Lula demite presidente da Petrobras

O presidente Lula (PT) demitiu Jean Paul Prates da presidência da Petrobras, há pouco. Magda Chambriard foi convidada para ser a substituta de Prates e já aceitou assumir o cargo. Prates foi demitido pessoalmente por Lula. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, estavam presentes.

A avaliação do governo é que a situação de Prates ficou insustentável. A polêmica sobre o pagamento dos dividendos aos acionistas da Petrobras, quando Prates foi contra a orientação do governo e se absteve na votação, foi um fato que não foi muito bem recebido no Palácio do Planalto.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

O Governo Federal está mobilizado em favor da população do Rio Grande do Sul. Hoje, o Ministério de Portos e Aeroportos e a Receita Federal celebraram compromisso visando estruturar o envio de doações do exterior pelos modais aéreo e aquaviário à população afetada pelas chuvas.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, enfatizou que o Governo Federal, sob a orientação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está mobilizando todos os esforços para auxiliar o Rio Grande do Sul. “Estamos dedicados a garantir que nossos portos e aeroportos encaminhem as doações de forma eficiente para aqueles que mais necessitam”, afirmou.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) estará presente no Recife, no próximo dia 27 de maio, em um evento promovido pelo Partido Liberal. A visita do parlamentar faz parte de uma série de atividades políticas que visam fortalecer os laços com as bases eleitorais e discutir temas relevantes para o cenário político nacional e local.

O evento será aberto ao público e ocorrerá no Mar Hotel, localizado na Zona Sul do Recife, e contará também com a presença do pré-candidato à Prefeitura do Recife pelo PL, Gilson Machado, e do presidente estadual da legenda, Anderson Ferreira. O encontro promete reunir lideranças políticas e simpatizantes do partido para debater com o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro questões de interesse público e apresentar propostas para o futuro da cidade e do Brasil.

Caruaru - IPTU 2026
Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

A Compesa disponibilizou dois novos caminhões para agilizar os serviços de manutenção do Sistema de Esgotamento Sanitário de Fernando de Noronha. Dois caminhões hidrojato desembarcaram na ilha e já estão sendo utilizados nos serviços de manutenção das redes coletoras.

Um dos veículos tem capacidade para transportar 11 mil litros de efluentes e possui um reservatório para quatro mil litros de água que será utilizado principalmente nos serviços de desobstrução com jatos de água com alta velocidade e pressão. O novo equipamento será o principal utilizado nas manutenções e é mais robusto, e substituiu o veículo utilizado anteriormente nas atividades de campo, sendo um forte aliado das operações da Compesa e da melhoria dos serviços de esgotamento sanitário prestados no arquipélago.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O deputado estadual Waldemar Borges fez um Pedido de Informações ao Governo do Estado, que visa esclarecer questões relativas ao processo de inexigibilidade para a contratação, por aproximadamente R$ 4,5 milhões, da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros) para promover o Circuito Literário de Pernambuco (Projeto CLIPE). Ao mesmo tempo, o pedido tem o objetivo de deixar transparente se o CLIPE é uma iniciativa pública ou privada ou ainda se é um evento privado promovido e financiado pelo poder público.

De acordo com o parlamentar, as dúvidas são oriundas do fato de tanto a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), órgão do Governo do Estado de Pernambuco, quanto a Andelivros, uma associação privada, apresentarem-se como idealizadoras da ação. Em várias matérias jornalísticas, a SEE aparece como idealizadora do CLIPE, fazendo, inclusive, lançamento desse Circuito Literário. Entretanto, o referido evento já foi realizado em 2014 e 2016 pela Andelivros. “Tal confusão fere o princípio da transparência e a Assembleia Legislativa de Pernambuco, por meio da Comissão de Educação e Cultura (CEC), tem o dever constitucional de fiscalizar os atos do Poder Executivo”, esclarece Waldemar, que também é presidente da CEC.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A governadora Raquel Lyra (PSDB) é mais cruel do que se imagina. Esvaziou e enfraqueceu o poder do presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, ao mesmo tempo que adoça a boca do prefeito Mano Medeiros, numa sinalização clara de que, ou o PL apoia seu governo na Alepe ou Anderson vira pó. 

Na surdina, Mano tem conversado com Miguel Coelho, Marília Arraes e a própria governadora. Isso tem uma lógica: se afastar do criador e da pressão da família Ferreira. Fontes dizem que a governadora quer o apoio da direita limpa, e Dudu da Fonte garante isso.

TV Tribuna Online

Hoje, o homem de 35 anos que tentou assaltar uma equipe de apoio da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (Cidadania), no último sábado, foi preso novamente. Ele saiu do carro da viatura alegando que havia sido prejudicado e estava com os pés feridos de bala.

O suspeito foi preso no bairro de Maranguape 2, no município de Paulista. A companheira dele contou que ele ainda tentou fugir, mas não conseguiu escapar. Segundo ela, que não teve o nome revelado, ele tinha combinado com mais dois homens que iria roubar um carro, no último sábado. Ela disse que protestou, pediu que ele não fosse, mas não teve jeito.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco formalizou junto à OAB-PE, via ofício, a abertura de vaga de desembargador do TJPE, pertencente ao 5º constitucional. Esta vaga está aberta em razão da aposentadoria do desembargador Itabira Brito, na última sexta-feira (10).

Existe cobrança de grande parte da comunidade jurídica para a garantia da agilidade no processo de forma que não ocorram atrasos prejudiciais ao funcionamento do judiciário. As informações são do blog de Roberta Jungmann.

Em 2016, o então prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (SD), contratou um artista plástico para a realização de uma praça com um monumento escultural chamado Portal Osvaldo Coelho. O profissional escolhido foi o escultor Lêdo Ivo, que denuncia ao blog que 70% de seu pagamento foi desfalcado por Lóssio. O débito contraído se arrasta até agora e, segundo o artista, motivou a falência de sua empresa.

Lêdo Ivo explica que, à época, os recursos foram totalmente empenhados, mas houve o pagamento de apenas 30%. “Todos os itens objetos do contrato administrativo foram por mim realizados. Porém, por força do dito contrato, tudo deveria ser entregue com o pagamento da segunda parcela, também de 30%, sendo que eu só receberia os 40% restantes com a medição final”, detalha.