Barroso defende conduta de Moraes e diz que há “tempestade fictícia”

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o ministro Gilmar Mendes defenderam nesta quarta-feira (14) a atuação do ministro Alexandre de Moraes na Corte. As declarações foram feitas durante a abertura da sessão desta tarde.

Nesta terça-feira (13), o jornal Folha de S.Paulo publicou uma reportagem na qual acusa Moraes de usar “formas não oficiais” para determinar a produção de informações para investigar aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro durante as eleições de 2022, período em que o ministro foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dados foram utilizados em inquéritos que investigam a disseminação de fake news e a atuação de milícias digitais durante o governo do ex-presidente. 

Barroso classificou a situação como “tempestade fictícia” e disse que os dados solicitados por Alexandre de Moraes eram públicos, estavam nas redes sociais, e se referiam a pessoas que são investigadas pela Corte.

“Não houve investigação de natureza policial. Era acompanhamento de postagens em redes sociais para verificar se havia uma conduta a ser investigada no âmbito dos inquéritos do STF”, afirmou.

O presidente do Supremo também garantiu que não houve pedido de direcionamento a qualquer pessoa e que as solicitações de dados eram oficializadas no momento processual próprio.

“A alegada informalidade é porque ninguém oficia para si próprio. As informações não eram formalizadas no momento da solicitação. Mas, quando as informações chegavam, eram imediatamente formalizadas, inseridas no processo e dada vista ao Ministério Público”, completou.

Gilmar Mendes

O ministro Gilmar Mendes também defendeu a atuação de Moraes e disse que o ministro é alvo de “críticas infundadas” sobre sua atuação na Corte. Segundo o ministro, os ataques direcionados a Moraes buscam fragilizar a democracia.

“A condução das investigações por parte do ministro tem sido pautada pela legalidade, pelo respeito aos direitos e garantias e pelo compromisso inegociável com a verdade”, afirmou.

PGR

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também defendeu as medidas adotadas por Moraes.

“Eu pude pessoalmente verificar as marcas de coragem, diligência, assertividade e retidão nas manifestações, nas decisões e no modo de conduzir os processos do ministro Alexandre de Moraes”, afirmou Gonet. 

Gabinete

Após a divulgação da reportagem, o gabinete de Alexandre de Moraes afirmou que os procedimentos foram oficiais para requisição das informações ao TSE.

“Todos os procedimentos foram oficiais, regulares e estão devidamente documentados nos inquéritos e investigações em curso no STF, com integral participação da Procuradoria Geral da República”, diz a nota.

Da Agência Brasil

Após a repercussão de que o ministro Alexandre de Moraes teria usado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de forma extraoficial, para embasar inquéritos de sua relatoria no Supremo Tribunal Federal (STF) que investigam aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Ordem dos Advogados do Brasil publicou uma nota afirmando que solicitará acesso imediato aos autos de inquéritos que tramitam na Suprema Corte. 

Mesmo não citando nominalmente Moraes, o comunicado publicado nesta quarta-feira (14) pela OAB se refere ao magistrado.

Confira a nota na íntegra:

O Conselho Federal, a Diretoria Nacional e o Colégio de Presidentes das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) consideram necessário esclarecer, com urgência, se houve ou não a atuação de servidores ou de gabinetes do STF para produzir provas ilegais para sustentar decisões judiciais desfavoráveis a pessoas específicas, como foi amplamente noticiado pela imprensa, ou se a atuação se restringiu aos limites do exercício do poder de polícia da Justiça Eleitoral.

A Justiça deve ser imparcial e respeitar os direitos e garantias estabelecidos pela Constituição. Fora do devido processo legal não há atuação legítima do Judiciário. Para avaliar as medidas cabíveis a serem adotadas, a OAB solicitará imediato acesso aos autos dos inquéritos que tramitam no STF, inclusive com a finalidade de garantir transparência às investigações, preservando-se o sigilo dos dados referentes à intimidade dos investigados.

Conselho Federal da OAB

Diretoria Nacional da OAB

Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB

Um vídeo enviado ao blog por um leitor mostra que a criminalidade em Pernambuco – literalmente -, perdeu o medo do perigo. Um homem, ainda não identificado, foi flagrado pelos populares cortando a fiação, em plena luz do dia, com trânsito intenso – aparentemente sem medo de ser pego pela polícia. O fato aconteceu na Avenida Visconde de Albuquerque, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife.

Confira o flagra

Em um flagrante desrespeito às normas de transparência e ética, a esposa do vice-prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena Lins, foi descoberta recebendo auxílio emergencial de forma indevida. A fraude envolve uma possível falsificação de uma declaração de pobreza, que pode ter sido utilizada por Marilene Queiroz Dias Lins para driblar os critérios de elegibilidade do benefício destinado aos mais vulneráveis durante a pandemia da COVID-19. 

O escândalo levanta sérias questões sobre a integridade dos agentes públicos locais e a aplicação justa dos recursos destinados à população em necessidade. As autoridades já estão investigando o caso, que pode resultar em graves repercussões legais para o vice-prefeito e sua esposa.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) o Projeto de Lei 3148/24, do deputado Felipe Carreras (PSB), que inscreve o nome do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no Livro dos Heróis da Pátria. A matéria será enviada ao Senado.

A matéria foi relatada pelo deputado Pedro Campos, filho do homenageado, que ressaltou a unanimidade das lideranças partidárias em apoiar a homenagem. “Herói é aquele que cuida de nós, como nossos pais desde o nosso nascimento. Mas Eduardo é mais que isso. A inscrição no livro é um movimento desta Câmara em reconhecimento ao cidadão que o vê como um herói em defesa do povo brasileiro”, afirmou.

Carreras ressaltou que Eduardo Campos foi um “notório homem público que trouxe esperança a milhões de brasileiros, orientando a construção de valores em defesa do povo brasileiro”.

Nesta quarta-feira (14), em texto enviado ao blog, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) afirma ter constatado, junto aos profissionais, que o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) está descumprindo o prazo legal para o tratamento da doença na unidade. 

Além disso, também foi relatado que problemas com equipamentos e insumos de baixa qualidade tem provocado a demora no diagnóstico e nos procedimentos, comprometendo o serviço disponibilizado à população.

Diante das denúncias feitas pelo Simepe, a assessoria do HCP enviou nota ao blog. 

Confira na íntegra:

Em resposta às alegações apresentadas pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (SIMEPE) neste 14/08, referente aos serviços prestados pelo Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), esclarecemos o que segue:

1. A compra de materiais pelo HCP-Hospital de Câncer de Pernambuco conta com o debate, avaliação e concordância dos membros da Comissão de OPME e MMH do HCP (orteses, próteses e materiais especiais, e material médico hospitalar), sendo certo que tal grupo gestor tem a participação de médicos de nosso corpo clínico, os quais trazem sua responsabilidade técnica a essas aquisições.

2. Em nosso departamento de qualidade, do qual faz parte o SIMEPE, consta apenas um registro de não conformidade de material (cuja compra foi aprovada pelo quadro médico do HCP), registrada 9 dias atrás. Essa não conformidade está sendo apurada com acompanhamento de nosso quadro clínico, respeitando-se os corretos canais de apuração.

3. Quanto aos atrasos de exames e atendimentos, já solicitamos desde o dia 17 de julho, esclarecimentos ao SIMEPE, sem que tenham sido obtidas as informações básicas para a apuração das alegadas irregularidades.

4. As questões salariais abordadas estarão sendo tratadas pelo SINDHOSPE / FEHOSPE, representantes classistas aos quais o HCP é vinculado.

A gestão do HCP reforça seu compromisso com a melhoria contínua de seu atendimento benemerente à população pernambucana, e enfatiza a necessidade de uma postura contributiva de todos os envolvidos nas mais diversas áreas e funções abarcadas pela complexidade e desafios de nosso SUS – Sistema Único de Saúde.

Hospital de Câncer de Pernambuco

O deputado federal Lula da Fonte (PP) foi designado relator da Medida Provisória 1.248, que aloca R$ 1,4 bilhão para enfrentar o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. A MP destina recursos para restaurar a infraestrutura e apoiar as comunidades afetadas pelos desastres naturais. A decisão, anunciada pela Comissão Mista de Orçamento, sublinha a urgência das ações necessárias para a recuperação do estado.

Lula da Fonte enfatizou a importância da MP para garantir a continuidade das atividades essenciais e promover a recuperação econômica e social no Rio Grande do Sul. “É um desafio importante para ajudar o estado a superar as consequências dos eventos climáticos extremos. Nosso objetivo é assegurar que os recursos sejam bem utilizados e que todas as áreas necessitadas recebam o apoio adequado”, afirmou o deputado.

Os recursos serão distribuídos conforme as necessidades específicas de cada setor. O Ministério da Educação, por exemplo, receberá uma parte significativa dos fundos para reparar e reconstruir infraestruturas educacionais, incluindo telhados, calhas, pisos e pintura em Universidades Federais e Institutos Federais. Além disso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação será apoiado para reconstruir escolas e creches, além de adquirir ônibus escolares e materiais didáticos.

O prefeito Simão Durando e o candidato a vice, Ricardo Coelho, decidiram realizar seu primeiro grande ato de largada da campanha à reeleição no bairro mais populoso de Petrolina, o José e Maria. Os candidatos do União Brasil pretendem puxar uma caminhada com centenas de apoiadores a partir das 16h44, na próxima sexta-feira (16). Além de Simão e Ricardo, a “caminhada azul” terá a participação do ex-prefeito Miguel Coelho, dos deputados Fernando Filho, Antonio Coelho, o ex-senador Fernando Bezerra e diversos candidatos a vereadores da coligação “Petrolina Seguindo em Frente”.

Antes desse evento, o prefeito inaugura oficialmente a agenda de campanha na Zona Oeste. Simão fará, a partir das 10h30, uma visita ao longo do comércio da Avenida dos Tropeiros, no bairro Pedro Raimundo.

Segundo o prefeito, a escolha para iniciar a campanha pelo José e Maria e a avenida dos Tropeiros foi simbólica e representa sua ligação com as comunidades petrolinenses. “Quem me acompanha sabe que eu gosto é de estar na rua, de ouvir o povo. Então, não poderíamos começar diferente – será caminhando perto de nossa gente. Nosso grupo político tem uma relação muito forte com o José e Maria, que vai ganhar o maior parque público de Petrolina. E a Avenida dos Tropeiros representa toda aquela região do Pedro Raimundo, Jardim Amazonas e tantos outros bairros, onde nos últimos oito anos trabalhamos muito. Nossa campanha será olho no olho, com propostas e perto da população, mostrando a grande transformação que a cidade experimenta e vem apresentando os novos projetos para Petrolina seguir em frente”, destacou Simão Durando.

O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Waldemar Borges, demonstrou apreensão com os números apresentados pelo Governo do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023, divulgado nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

De acordo com o indicador, Pernambuco registrou 4,5 pontos no ensino médio, ficando abaixo da meta do Ideb projetada para o estado. Nos anos iniciais do ensino fundamental, de responsabilidade principalmente dos municípios (1º ao 5º), o estado alcançou 5,7 pontos. O resultado representa um avanço de 0,2 pontos a mais do que a meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, de responsabilidade dos municípios e do estado, Pernambuco também atingiu a meta, com 5,0 pontos.

“Nosso estado há anos vem apresentando melhora nos índices do Ideb no ensino médio. A grande preocupação no passado era com o ensino fundamental, que também é ofertado pelos municípios. Pela primeira vez o ensino fundamental avançou e o ensino médio, que é de responsabilidade do Estado, caiu. Isso expõe um retrocesso na qualidade de uma política pública que foi construída desde o Governo Eduardo Campos com muita competência e compromisso com a educação em Pernambuco”, declarou o deputado.

O parlamentar disse ainda que vemos em Pernambuco um retrocesso na segurança pública, revelado através de números dramáticos, um desmantelamento no sistema de saúde e agora a educação aponta para uma queda no ensino. “É lamentável e muito preocupante que as políticas públicas que apresentaram um avanço no passado estejam sendo desmanteladas”, ressaltou.

O ministro de Portos e Aeroportos e deputado federal licenciado, Silvio Costa Filho, voltou à tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (14), para a sessão solene em homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, cujo falecimento completou dez anos ontem. 

“Tive o privilégio de servir ao meu estado como secretário do governador Eduardo Campos ainda muito jovem. Eduardo era uma grande referência para todos nós pela sua capacidade de trabalho, pela sua capacidade de unir, de poder traduzir o Brasil nas ideias, nos desejos e nos anseios. Sem dúvida nenhuma, um dos melhores quadros do nosso País. Um homem que traduz a boa política. Eduardo Campos está no coração de todos os brasileiros”, destacou Silvio Costa Filho.

Em seguida, o ministro fez uma justa homenagem à viúva de Eduardo, a ex-primeira-dama Renata Campos, de quem ele pontuou o espírito público e a resiliência. “A coragem de Eduardo não veio apenas de Arraes e do seu pai, Maximiano Campos. Mas, sobretudo, de dona Renata Campos, uma mulher de muito valor, que merece o reconhecimento de todos nós por ter passado por todas as dificuldades que a vida impôs. Mesmo com toda dificuldade, teve a coragem de se manter firme e correr atrás dos seus sonhos”, afirmou.