Justiça Eleitoral confirma registro de candidatura do vice-prefeito do Cabo

Em decisão assinada pela Juíza da 15º Zona Eleitoral do Cabo de Santo Agostinho, Sílvia Maria de Lima Oliveira, neste sábado (17), foi confirmada a regularidade de filiação partidária do candidato a reeleição do vice-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, José de Arimatéia, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A decisão pede que o Cartório Eleitoral faça a regularização usando como data o dia 07 de janeiro de 2022.

A decisão afasta qualquer tipo de especulação em relação à mudança no nome do vice-prefeito, que compõe a chapa da situação, liderada pelo prefeito Keko do Armazém, na coligação “União pelo bem do Cabo”. No pedido de confirmação de sua candidatura, Arimatéia informou à Justiça Eleitoral que solicitou sua desfiliação do Solidariedade (SD), por conta de sua entrada no PT, fato amplamente divulgado pelas redes sociais na época.

O possível não reconhecimento do registro de candidatura do vice-prefeito do Cabo pelo PT movimentou os bastidores da política local nos últimos dias. A oposição ocupou as redes sociais e colocou o assunto em pauta, mas a decisão do TRE encerra definitivamente o assunto. “Apenas por uma falha da direção do partido, o nome de Arimatéia deixou de fazer parte da lista dos filiados enviada à justiça”, justificou o jurídico do petista no pedido de regularização do registro.

José de Arimatéia disse que não tinha dúvidas de que a Justiça reconheceria seu registro de candidatura pelo PT. “Com a decisão da justiça, o processo de filiação está devidamente corrigido, mostrando que não havia qualquer motivo para eventual impugnação de registro. Vamos continuar firme fazendo nossa campanha”, disse Arimatéia.

O deputado federal Fernando Monteiro está comprometido com a solução para o fornecimento de energia nos projetos agrícolas da Bacia do São Francisco, em especial no Sistema Itaparica. Cerca de 400 manifestantes haviam interditado, hoje cedo, as quatro alças do Trevo do Ibó, em Belém do São Francisco, reivindicando o retorno da energia elétrica para irrigação das áreas.

O parlamentar está articulando, na Câmara dos Deputados, o pedido de urgência para votação do Projeto de Lei 2113/2024, de sua autoria, que prevê a utilização otimizada, pelos projetos irrigados, do montante energético anual não consumido pelo Projeto de Integração do São Francisco. A ideia é converter o Projeto de Lei em Medida Provisória e agilizar que entre em vigor. “Vamos incluir na legislação a previsão de utilização, por 20 anos, da energia não utilizada pelo PISF”, explica. “Os projetos de irrigação do Sistema Itaparica participam muito fortemente da nossa economia, contribuindo com a geração de emprego e renda e impactando nas vidas de mais de 50 mil pessoas”, completa o deputado.

O padre Luciano Pereira, representante da Diocese de Floresta e que está ao lado dos movimentos sociais e do sindicato dos agricultores reassentados do Sistema Itaparica, apresentou a posição de Fernando Monteiro aos trabalhadores. Segundo ele, todo o grupo, incluindo a coordenação, sindicatos, distritos e polo, acolheu com muita esperança a proposta do parlamentar. 

“O deputado Fernando Monteiro assumiu essa nossa luta. Ele está em contato comigo e empenhadíssimo para que tudo se resolva de forma concreta. Estamos confiantes que este projeto pode resolver nosso problema”, confirma Padre Luciano.

Clarissa Tércio, candidata a prefeita de Jaboatão pelo PP, realizou uma caminhada no Mercado das Mangueiras, neste sábado (17), onde foi calorosamente recebida pelos feirantes e moradores locais, com demonstrações de apoio ao projeto de mudança defendido por ela. Na ocasião, a candidata reafirmou seu compromisso com a melhoria do local, que tem estrutura precária e problemas que comprometem tanto a segurança quanto a saúde pública na área.

A candidata aponta que o Mercado das Mangueiras está sem banheiros adequados, com o teto em ruínas e esgoto a céu aberto. Ela constatou que, em dias de chuva, os comerciantes enfrentam inundações, já que o sistema de drenagem está completamente entupido. Apesar de todas as dificuldades, os próprios comerciantes se esforçam para melhorar o ambiente, chegando a arcar com o custo do piso do mercado.

“Muito bom receber o carinho e o apoio das pessoas que, infelizmente, convivem com a condição inadmissível do mercado. Ver esses trabalhadores enfrentando condições tão precárias, sem o mínimo de segurança e higiene, é revoltante. O poder público tem o dever de garantir que mercados como este sejam locais seguros e dignos para os comerciantes e clientes. Comprometo-me a lutar por mudanças urgentes, para que as pessoas possam trabalhar com dignidade. Não podemos mais permitir que o abandono e a falta de cuidado sigam prejudicando quem depende desse mercado para sobreviver”, disse a candidata.

O candidato a prefeito de Camaragibe pelo Republicanos, Diego Cabral, abriu a agenda de campanha no fim de semana com um adesivaço de veículos em cinco pontos da cidade, na manhã deste sábado (17). “Muito bacana começar a agenda do fim de semana recebendo o carinho das pessoas que fazem questão de colorir os seus carros com as nossas cores, as cores da esperança e da renovação. Vamos em frente, com muita disposição e humildade, vencer essa eleição e fazer de Camaragibe uma cidade melhor para todos”, disse Diego Cabral. 

Logo cedo, o republicano foi à Praça do Açude, no bairro do Timbi, para começar o adesivaço. Ele estava acompanhado da candidata a vice-prefeita na aliança “Um novo tempo de trabalho”, Comandante Débora (PT). Os candidatos também seguiram para o Parque Maria Amazonas e Centro de Camaragibe, onde o adesivaço também estava sendo realizado. Eles ainda acompanharam a iniciativa em Aldeia (Km 10). A Praça do Santana também foi outro ponto do adesivaço. Durante o restante da campanha, o adesivaço ocorrerá diariamente em dois pontos: na sede do partido Republicanos (Praça da Coimbral) e na sede do Comitê (Avenida Belmino Correia, ao lado da Comercial DezDez). Diego Cabral fechou o sábado com reuniões internas entre a equipe de campanha e apoiadores.

Em Água Preta, mantendo uma tradição que ficou conhecida por causa do ex-governador Miguel Arraes, foi na feira livre, juntinho da população, que a vice-presidente nacional do SOLIDARIEDADE, Marília Arraes, e o candidato a prefeito da legenda no município, o ex-deputado estadual e federal João Fernando Coutinho, abriram a temporada de campanha de rua na cidade, com uma grande caminhada e um comício relâmpago. Ao lado do ex-prefeito Eduardo Coutinho, do candidato a vice-prefeito, o ex-vereador Elias do Alegrete, e outras lideranças locais, o grupo recebeu o carinho e o apoio da população e mostrou sua força política.

Animado, João Fernando agradeceu o apoio e convocou a população para transformar a cidade. “Nossa caminhada está apenas começando e a gente vai seguir juntos, em cada caminhada, em cada conversa, em cada reunião. Com o apoio e a confiança de nossa gente é que vamos trazer de volta a esperança e os sorrisos para nossa cidade. Do lado de cá estamos prontos para uma campanha limpa, correta, sem agressões ou mentiras. Do lado estamos eu, Elias, Eduardo Coutinho, João e Pedro Campos e o presidente Lula. E o povo sabe qual é o lado certo para Água Preta voltar a ter orgulho e oportunidades”, afirmou. 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco acatou, neste sábado (17), uma ação, de autoria da Frente Popular do Jaboatão dos Guararapes, e aplicou multa ao prefeito Mano Medeiros (PL) por propaganda irregular. Em mais uma decisão contrária à campanha à reeleição do apadrinhado político do ex-prefeito Anderson Ferreira (PL), a Justiça observou a “incontroversa a ausência do nome da candidata a vice-prefeita” em peças publicadas no perfil oficial de Mano no Instagram.

Ao deferir o pedido de liminar para determinar ao prefeito Mano Medeiros a remoção em até 24 horas dos conteúdos irregulares, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil, a juíza Izabela Miranda Carvalhais de Barros Vieira, da 101ª Zona Eleitoral, citou o art. 36 da Resolução 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Defiro o pedido de medida liminar para determinar que o representado Luiz José Inojosa de Medeiros, no prazo de 24 horas, remova as publicações veiculadas em seu perfil no Instagram […] sem menção ao nome da candidata a vice-prefeita. […] Apresentada defesa ou decorrido o prazo respectivo, intime-se o Ministério Público Eleitoral (MPE) para emitir parecer, no prazo de um dia”, pontuou a magistrada.

Confira o documento:

Neste sábado (17), a candidata à prefeitura do Recife, Dani Portela (PSOL/Rede), participou, juntamente com a candidata à vice Alice Gabino, da assinatura da carta-compromisso pela mobilidade sustentável apresentada pela Ameciclo. Antes da assinatura, as candidatas participaram do lançamento da candidatura de Jô Cavalcanti à vereança do Recife e circularam pelo Mercado da Boa Vista, onde conversaram com apoiadores. 

A Carta pela Mobilidade Sustentável se refere à formalização do compromisso da candidatura da coligação Recife com a Cara da Gente com as demandas e propostas relacionadas à mobilidade ciclística. O documento é elaborado pela Associação de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo). A organização é voltada para a defesa dos direitos dos ciclistas e à melhoria da infraestrutura urbana para o uso de bicicletas na região metropolitana da cidade. 

Durante a ocasião, Dani destacou a importância desse compromisso. “Hoje, o Recife não é apenas a capital de Pernambuco. O Recife é a capital dos congestionamentos e da demora. O Recife é a cidade com maior tempo de espera e a segunda cidade com maior tempo de viagem do Brasil, quando falamos de transporte público. Esse modelo de mobilidade, não é mais possível se pensarmos em uma cidade sustentável e resiliente, que seja capaz de enfrentar as consequências das mudanças climáticas. Esse compromisso que assino hoje, proposto pela Ameciclo, converge com as prioridades do nosso plano de governo”, destacou a candidata. 

Após ter declarado possuir um patrimônio de R$ 1.500.865.000,00 em bens declarados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidata a vereadora de Garanhuns, delegada Débora Almeida (PSB), enviou uma nota ao blog explicando que ocorreu um erro na digitação na hora da declaração dos bens que possui. 

Confira abaixo a nota

Foi com estranheza que recebemos, através da Imprensa, a informação inverídica e equivocada em relação à nossa declaração de bens junto aos órgãos da Justiça Eleitoral. 

O que ocorreu foi um erro de digitação da equipe de contabilidade vinculada ao nosso partido.

Nossa candidatura segue firme, forte e, com a bênção de Deus e a força do nosso povo, chegaremos à Câmara Municipal de Garanhuns para exercer um mandato com base na transparência, lisura e verdade.

Delegada Débora Bandeira

Candidata a vereadora de Garanhuns

As agendas de campanha de Francisco Padilha (PDT) rumo à Prefeitura do Paulista começaram com grande receptividade. Neste sábado (17), a Igreja de Santa Isabel, cartão postal da cidade, reuniu eleitores e militantes que seguiram em caminhada pela feira. Momento de ouvir as pessoas e o sentimento de esperança em mudar a cidade.

A sexta-feira (16) terminou com uma grande caminhada pelas ruas de Jardim Paulista, sempre ao lado da candidata a vice-prefeita, Aron Gomes (PT).  A Coligação a “Mudança que Paulista Quer” é formada pelo PDT e por toda a Federação Brasil da Esperança, que inclui os partidos PT, PCdoB e PV.

A candidata à Prefeitura de Olinda, Mirella Almeida (PSD), aproveitou a manhã deste sábado (17) para andar pelas ruas de Rio Doce. Ela e o postulante a vice, Chiquinho (Solidariedade), percorreram corredores, além de conversar com comerciantes da feira do bairro. O ato teve a presença do Professor Lupércio (PSD), atual gestor do município.

“Olinda quer seguir mudando e melhorando em tudo. Temos boas propostas e vamos trabalhar muito para fazer mais obras e novas ações por toda a cidade”, prometeu Mirella.

Lupércio destacou as ações da gestão no bairro e a dedicação que Mirella tem para governar a cidade. “Requalificamos a Feira de Rio Doce, pavimentamos várias ruas, melhoramos a estrutura dos postos de saúde e colocamos a UPA para funcionar. Sabemos que, agora, a cidade é outra.  Muito já foi feito e Mirella vai fazer muito mais”, comentou o gestor.