Dia do amor em plena caatinga

O dia do amor, ou a noite dos namorados, num lugar bem especial com minha Nayla Valença: no restaurante Sabor do Campo, no meio do mato, sentindo o cheiro de flor de jetirana. Cenário romântico, pé no chão de vidas secas. Meu amigo Kelsen Ferreira caprichou no cardápio e na música.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Logo mais, exatamente à meia-noite, este blog traz pesquisa do Instituto Opinião para prefeito de Petrolina, maior colégio eleitoral do Sertão. Um bom motivo para os petrolinenses irem dormir hoje um pouquinho mais tarde.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Da Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (12), o regime de urgência para o Projeto de Lei 1904/24, que equipara o aborto de gestação acima de 22 semanas ao homicídio, aumentando de dez para 20 anos a pena máxima para quem fizer o procedimento. Os projetos com urgência podem ser votados diretamente no Plenário, sem passar por debates em comissões.

O texto fixa em 22 semanas de gestação o prazo máximo para abortos legais. Hoje em dia, a lei permite o aborto nos casos de estupro, de risco de vida à mulher e de anencefalia fetal (quando não há formação do cérebro do feto). Atualmente, não há no Código Penal um tempo máximo de gestação para o aborto legal.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Pela segunda vez, o município de Buíque ganhou o prêmio Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. O prefeito Arquimedes Valença (MDB) recebeu a premiação, nesta quarta-feira (12), em Brasília, ao lado do Deputado Federal Fernando Monteiro, da Secretária de Finanças, Telma Valença, e do Secretário de Assistência Social, Matheus Brazão.

“O Prêmio Prefeito Amigo da Criança é um reconhecimento tão importante que nos leva à certeza que fizemos uma gestão séria, de qualidade e de comprometimento com os que mais precisam, nesse caso as nossas crianças”, disse o prefeito. Apenas outros 99 prefeitos brasileiros receberam o prêmio, neste ano.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O estrategista e empresário pernambucano André Gustavo Vieira, há muito tempo atuando no cenário da política nacional, na Europa e África, aceitou o desafio de voltar a Douala, na República dos Camarões, para coordenar a campanha do presidente do partido PURS, alinhado com o Brics.

Ele vai estruturar a campanha presidencial de Serge Espoir Matomba, que já havia feito em 2018. Apesar de não ter vencido o pleito, a campanha dirigida por André foi considerada, em 2018, a melhor já feita na África, em evento realizado em Johanesburgo, na África do Sul. Ele desembarcou na África Central levando um grupo de empresários.

Palmares - Natal Encantado 2025

A Procuradoria Geral Municipal do Paulista obteve, nesta quarta-feira (12.06), a autorização da Justiça para que a Prefeitura possa retomar as obras do Cineteatro Paulo Freire. A decisão foi tomada pelo juiz de Direito da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Paulista, Dr. Marcelo Marques Cabral, que revogou decisão anterior.

O magistrado se baseou nas informações e documentos apresentados pela Procuradoria Geral Municipal. O órgão da Prefeitura apresentou um laudo técnico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que usava uma área do Cineteatro e deixou o local, por apresentar risco iminente de desabamento.

A Procuradoria Geral Municipal também reuniu pareceres da Defesa Civil corroborando a medida adotada pelo TRE. Além disso, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) apresentou uma nota técnica garantindo que o Cineteatro Paulo Freire não consiste em bem tombado pelo Estado de Pernambuco, tampouco encontra-se em processo ou no entorno imediato de bem protegido pela Lei n.° 7.970/1979.

A retomada das obras do Cineteatro visa devolver à cidade um equipamento funcional, dentro dos padrões de acessibilidade e conforto. O local é um importante marco da cultura no município e a sua requalificação colocará Paulista, novamente, como roteiro de apresentação teatral, além de outras manifestações artísticas que o espaço visa proporcionar.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Após postagens deste blog, que levantou o assunto, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco virou alvo de uma ação popular, na Justiça estadual, movida pelo advogado Carlos Henrique Rosa de Souza, por ato lesivo ao patrimônio público e aos princípios administrativos em relação ao abandono em que se encontra o histórico prédio onde ficava o Diario de Pernambuco, no bairro de Santo Antônio, região central do Recife.

O Diario de Pernambuco, jornal mais antigo em circulação na América Latina, com quase 200 anos, ocupou o prédio por décadas, ficando no local, em frente à Praça da Independência, até 2004,quando se transferiu para Santo Amaro. À época o jornal pertencia ainda aos Diario Associados, condomínio midiático criado por Assis Chateaubriand. Em constante crise, o prédio foi vendido ao Governo do Estado por R$ 2 milhões.

O empresário Bruno Veloso tomará posse como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no próximo dia 17, em cerimônia no Armazém Blu’nelle, em Santo Amaro. O evento vai reunir empresários, políticos e representantes de instituições do setor produtivo, para celebrar a nova diretoria que representará o segmento no próximo quadriênio 2024-2028. Veloso é empresário do ramo de fabricação de pré-moldados de cimento e faz parte do Sistema Fiepe há 15 anos.

Para os próximos quatro anos, o presidente eleito ressalta três pilares: Transformação Digital, ESG e Interiorização das ações e projetos do Sistema, por meio da Fiepe, Sesi, Senai e IEL. “Como legítimos representantes das indústrias de todos os portes e segmentos, estamos empenhados em difundir a cultura de inovação e ter foco nas entregas”, disse.

O Sextou desta semana traz um tributo ao cantor e compositor Wilson Simonal, eleito em 2012 o quarto melhor cantor brasileiro de todos os tempos pela revista Rolling Stone Brasil. Quem fala sobre a trajetória dele é o historiador e seu biógrafo Gustavo Alonso. Ele é autor do livro “Simonal: quem não tem swing morre com a boca cheia de formiga”.

Nele, apresenta um painel complexo dos anos 60/70, deixando claro que Simonal não foi o único que flertou com o regime, e problematiza a recente reabilitação do cantor. Alonso aponta uma instigante questão: sendo Simonal vítima ou algoz, a sociedade continua se vendo como resistente ao regime ditatorial, algo que o historiador busca questionar.

O Sindicato dos Jornalistas do Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) denunciou ontem, em suas redes sociais, que jornalistas com contrato de CLT no Diario de Pernambuco não recebem pagamentos há mais de 50 dias. “Faz 51 dias que os jornalistas celetistas receberam parte de um salário e a empresa não dá sinal de qualquer pagamento. O último pagamento ocorreu em 22 de abril”, escreveram no post.

“Nos últimos anos, a direção do jornal, comandada pelo advogado Carlos Frederico de Albuquerque Vital, jogou pesado contra os trabalhadores. Demitiu dezenas de celetistas e substituiu por pessoas jurídicas (PJs), argumentando que assim diminuiria os custos e iria ajustando as contas. Os custos diminuíram, pois os PJS não recebem horas-extras, férias e FGTS, mas os salários dos celetistas nunca foram colocados em dia”, denunciou o Sinjope.