Moraes dá 10 dias para SP explicar modelo de escolas cívico-militares

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta segunda-feira (24) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e a Assembleia Legislativa enviem explicações sobre a criação do modelo de escolas cívico-militares. A manifestação deverá ser enviada em dez dias.

A decisão de Moraes foi motivada por uma ação na qual o PT questiona a constitucionalidade do modelo educacional, que também é questionado na Corte em uma ação protocolada pelo PSOL.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Cumprindo uma série de agendas juninas no sertão pernambucano, a vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, se reuniu, hoje, com a direção da legenda em Araripina e confirmou a autonomia do partido no município, a fim de construir a participação do SD na disputa majoritária, na terceira maior cidade do sertão pernambucano, com mais de 85 mil habitantes. O nome que irá representar o Solidariedade é o do ex-secretário de Agricultura do município, Breno Ramos, filho do ex-governador José Ramos, que já conta com o apoio de representantes de diversos grupos políticos.  

Conhecido por seu perfil agregador, Breno tem dialogado com várias lideranças do município, com foco na construção de um projeto que atenda aos anseios dos araripinenses. “Breno tem trabalhado diuturnamente ao nosso lado para a consolidação e ampliação do Solidariedade não só em Araripina, mas em toda a região do Araripe. Tê-lo como representante de nosso partido numa disputa tão importante é motivo de alegria. Temos um compromisso com a população desta cidade tão importante, que exerce um papel fundamental para o desenvolvimento de Pernambuco. Aqui estamos construindo um novo capítulo de uma história que trará bons frutos”, destacou Marília. 

Toritama - Tem ritmo na saúde

O ex-ministro e ex-aliado do presidente Lula (PT) Ciro Gomes (PDT) criticou a primeira-dama Janja e disse que o “janjismo” irá atrapalhar o desempenho da esquerda nas eleições municipais. O termo cunhado pelo político cearense faz referência a uma militância mais aguerrida. As declarações foram dadas em entrevista na última quinta-feira.

“Pelo movimento da economia, a população vai votar contra o governo, mas pela guerra cultural e o janjismo, o governo vai perder a eleição. Não vai (só) perder 2026, vamos acompanhar as eleições municipais nas capitais brasileiras, que são uma pista nos grandes centros”, analisou Ciro ao canal do Youtube “My News”. As informações são do O GLOBO.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O STF (Supremo Tribunal Federal) volta a julgar na próxima terça-feira (25) o recurso que discute a descriminalização do porte de drogas. Os ministros analisavam o recurso sobre o tema no plenário da Corte na quinta-feira (20), quando o julgamento foi suspenso. Na ocasião, será fixada uma tese sobre o assunto. Atualmente, o placar está em 5 a 3 a 1, com três vertentes em discussão.

Já há maioria para fixar uma quantidade de maconha para caracterizar uso pessoal, e não tráfico de drogas. Entretanto, ainda está em discussão a quantidade específica e se a decisão deve partir da Corte ou do Congresso. Por isso, ainda não há maioria para descriminalizar o porte de maconha. O julgamento começou em 2015 e, até o momento, foram apresentados nove votos. Faltam os votos dos ministros Cármen Lúcia e Luiz Fux. As informações são do R7.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

João e Marcílio Fragoso estão mostrando ao mundo como práticas sustentáveis podem transformar a proteção costeira. Utilizando troncos de coqueiros, eles demonstraram como essa técnica pode ajudar a mitigar os efeitos da erosão marinha. “Os troncos absorvem a energia das ondas e ajudam a manter a areia no lugar”, explicaram.

Além de proteger a costa, os Fragoso estão promovendo o reflorestamento com coqueiros, criando um futuro sustentável e próspero para a comunidade local. “Cada coco que colhemos é um símbolo de nossa dedicação ao meio ambiente e à nossa comunidade”, afirmaram.

A visão dos Fragoso para a Pontal dos Fragoso é um exemplo inspirador de como viver em harmonia com a natureza pode promover o desenvolvimento econômico sustentável. “Estamos plantando as sementes de um futuro melhor”, concluíram.

Palmares - Natal Encantado 2025

O pessimismo voltou a tomar conta de bolsonaristas que esperavam que o ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizaria em breve Jair Bolsonaro a voltar a falar com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Aliados do ex-presidente dizem ter recebido, de interlocutores próximos de Moraes, novas sinalizações de que o ministro não deve revogar agora a proibição para Bolsonaro e Valdemar manterem contato direto. Da coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Em evento promovido na quinta-feira (20), foi anunciado oficialmente o lançamento das pré-candidaturas da majoritária e proporcional pela oposição em Santa Terezinha. Neguinho Danda (União Brasil) e Dr. Júnior (Avante), ambos vereadores, foram apresentados como pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente.

Neguinho de Danda é o atual presidente da Câmara de Vereadores. Dr. Júnior foi presidente da edilidade duas vezes. O grupo de oposição ao governo lança uma base sólida e entra em definitivo em pré-campanha. Os nomes devem ser homologados candidatos na convenção que vai acontecer nos primeiros dias de agosto próximo.

Os pesquisadores Flávio Ataliba Barreto, João Mário S. de França, Vitor Hugo Miro e Arnaldo Santos realizaram o estudo pela Fundação Getúlio Vargas, que observa um contingente relevante da população brasileira em situação de privação de renda. A distribuição espacial dos indicadores de renda e pobreza indicam uma situação mais delicada na região Nordeste, que concentra quase metade (45%) das pessoas em situação de pobreza monetária no país. Nesse sentido, estabelecer como foco de análise a dinâmica destes indicadores para a região Nordeste se torna um exercício importante, tendo em vista os persistentes desafios ao desenvolvimento da região. E claro, a análise de informações estatísticas fornece evidências para o debate sobre as políticas que já foram e estão sendo realizadas para a região, além de provocar reflexões em busca de novas alternativas.

No presente artigo, nos preocupamos em analisar de forma mais específica a situação dos estados nordestinos, apresentando e avaliando as trajetórias dos indicadores de pobreza no período de 2012 a 2023, conforme o recorte da PNAD Contínua nos permite. Aqui estivemos atentos a dinâmica diferenciada destas trajetórias ao longo destes anos e entre os nove estados da região. Também consideramos dois parâmetros de identificação, calculando e avaliando índices de pobreza e extrema pobreza.

O nível do lago Guaíba subiu 23 centímetros nas últimas 11 horas, de domingo (23), para esta segunda-feira (24). A situação fez com que a prefeitura de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), emitisse um alerta de risco de inundação em áreas consideradas vulneráveis a enchentes. O tempo está instável na região desde o fim de semana.

Segundo informações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível do lago Guaíba estava em 3,19 metros à 1h da manhã de domingo. O nível subiu gradualmente durante o dia até chegar em 3,33 metros às 22h. As informações são do site Terra.

Por Mariana Teles*

No meu São João tem que ter

O gemido da sanfona,

E o chiado do chinelo 

Que o salto alto não clona,

Tem um nordeste abraçado

Xote, baião e xaxado…

Tocando a cada segundo!

Em sítio, vila e cidade

Preservando a identidade

Da maior festa do mundo!

No meu São João, Gonzagão 

É REI com fama e tiete, 

Ninguém vai sair de casa

Para escutar Juliette.

Henry Freitas que não cria 

Ou qualquer pornografia 

Não tem palco, não tem vez!

A cultura é quem domina

Caruaru e Campina

Honram Jackson e Marinês.