Barroso defende conduta de Moraes e diz que há “tempestade fictícia”

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o ministro Gilmar Mendes defenderam nesta quarta-feira (14) a atuação do ministro Alexandre de Moraes na Corte. As declarações foram feitas durante a abertura da sessão desta tarde.

Nesta terça-feira (13), o jornal Folha de S.Paulo publicou uma reportagem na qual acusa Moraes de usar “formas não oficiais” para determinar a produção de informações para investigar aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro durante as eleições de 2022, período em que o ministro foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dados foram utilizados em inquéritos que investigam a disseminação de fake news e a atuação de milícias digitais durante o governo do ex-presidente. 

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Após a repercussão de que o ministro Alexandre de Moraes teria usado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de forma extraoficial, para embasar inquéritos de sua relatoria no Supremo Tribunal Federal (STF) que investigam aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Ordem dos Advogados do Brasil publicou uma nota afirmando que solicitará acesso imediato aos autos de inquéritos que tramitam na Suprema Corte. 

Mesmo não citando nominalmente Moraes, o comunicado publicado nesta quarta-feira (14) pela OAB se refere ao magistrado.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Um vídeo enviado ao blog por um leitor mostra que a criminalidade em Pernambuco – literalmente -, perdeu o medo do perigo. Um homem, ainda não identificado, foi flagrado pelos populares cortando a fiação, em plena luz do dia, com trânsito intenso – aparentemente sem medo de ser pego pela polícia. O fato aconteceu na Avenida Visconde de Albuquerque, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife.

Confira o flagra

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Em um flagrante desrespeito às normas de transparência e ética, a esposa do vice-prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena Lins, foi descoberta recebendo auxílio emergencial de forma indevida. A fraude envolve uma possível falsificação de uma declaração de pobreza, que pode ter sido utilizada por Marilene Queiroz Dias Lins para driblar os critérios de elegibilidade do benefício destinado aos mais vulneráveis durante a pandemia da COVID-19. 

O escândalo levanta sérias questões sobre a integridade dos agentes públicos locais e a aplicação justa dos recursos destinados à população em necessidade. As autoridades já estão investigando o caso, que pode resultar em graves repercussões legais para o vice-prefeito e sua esposa.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) o Projeto de Lei 3148/24, do deputado Felipe Carreras (PSB), que inscreve o nome do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no Livro dos Heróis da Pátria. A matéria será enviada ao Senado.

A matéria foi relatada pelo deputado Pedro Campos, filho do homenageado, que ressaltou a unanimidade das lideranças partidárias em apoiar a homenagem. “Herói é aquele que cuida de nós, como nossos pais desde o nosso nascimento. Mas Eduardo é mais que isso. A inscrição no livro é um movimento desta Câmara em reconhecimento ao cidadão que o vê como um herói em defesa do povo brasileiro”, afirmou.

Palmares - Natal Encantado 2025

Nesta quarta-feira (14), em texto enviado ao blog, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) afirma ter constatado, junto aos profissionais, que o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) está descumprindo o prazo legal para o tratamento da doença na unidade. 

Além disso, também foi relatado que problemas com equipamentos e insumos de baixa qualidade tem provocado a demora no diagnóstico e nos procedimentos, comprometendo o serviço disponibilizado à população.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O deputado federal Lula da Fonte (PP) foi designado relator da Medida Provisória 1.248, que aloca R$ 1,4 bilhão para enfrentar o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. A MP destina recursos para restaurar a infraestrutura e apoiar as comunidades afetadas pelos desastres naturais. A decisão, anunciada pela Comissão Mista de Orçamento, sublinha a urgência das ações necessárias para a recuperação do estado.

Lula da Fonte enfatizou a importância da MP para garantir a continuidade das atividades essenciais e promover a recuperação econômica e social no Rio Grande do Sul. “É um desafio importante para ajudar o estado a superar as consequências dos eventos climáticos extremos. Nosso objetivo é assegurar que os recursos sejam bem utilizados e que todas as áreas necessitadas recebam o apoio adequado”, afirmou o deputado.

O prefeito Simão Durando e o candidato a vice, Ricardo Coelho, decidiram realizar seu primeiro grande ato de largada da campanha à reeleição no bairro mais populoso de Petrolina, o José e Maria. Os candidatos do União Brasil pretendem puxar uma caminhada com centenas de apoiadores a partir das 16h44, na próxima sexta-feira (16). Além de Simão e Ricardo, a “caminhada azul” terá a participação do ex-prefeito Miguel Coelho, dos deputados Fernando Filho, Antonio Coelho, o ex-senador Fernando Bezerra e diversos candidatos a vereadores da coligação “Petrolina Seguindo em Frente”.

Antes desse evento, o prefeito inaugura oficialmente a agenda de campanha na Zona Oeste. Simão fará, a partir das 10h30, uma visita ao longo do comércio da Avenida dos Tropeiros, no bairro Pedro Raimundo.

O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Waldemar Borges, demonstrou apreensão com os números apresentados pelo Governo do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023, divulgado nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

De acordo com o indicador, Pernambuco registrou 4,5 pontos no ensino médio, ficando abaixo da meta do Ideb projetada para o estado. Nos anos iniciais do ensino fundamental, de responsabilidade principalmente dos municípios (1º ao 5º), o estado alcançou 5,7 pontos. O resultado representa um avanço de 0,2 pontos a mais do que a meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, de responsabilidade dos municípios e do estado, Pernambuco também atingiu a meta, com 5,0 pontos.

O ministro de Portos e Aeroportos e deputado federal licenciado, Silvio Costa Filho, voltou à tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (14), para a sessão solene em homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, cujo falecimento completou dez anos ontem. 

“Tive o privilégio de servir ao meu estado como secretário do governador Eduardo Campos ainda muito jovem. Eduardo era uma grande referência para todos nós pela sua capacidade de trabalho, pela sua capacidade de unir, de poder traduzir o Brasil nas ideias, nos desejos e nos anseios. Sem dúvida nenhuma, um dos melhores quadros do nosso País. Um homem que traduz a boa política. Eduardo Campos está no coração de todos os brasileiros”, destacou Silvio Costa Filho.