Ex-Xepeiros se encontram em Triunfo

Por João Batista Rodrigues*

No próximo dia 13 de julho, a cidade turística de Triunfo sediará o encontro de Ex-Xepeiros, nome dado aos sócios internos e externos da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP), instituição fundada nos anos 30 por estudantes para oferecer moradia e refeições na capital do estado a alunos do interior de Pernambuco e de outros estados.

Na época da fundação da Casa do Estudante, Recife era o maior centro educacional do Nordeste, oferecendo cursos de Direito, Medicina, Odontologia, Engenharia, entre outros de grande importância na formação acadêmica dos estudantes que sonhavam em conquistar um diploma universitário. A cidade atraía estudantes de todo o Brasil, mas a falta de alojamento e locais para refeições para estudantes pobres do interior motivou a criação desse abrigo estudantil.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), disse neste sábado (6), ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o estado é o melhor do Brasil porque nunca foi governado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O ex-presidente participou da Conferência Anual de Ação Política Conservadora, conhecida como Cpac, realizada em Balneário Camboriú (SC).
“Santa Catarina é o melhor Estado do Brasil porque o PT nunca governou aqui e não vai governar. Se Deus quiser, em 2026 nós vamos ter de novo Jair Bolsonaro como presidente do Brasil”, afirmou Jorginho. As informações são do Poder360.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Na noite deste sábado (6), o PSB retirou a pré-candidatura do partido, até então disputada entre Paulo André e Ednaldo Moura Júnior, para fortalecer o escolhido da prefeita Nadegi, Diego Cabral.

O novo cenário fortalece a polarização entre o ex-prefeito Jorge Alexandre e o governista Diego Cabral.

A pré-campanha de Diego Cabral em Camaragibe acaba de ganhar um apoio importante: João Campos prefeito do Recife e uma das maiores lideranças do PSB. Esse apoio estratégico foi articulado pelo ministro de Portos e Aeroportos e presidente do Republicanos em Pernambuco, Silvio Costa Filho.

“Diego Cabral é um líder promissor, que já demonstrou seu compromisso com a população de Camaragibe. Seu perfil trabalhador e dedicado se alinha perfeitamente com os valores que defendemos no PSB,” afirmou João Campos durante o anúncio de seu apoio.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Ricardo Andrade*

Em todos os lugares se preserva o antigo, em consonância com a edificação do moderno, se ressignifica os espaços de pertencimento e identidade, os chamados “lugares de memória”. 

Recomeçar do zero é o que propõe a atual gestão da cidade do Paulista, na tentativa de total descaracterização do Cine-teatro Paulo Freire, diante da possibilidade da demolição de sua fachada. É como se os seus 80 anos, completados agora no mês de maio, fossem jogados no lixo, apagados da memória dos paulistenses, dos artistas, atores/atrizes, músicos/musicistas, poetas/poetisas.

Palmares - Natal Encantado 2025

Com a demora na entrega do relatório das joias sauditas, o ministro Alexandre de Moraes só deve tomar qualquer decisão na próxima semana – inclusive a de levantar o sigilo e a de autorizar o compartilhamento do documento com a defesa dos investigados.

O ministro já sinalizou que pretende atuar com celeridade no caso, mas conforme informou o blog, a Procuradoria-Geral da República, caberá à PGR decidir se apresenta uma denúncia contra Bolsonaro – só os os delitos atribuídos ao ex-presidente pela PF possuem penas que podem chegar a 32 anos. Se uma eventual denúncia for aceita pelo STF, uma ação penal será aberta – e Bolsonaro será colocado no banco dos réus. As informações são do blog de Malú Gaspar, do O GLOBO.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Neste domingo (7), às 17 horas, Tuparetama se prepara para um evento literário marcante: o lançamento do livro “Meu Primeiro Jardim de Poesia”, do advogado e poeta Pedro Torres Filho. O evento acontecerá no recém inaugurado Beco das Artes e contará com a presença confirmada de renomados artistas, como Maciel Melo, Dedé Monteiro e Ésio Rafael.

Pedro Torres, filho de Pedro Torres Tunu, figura proeminente na política pernambucana e também renomado poeta, revela que sua obra é um mosaico de influências poéticas, desde o decassílabo das tradições clássicas até as sextilhas e sonetos que ressoam com a poética nordestina. “Meu Primeiro Jardim de Poesia” teve sua semente plantada em 2009, como um exercício de liberdade e criatividade poética, inspirada tanto pelos poetas da família quanto por figuras do imaginário cultural do autor.

Nesta sexta-feira (5), o pré-candidato a prefeito de Gravatá, pelo partido Republicanos, Bruno Sales, anunciou nomes de novos aliados na sua chapa eleitoral como Leonardo Giestosa e Rafael Prequé, do partido Solidariedade. Com essa junção, ele passa a contar com mais de 80 pré-candidatos a vereador, tornando-se a segunda via no pleito eleitoral.

 “Essa aliança é o início de uma grande frente unida. Somos um grupo com um mesmo propósito, que é o de mudar o futuro de Gravatá e reestruturar nossa cidade. Estamos em diálogo com outros partidos e com outras lideranças que chegarão para somar. Juntos, sei que podemos e que iremos fazer Gravatá voltar ao rumo certo, o do desenvolvimento”, destacou Sales.

O diretor de Regulação do BC (Banco Central), Otávio Damaso, disse na quinta-feira (4) que a autoridade monetária “trabalha firme” pela aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 65 de 2023, que dispõe sobre a autonomia financeira da autarquia. Na prática, o texto busca desvincular o orçamento da autoridade monetária da União.

“O principal desafio que o Banco Central sofre hoje em relação a essa agenda de inovação está vinculado à questão da PEC da autonomia financeira. Então, o DNA do corpo técnico é muito pró-competição, é muito pró-inovação, mas a gente está começando a ficar estrangulado com a questão de recursos, tanto humano quanto financeiro. Por isso, a diretoria, o Banco Central, trabalha firme para a aprovação da PEC que está no Senado”, declarou em entrevista a jornalistas. As informações são do Poder360.

Após várias informações serem publicadas, inclusive neste blog, sobre a vereadora Michele Collins estar atuando para impedir que o ex-vereador Maguari assuma a sua vaga na Câmara de Vereadores do Recife, a deputada enviou uma nota afirmando que não é bem assim. 

Michele pediu licença da vereança para assumir o lugar de Clarissa Tércio, como deputada federal. Clarissa se afastou do cargo para focar na disputa pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.