Zanin acata pedido de Congresso e AGU, suspende liminar e retoma desoneração da folha

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin suspendeu, hoje, por 60 dias, a decisão assinada por ele mesmo em abril que derrubava a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores intensivos em mão de obra e de municípios.

A decisão de Zanin atende a pedidos do Congresso Nacional e da Advocacia-Geral da União. Executivo e Legislativo sinalizaram um acordo para retomar, de forma gradual e a partir de 2025, as alíquotas sobre a contribuição previdenciária das empresas.

Um segundo acordo foi anunciado, também, para resolver a tributação sobre a folha de pagamento das prefeituras.

No novo despacho, Zanin diz que suspende a própria liminar “com o objetivo de assegurar a possibilidade de obtenção de solução por meio de diálogo interinstitucional”.

“Transcorrido o prazo de 60 (sessenta) dias sem solução, a liminar deferida retomará sua eficácia plena, sem prejuízo da instrução e do julgamento da presente ação independentemente de nova intimação”, diz o ministro.

Petrolina - São João 2025

A Câmara Municipal de Correntes, no Agreste, rejeitou as contas de 2014 do ex-prefeito Edmilson da Bahia de Lima Gomes, durante sessão ordinária realizada ontem. A decisão acatou recomendação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE), que tinha emitido parecer pela reprovação.

As contas receberam seis votos favoráveis à rejeição e quatro pela aprovação. O presidente da Casa se absteve de votar. Segundo o parecer, o ex-gestor infringiu vários itens, dentre eles, a aplicação, em 2014, de 58,52% dos recursos anuais totais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) na remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública, descumprindo a exigência de 60% contida no art. 22 da Lei Federal n.º 11.494/07. Com o julgamento desta quinta-feira, a Câmara Municipal de Correntes soma duas reprovações de contas do ex-prefeito Edmilson da Bahia.

Ipojuca - No Grau 2025

Foi assinada, hoje, a ordem de serviço para a retomada das obras de requalificação da PE-560, em Bodocó. O senador Fernando Dueire e o deputado estadual Jarbas Filho acompanharam o evento. A via é um importante acesso da cidade, já que liga o centro à Vila de Sipaúba, onde mora mais da metade da população.

“A rodovia tem hoje 560 metros de pavimentação de um total de 13km. Sua requalificação é aguardada com muita expectativa por todos na cidade”, afirmou Dueire.  Após a assinatura de serviço em 2022, a obra estava paralisada, mas será retomada após uma importante articulação do deputado Jarbas Filho, que, ao ser procurado pelo prefeito Otávio Pedrosa, conseguiu metade dos recursos necessários para através de emendas parlamentar com o senador Fernando Dueire e o deputado federal Renildo Calheiros.

Caruaru - São João

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o cantor e compositor Odair José ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Edward Pena – repórter do Blog

Desde agosto do ano passado, Josimar Soares Marcelino, 49 anos, luta na justiça para que o Estado compre um medicamento para tratar sua Malformação Artério-venosa (MAV) de alto fluxo na região cervical. A medição foi prescrita por médico do Imip após exames específicos, mas até agora não foi disponibilizada. Para tentar sensibilizar a governadora Raquel Lyra (PSDB), o paciente, morador de Ibimirim, peregrina por Pernambuco, seguindo a agenda da gestora, na tentativa de um encontro presencial, no qual possa explicar sua condição.

Hoje, ele aguarda por Raquel em Afogados da Ingazeira, no Sertão, mas já procurou pela governadora no Palácio do Campo da Princesas e também em Ipojuca, no litoral sul. Segundo ele, o medicamento custa em torno de R$ 10 mil por frasco. Na prescrição do tratamento, ficou destacada a necessidade de utilização de 15 frascos do remédio Onyx. O blog procurou a Secretaria Estadual de Saúde e aguarda por um posicionamento.

Toritama - São João da Torre
Palmares - No ritmo do desenvolvimento