Legalização dos Jogos de Azar

*Por Cláudio Soares

Nos últimos anos, o debate sobre a legalização dos jogos de azar tem ganhado força no Brasil, polarizando opiniões e despertando o interesse de diversos setores da sociedade. Enquanto alguns argumentam que a regulamentação dessas atividades poderia impulsionar a economia e gerar receitas significativas para o Estado, outros levantam preocupações éticas e sociais que precisam ser consideradas cuidadosamente.

Atualmente, o Brasil é um dos poucos países do mundo que proíbe estritamente a maioria das formas de jogos de azar. Essa legislação rígida não apenas cria um mercado clandestino e sem regulamentação, mas também impede a arrecadação de impostos que poderiam ser direcionados para áreas essenciais como saúde, educação e segurança pública.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai tomar posse como integrante efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima terça-feira (25). As informações são do Estadão.

Ele vai ocupar uma das vagas destinadas a magistrados do STF que foi aberta com o término do segundo biênio de Alexandre de Moraes na corte, no início deste mês.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A cantora paraibana Elba Ramalho, principal atração da abertura do São João Multicultural de João Pessoa, na quinta-feira (20), criticou a invasão de outros ritmos na tradição junina. As informações são da Folha de Pernambuco.

“Cada coisa na sua coisa, cada macaco no seu galho, cada dia no seu dia. Mas assume logo que não é São João, que é um festival”, comentou a paraibana. A cantora ponderou que há espaço para outros estilos musicais no São João, mas o Nordeste deveria ser colocado como prioridade.

Caruaru - Super Refis

O momento era de tensão total. Naquele 28 de agosto de 1961, o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, foi correndo para o porão do Palácio Piratini e fez um pronunciamento para uma rádio que a equipe montou de improviso. “Hoje, nesta minha alocução, tenho os fatos mais graves a revelar. O Palácio Piratini, meus patrícios, está aqui transformado em uma cidadela que há de ser heroica (…)”. Ele pedia resistência até o fim.

Aquele seria um dos momentos que faria com que Brizola (1922 – 2004), que morreu há 20 anos, entrasse para a história brasileira. Segundo pesquisadores, ele foi responsável por evitar, via uma rede de rádios, que o golpe militar ocorresse naquele ano. As informações são da Agência Brasil.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Natal Encantado 2025

Em entrevista à Rádio Agreste FM, nesta sexta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, reforçou o apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Celso Onofre ao Executivo de Ibirajuba, no Agreste.

Ao lado do deputado estadual João Tenório, Porto afirmou chegar a hora de Ibirajuba “voltar a ser destaque na região”. A pré-candidatura é fruto do entendimento entre vários grupos políticos da cidade.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Daqui a pouco entra no ar o Sextou, que desta vez homenageará a cantora Dalva de Oliveira, considerada uma das rainhas da Era de Ouro do Rádio. Entre as canções eternizadas em sua voz estão “Tudo acabado”, “Que será”, “Ave Maria no Morro” e “Bandeira Branca”.

Quem fala sobre a trajetória dela é a cantora e atriz carioca Mona Vilardo, que faz shows pelo Brasil cantando os sucessos da diva e é autora do livro infantil “Dalva, minha vó e eu”.

O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM. Se você deseja ouvir pela internet, clique no link do Frente a Frente acima, no alto da página deste blog, ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

Ipojuca - Acerte as contas

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, do União Brasil (UB), recebeu, nesta sexta-feira (21), em almoço, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PL-AL), o presidente do partido, Antonio Rueda, e o líder do UB na Câmara, o deputado Elmar Nascimento (UB-BA). Eles estão na cidade para conhecer a estrutura do polo junino no Pátio Ana da Carrancas. Também estiveram presentes no encontro o deputado federal Fernando Bezerra Filho, o deputado estadual Antônio Coelho, o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho e o ex-senador Fernando Bezerra Coelho.

Por Aldo Paes Barreto*

Pela terceira ou quarta vez, o clássico do folclore russo – dança do Cossacos – volteia sobre o Nordeste musical e deixa marcas sonoras de bom gosto. Primeira fez, quando aqui aportaram exilados, fugindo de guerras que nem eram deles os nobres cossacos traziam no matulão, suas músicas, suas gaitas e a arte de dançar, montando belos cavalos negros com tanta graça e maestria que pareciam ter nascido em cima deles.

Eram os anos 1940. À frente o líder general Ivan Pavlechenko. O grupo instalou-se em São Caetano e ali encontrou o mais alto funcionário público federal e e um cidadão sempre disposto a ajuda o próximo: Aldo Tresse Paes Barreto, meu pai. O general pedia renovação de licença de livre trânsito no estado (escrita do município de São Caetano). Constavam ainda do prontuário, as fichas do próprio Ivan, de Eufenyuz Brucki (Bruscky), Pedro Gabueff e dos cantores Miguel Nemolovsky, Miguel Klutchko, Jorge Medvedeff e Timoteo Scripnic.

A atriz e escritora carioca Mona Vilardo, convidada do Sextou de hoje para falar sobre Dalva de Oliveira, postou uma chamada em seu perfil na rede social Instagram convidando seu público para ouvir o programa. Mona faz shows pelo Brasil cantando Dalva de Oliveira e é autora de um livro em linguagem infantil – Dalva, minha vó e eu. Mona já participou também da encenação em homenagem à artista e atuou em outros musicais sobre figuras da Era do Rádio, como Ary Barroso, Agnaldo Rayol, Emilinha e Marlene.

O Sextou pode ser ouvido das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no link do Frente a Frente em destaque no alto do blog ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste no Play Store.

Ela escreveu, no post:

“Ensaiando com a @osjchiquinha porque na próxima sexta – dia 21/6 – eu estarei no SEXTOU. Programa de Rádio que atinge 48 cidades do Nordeste. Fiquei muito feliz com o convite do @blogdomagno para falar da Rainha da Voz – Dalva de Oliveira. A música “Ave Maria no morro” tem uma importância gigante na história da Dalva e eu conto isso na entrevista que dei pra o Magno. Obrigada pelo convite @blogdomagno
Viva Dalva!”