App da Justiça Eleitoral recebe mais de 38 mil denúncias de publicidade irregular em campanhas

O aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, recebeu mais de 38 mil denúncias de publicidade irregular na campanha das eleições municipais deste ano. O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro. Já o segundo turno acontece no último domingo do mês, dia 27.

De acordo com o monitor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maior parte dos casos se refere às eleições ao cargo de vereador – são mais de 20,7 mil pedidos de apuração de irregularidades. Já na campanha para prefeito, são mais de 10 mil denúncias.

Quanto ao tipo de irregularidade, 11% dos relatos dizem respeito a propagandas na internet e 89% a outras formas de propaganda geral nas ruas. De acordo com o TSE, as denúncias são encaminhadas ao juízo eleitoral competente, “a fim de exercer o poder de polícia eleitoral”.

Entre os Estados, São Paulo (SP) lidera o ranking, com 7.586 denúncias. Minas Gerais (MG) aparece em segundo, com 4.705, e o Rio Grande do Sul (RS) em terceiro, com 3.930.

Do Estadão.

O candidato do PL à Prefeitura de Caruaru, Fernando Rodolfo, afirmou que a cidade precisa “ter a coragem de mudar, de virar a página e olhar para o futuro”.

“Todos os dados socioeconômicos mostram que perdemos o protagonismo. Precisamos acreditar que somos capazes de mudar, não podemos buscar no passado o futuro”, continuou.

Fernando comparou sua candidatura com as de adversários. “O que eu tenho de diferente a oferecer à população de Caruaru é o futuro. Caruaru com Zé Queiroz não tem futuro. Caruaru com Rodrigo Pinheiro não tem futuro. São candidatos que representam o passado. São famílias tradicionais que dominam a política da nossa cidade há 40 anos, revezando-se a cada eleição. Foi por causa dessa maneira de fazer política que Caruaru foi deixada para trás por outras cidades como Petrolina e Campina Grande”, apontou.

O candidato prometeu trazer desenvolvimento e devolver a autoestima do caruaruense. “Nossa mensagem é clara e está alinhada com o futuro de Caruaru: transformar a próxima geração através do conhecimento e resgatar o orgulho de quem vive aqui. Queremos uma Caruaru pujante, como era antes de essas três famílias destruírem a esperança do nosso povo. Sim, nós podemos”, finalizou.

Petrolina - Destino

Neste domingo (15), o prefeito de João Alfredo e candidato à reeleição, Zé Martins, realizou um arrastão pelas principais ruas da cidade, reunindo, segundo sua equipe de campanha, mais de 12 mil pessoas.

O evento contou com a participação de figuras políticas como o candidato a vice-prefeito Adeildo Filho (Cabôco de Véi de Dada), o deputado federal João Paulo Costa e a presidente estadual do Solidariedade, ex-deputada federal Marília Arraes.

“Meu amor por esta terra aumenta a cada dia com a demonstração de força e carinho que recebemos do povo”, discursou o candidato.

João Paulo Costa também destacou a importância da mobilização e reforçou seu apoio à candidatura. “Conte comigo, Zé, com o Ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho e com todo esse time que quer o melhor para João Alfredo”, declarou.

Marília Arraes, por sua vez, enfatizou a importância do trabalho de campanha. “Vamos virar votos, conquistar mais um a cada dia para enchermos a urna com votos para Zé Martins e Cabôco”, disse.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, defendeu hoje a candidata do PL à prefeitura de Olinda, Izabel Urquiza, após falas da ex-prefeita Luciana Santos e do candidato do PT, Vinícius Castello.

“Nem Luciana Santos nem o candidato dela devem ter conhecimento de que nas últimas eleições eu e Izabel vencemos em Olinda. Isso significa que Olinda mudou, não é curral esquerdista. Bolsonaro esteve aqui e foi ovacionado, disse se sentir o ex mais amado do Brasil. Queria ver Lula vir a Olinda e andar na rua ao lado de Vinícius, mas também de Luciana e Renildo, símbolos do atraso. Bolsonaristas, direitistas, mas sobretudo os que querem o bem de Olinda votam em Izabel, de longe a mais preparada e experiente para virar a chave e mudar Olinda.”

Anderson também destacou que, nos próximos dias, vai às ruas de Olinda ao lado de Izabel em reforço a campanha.

Toritama - Tem ritmo

O ex-prefeito de Goiana, Beto Gadêlha, faleceu neste domingo (15), aos 77 anos. Desde o início do ano, ele fazia tratamento contra o câncer que surgiu no pulmão, mas que agravou-se e, há uma semana, vinha apresentando dificuldades de falar.

Hoje, Beto sofreu um mal-estar e foi transferido para o Hospital Português, no Recife. Por volta das 16h, sofreu uma parada cardíaca.

O velório tem previsão para iniciar ainda hoje, na Câmara Municipal de Goiana e o sepultamento será no Cemitério Municipal, às 17h da segunda-feira.

Natural de Goiana, José Roberto Tavares Gadêlha nasceu no dia 13 de março de 1947. Ele foi prefeito do município entre 1993 e 1996 e também entre 2005 e 2006, quando teve o mandato cassado. Beto Gadêlha também foi vereador entre 2013 e 2016. E também exerceu mandato de deputado estadual de 1999 a 2002.

Sobrinho de Beto Gadêlha, Danilo Gadêlha disse que o tio conseguiu vencer na vida como comerciante e depois se dedicou à política para marcar seu nome com realizações positivas para a população de Goiana. “Ele cumpriu bem a sua missão de vida”, disse Danilo.

Do Blog Dantas Barreto.

Palmares - Forró Mares

Neste domingo, o prefeito Keko do Armazém, candidato à reeleição no Cabo de Santo Agostinho, realizou uma caminhada de campanha nas ruas do distrito de Ponte dos Carvalhos.

De acordo com a organização da campanha, o ato durou mais de duas horas.

“O povo reconhece a dedicação de nossa gestão. Além de uma boa gestão resgatamos a confiança das pessoas. Política é lugar de gente do bem, por isso, arrastamos tanta gente nessa caminhada de hoje”, disse o prefeito.

Ipojuca - No grau