Prefeitura de Trindade realiza licitação milionária em período eleitoral

A Prefeitura de Trindade, localizada no Sertão pernambucano, realizou licitação para aluguel de 36 veículos, por um período de 180 dias, incluindo sedans executivos e diversos outros, recentemente, pela exorbitante cifra de R$ 1.802.199,30 (um milhão, oitocentos e dois mil, cento e noventa e nove reais e trinta centavos).

O valor em questão seria suficiente para adquirir 20 veículos novos, que poderiam ser incorporados ao patrimônio público municipal. A licitação ocorre em plena campanha eleitoral, onde a atual gestora, Helbinha Rodrigues, está concorrendo à reeleição. 

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Por Larissa Rodrigues 

Repórter do blog

No debate promovido pelo portal g1 de Pernambuco, na tarde desta terça-feira (10), entre os candidatos e candidatas à Prefeitura de Olinda, o interesse dos postulantes ficou concentrado muito mais em atacar os adversários, promover acusações e questionar apoios de aliados.

Houve pouca discussão sobre os problemas da cidade e as soluções de cada projeto. Ficou difícil entender qual a proposta de cada campanha para Olinda. Participaram Mirella Almeida (PSD), Márcio Botelho (PP), Antônio Campos (PRTB) e Izabel Urquiza (PL). De maneira geral, Mirella foi a mais atacada, mas não deixou de alfinetar também os opositores.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A integração entre os instrumentos de financiamento com as políticas públicas setoriais – como Nova Indústria Brasil e o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) – foi tema da reunião de instalação do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais (Coriff), comandado pela Sudene, realizada nesta terça-feira (10). O objetivo é que os recursos disponíveis em crédito para investimentos nos 11 estados da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste sejam aplicados estrategicamente na promoção do desenvolvimento regional. 

“É preciso integrar as políticas e os instrumentos de financiamento, pois estes estão aquém do que deve ser destinado ao Nordeste para quebrar a lógica do aprofundamento das desigualdades”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, na abertura da reunião. 

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Responsável por investigar irregularidades trabalhistas, o Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou um inquérito civil para apurar as recentes denúncias contra o ex-ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Almeida, acusado de assédio sexual.

Segundo a assessoria do órgão, a Procuradoria Regional do Trabalho no Distrito Federal e no Tocantins (PRT-10) recebeu uma denúncia anônima contra Silvio Almeida depois que o portal de notícias Metrópoles noticiou que um grupo de mulheres procurou a organização de apoio a vítimas de violência sexual Me Too para denunciar o então ministro por assédio sexual.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) escolheu, por unanimidade, o ministro Cristiano Zanin para o cargo de presidente do colegiado. A eleição foi realizada na sessão desta terça-feira (10).

O ministro Zanin integra a Turma desde agosto de 2023. O sistema de rodízio de presidentes está previsto no Regimento Interno do STF. O artigo 4º estabelece que a Turma é presidida pelo ministro mais antigo dentre seus membros, por um período de um ano, e a recondução é vedada até que todos os seus integrantes tenham exercido a Presidência, observando-se a ordem decrescente de antiguidade.

Palmares - Natal Encantado 2025

Na manhã desta terça-feira (10), Dani Portela (PSOL/ Rede), candidata à prefeitura do Recife, esteve presente em uma conversa com diretores e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife). No encontro, Dani ouviu as sugestões, pleitos e demandas do varejo e para o Centro do Recife, além de apresentar as suas propostas de governo para o segmento. A candidata falou sobre a importância de vincular o crescimento econômico junto com o desenvolvimento social. “A gente só reduz a desigualdade se não colocarmos o objetivo de lucro acima da vida das pessoas. Afinal, uma cidade melhor para todo mundo, será melhor para o comércio e todas as áreas da cadeia produtiva”, destacou Dani Portela. 

A candidata falou que, para revitalizar o Centro do Recife é necessário pensar em políticas públicas para diversas áreas. “Eu penso o centro como o coração da cidade. Se ele está assim, pulsando de forma ruim, abandonado e inseguro, a periferia está muito pior. Precisamos olhar para o centro do Recife com o movimento de ida e vinda. As pessoas para chegarem ao centro, precisam de transporte público de qualidade, porque mesmo quem vem de carro precisa deixá-lo em algum lugar e vir caminhando até o Centro. E aí entramos na questão da insegurança. Um grande percentual das pessoas que andam pela área, têm reclamado da falta de segurança. São várias questões que precisam ser trabalhadas”, reforçou a candidata.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), anunciou, em inserções veiculadas na TV, a construção de uma nova travessia sobre o Rio Capibaribe para melhorar a mobilidade na capital pernambucana. A Ponte Cordeiro-Casa Forte será mais uma ligação entre as zonas Norte e Oeste e, juntamente com outras vias já existentes, permitirá o deslocamento até o bairro de Boa Viagem, na Zona Sul, sem passar pela Avenida Agamenon Magalhães, na área central da cidade. A novidade é um dos compromissos de campanha de João Campos para um segundo mandato à frente da Prefeitura.

A ideia é que o novo equipamento viabilize a conexão entre o entorno da Avenida 17 de Agosto, na Zona Norte, e a Avenida General San Martin, na Zona Oeste, permitindo seguir pelas avenidas João Cabral de Melo Neto, Recife e Presidente Dutra, pelo Viaduto Tancredo Neves e pela Rua Ernesto de Paula Santos até a Praia de Boa Viagem. Com essa realização, João Campos vai completar uma lacuna fundamental da 3ª Perimetral do Recife, corredor viário projetado por engenheiros ainda na década de 80.

O candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado (PL), realizou uma caminhada no camelódromo do Recife na tarde desta terça-feira (10), acompanhado da sua vice Leninha Dias (PL) e por apoiadores.

Durante a caminhada, Gilson Machado destacou a importância de fortalecer o comércio local e melhorar as condições para os trabalhadores informais. Entre as principais iniciativas estão a promoção de mutirões de serviços emergenciais pela prefeitura, com o objetivo de resolver problemas das pessoas, aumentar a oferta de empregos e aquecer a economia da cidade. “Queremos garantir o sustento de muitas famílias e mostrar que o trabalhador informal é valorizado e reconhecido como um verdadeiro empreendedor”, afirmou Gilson.

Por seus relevantes serviços prestados na saúde municipal, Vertentes recebeu chancela da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, e se tornou elegível para receber a implantação de um polo de medicina na cidade. O anúncio deste grande marco foi realizado pelo prefeito Romero Leal (PSDB) e pelo secretário municipal de saúde, Elídio Moura, em um vídeo publicado nas redes sociais do chefe do executivo na tarde desta terça-feira (10).

A elegibilidade para participar do edital de implantação desse polo de medicina no município se deu após uma visita do diretor da universidade em Pernambuco. Nesse encontro, foram analisados quesitos como funcionamento do hospital, cirurgias realizadas, exames ofertados pela rede municipal, atendimentos ambulatoriais especializados, entre outros.

Nesta terça-feira (10), os deputados Waldemar Borges, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), e Sileno Guedes, líder do PSB, entregaram um documento à Polícia Civil cobrando a apuração sobre a falta de alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros em 98% das escolas estaduais. A ação busca garantir que alunos e funcionários das escolas estaduais não fiquem expostos a riscos de segurança.

A entrega ocorreu na sede da Polícia Civil de Pernambuco, onde Borges e Guedes protocolaram o documento para o delegado-geral, Renato Costa. Waldemar reiterou que a denúncia foi feita com base em um levantamento em 90 escolas, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). “Viemos aqui para entregar este documento ao Dr. Renato Costa, delegado-geral da Polícia Civil, solicitando uma investigação sobre a situação das escolas públicas estaduais que não têm o alvará do Corpo de Bombeiros, conforme levantamento do Tribunal de Contas. Estamos aqui para garantir que essa situação seja investigada e que as escolas sejam regularizadas, o que o governo do Estado teve quase dois anos para resolver”, afirmou o parlamentar.