e foi organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O ministro explicou que se trata de compromisso assinado no mês passado entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para promover a agenda ambiental e climática e definir um novo rumo de desenvolvimento econômico para o país. Segundo ele, o pacto tem 26 objetivos que envolvem medidas legislativas, administrativas e judiciárias, como agilizar a aprovação de leis e julgamentos.