‘Temor’ Rodrigo Maia ronda disputa à Presidência da Câmara

Da Revista Veja

Um episódio recente envolvendo a disputa pela Presidência da Câmara dos Deputados vem sendo lembrado no processo de definição do sucessor de Arthur Lira (PP-AL). O destino de Rodrigo Maia, que acabou saindo da política dois anos após deixar o comando de uma das cadeiras mais importantes da República, é tratado por aliados de Lira como um desfecho provocado por uma sucessão de erros do deputado fluminense.

Na avaliação de pessoas próximas a Arthur Lira, um dos principais equívocos de Maia, que presidiu a Câmara de julho de 2016 a fevereiro de 2021, foi anunciar apenas no fim de dezembro, faltando pouco mais de um mês para a disputa, o nome que ele apoiaria para sucedê-lo. À época tido como um dos mais influentes políticos do país, Rodrigo Maia tentava o aval do Supremo Tribunal Federal para concorrer mais uma vez, o que justificou a demora na decisão. Diante da negativa da Suprema Corte, ele então anunciou a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP).

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Da Carta Capital

Logo após o início da maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul, o Observatório do Clima divulgou um documento em que listou vinte e cinco projetos de lei que foram forjados no que a organização chama de “pior Congresso da história” e que “afetam direitos consagrados em temas como licenciamento ambiental – bastião da sociedade contra atividades econômicas potencialmente destrutivas –, grilagem, direitos indígenas, financiamento da política ambiental.”

Márcio Astrini, secretário executivo do Observatório do Clima, explica que o conjunto de 25 projetos de lei que estão no documento representa a “desregulamentação ambiental” e está intimamente ligado à direita brasileira. “A boiada que estava no governo Bolsonaro atravessou a rua e está no Congresso Nacional. Lá no Executivo, eles desmontaram o meio ambiente sabotando o Ibama, o ICMBio, através de decretos e outros. No Congresso, atropelam com leis.”

Toritama - Tem ritmo na saúde

O Itamaraty condenou neste domingo (2), o bombardeio realizado por Israel em Saddikine, no Sul do Líbano. O ataque deixou três brasileiros feridos. São eles Fatima Boustani, de 30 anos, que está em estado gravíssimo, a filha de 10 anos e um filho de 9. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores manifestou indignação.

“O Governo brasileiro manifesta sua indignação e condena o bombardeio de ontem, dia 1°, em Saddikine, no Sul do Líbano, que resultou em ferimentos em três cidadãos brasileiros. Todos estão recebendo tratamento no Hospital Libanês Italiano, em Tiro. O episódio ocorreu no contexto de ataques das forças armadas israelenses no Sul do Líbano e do Hezbollah no Norte de Israel. A Embaixada do Brasil em Beirute está em contato com os familiares e com a equipe médica e presta o apoio consular”, informou. As informações são do Correio Braziliense.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Como publicado por este blog, ontem a governadora Raquel Lyra nomeou uma funcionária para exercer o cargo de Coordenadora na Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, com efeito retroativo a 10 de janeiro deste ano.

Após algumas pesquisas, averiguamos que a mesma funcionária, que se chama Ubiracira Lima da Cruz, foi exonerada – no dia 10 de fevereiro – do cargo comissionado de Assessora Técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas – que ocupava antes.

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Raphael Guerra*

Pela terceira vez, a Secretaria de Defesa Social (SDS) não cumpriu o prazo prometido para a abertura da licitação necessária para a compra de câmeras de videomonitoramento para as principais ruas e avenidas de Pernambuco. Desde 1º de dezembro de 2023, os 358 equipamentos sob responsabilidade da gestão estadual foram desativados. 

No dia 16 de maio, em coletiva de imprensa no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), no bairro de São José, área Central do Recife, representantes da SDS chegaram a anunciar que o edital para aquisição de 2 mil câmeras seria publicado até o final do mesmo mês, mas isso não ocorreu – e nenhum novo prazo foi divulgado até agora.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O pré-candidato a prefeito de Lagoa de Itaenga, Dimas Natanael (Republicanos), anunciou na última sexta-feira (31) o apoio a Estênio Ferreira (Avante) para a posição de pré-candidato a vice-prefeito em sua chapa. O anúncio foi realizado durante o Programa Francisco Júnior, da Rádio Nova Carpina FM.

Em seu discurso, Dimas afirmou que a escolha levou em conta diversos fatores e que Estênio corresponde a todos eles. “A gente tem um grupo muito forte, com muitas pessoas capacitadas e por isso não foi uma decisão fácil.”, disse o pré-candidato. “Eu acredito que a gente precisa de um vice com disponibilidade, leal, com disposição, que seja jovem. E eu até me emociono quando falo dele, de quem escolhemos, porque tem uma história de vida muito bonita. Mora em Lagoa de Itaenga e convive com o dia a dia da cidade. Onde chega entra e sai e não tem problema com ninguém. E o melhor de tudo, o povo pediu. Quando o povo pede, a decisão fica mais fácil. E por esses motivos o vice vai ser Estênio”, afirmou.

Nesse último sábado (1º), Caruaru deu início às festividades do São João, na área urbana da cidade, um dos eventos mais aguardados do ano. A abertura oficial no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga contou com a presença da governadora Raquel Lyra, que foi recebida, junto com a vice-governadora Priscila Krause, pelo prefeito Rodrigo Pinheiro. Durante o evento, os dois gestores enfatizaram a importância da segurança pública neste período festivo.

A noite começou com uma coletiva de imprensa e, logo após, a visita ao Centro de Operações Integradas (COI), localizado no Pavilhão do Espaço Cultural Tancredo Neves. O COI é a central de monitoramento que une diversas forças operativas para supervisionar e atender quaisquer ocorrências durante o evento, assegurando um ambiente seguro e controlado para os festejos.

Deputado federal Coronel Meira (PL/PE) denuncia que, sob a alegação de estar prejudicando os “barraqueiros” locais, a Deputada Rosa Amorim (PT), ligada ao MST, juntamente com José de Anchieta dos Anjos, presidente do CPRH, “querem invadir uma propriedade privada no Pontal do Maracaípe, apesar da propriedade estar 100% regularizada e dentro do que determina a lei”, diz o parlamentar.

Meira aponta que, segundo Anchieta, a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause têm pressionado para que uma ação seja tomada, à revelia do que determina a justiça.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti criticou, neste sábado (1º), a determinação de prisão contra os suspeitos de ameaçarem o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e sua família.

A operação foi autorizada pelo próprio ministro. Dois suspeitos no crime foram presos. Segundo o presidente da instituição, “a lei brasileira não permite que a vítima julgue o próprio caso”. As declarações foram dadas à Folha de S. Paulo.