Alta no preço dos alimentos liga alerta no Planalto

Por Houldine Nascimento – do Poder360

A alta no preço dos alimentos no começo de 2024 levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a cobrar de auxiliares medidas preventivas. Cresceu a preocupação depois que pesquisas mostraram queda na avaliação do petista.

A inflação sob controle é vital para qualquer governo manter sua popularidade equilibrada. A elevação nos preços dos alimentos mexe diretamente com a percepção que a população mais pobre tem do governo e o Planalto tem ciência disso. As informações são do Poder360.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Neste domingo (31), um micro-ônibus desgovernado atropelou fiéis que estavam participando de uma procissão, no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes. Segundo confirmado pela assessoria da prefeitura municipal, o motorista do coletivo fugiu do local depois do ocorrido.

O acidente aconteceu por volta das 17h de hoje, quando um micro-ônibus que fazia a linha Marcos Freire/Barra de Jangada atropelou diversas pessoas que acompanhavam a caminhada Cristo Vive, realizada pela Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na comunidade de Marcos Freire.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A terceira e última apresentação do ano do espetáculo Paixão dos Guararapes, realizado no Monte dos Guararapes, em Jaboatão, foi marcada por um recorde de público. O evento também fez uma homenagem ao diretor Geraldo Dias e contou com a presença de 45 pessoas de engenhos da Zona Rural do município, que assistiram a Paixão pela primeira vez.  Segundo a direção, cerca de seis mil pessoas compareceram ao espetáculo neste sábado (30), totalizando, em três dias, praticamente o dobro do público esperado.

A agricultora Maria de Fátima da Silva foi uma dessas pessoas. “Não consegui olhar no momento da morte dele. Senti as dores da mãe. Um inocente pagando pelo que não fez. Chorei, foi muita emoção”. Residente no Engenho de Penanduba, Fátima levou filhas e netos. “As pessoas andam de coração muito duro. Quero que meus netos sintam o que eu sinto: compaixão. E sejam gratos, Ele [Jesus] morreu por nós”.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

A ex-presidente Dilma Rousseff foi às redes neste domingo (31), reforçar a importância de se manter a “memória e a verdade histórica” sobre o golpe de 1964. Em meio a vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a atos que relembrem a data, com a intenção de evitar um tensionamento na relação com as Forças Armadas, Dilma pontuou que manter essa memória “é crucial para assegurar que essa tragédia não se repita”.

Comparando o golpe militar de 1964 com o ataque do bolsonarismo contra os três poderes no dia 8 de janeiro de 2023, Dilma disse que “a História não apaga os sinais de traição à democracia e nem limpa da consciência nacional os atos de perversidade”. As informações são do UOL.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

No final da tarde deste domingo de Páscoa, dezenas de fiéis que seguiam em procissão pelas ruas do bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes, foram atropelados por um ônibus desgovernado.

Segundo informações preliminares repassadas ao blog, os fiéis estavam descendo uma ladeira, quando foram surpreendidos pelo micro-ônibus que faz a linha Marcos Freire/Barra de Jangada. Ainda não se sabe o número oficial de pessoas que foram atingidas. No entanto, uma fonte que estava no local revelou ao blog que ao menos três pessoas morreram.

Palmares - Natal Encantado 2025

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), pré-candidato à prefeitura de São Paulo, acusou o prefeito Ricardo Nunes (MDB) de distorcer uma publicação do MTST para criar “terrorismo moral”, com objetivos eleitorais. Também afirmou que a aliança entre o emedebista e o bolsonarismo “é de princípio e método”.

“Sem contar que sua trajetória pessoal e política está longe de ser a do cristão exemplar que tenta vender”, escreveu Boulos nas redes sociais, que já foi coordenador do movimento. “Já vimos esse filme em 2022, e a verdade prevaleceu sobre as fake news. Será assim novamente nas eleições deste ano.” As informações são da Carta Capital.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, esteve em Cuba na última quinta-feira (28), onde assinou um acordo de cooperação e intercâmbio com o Partido Comunista cubano. O tratado é similar ao que a legenda assinou em setembro do ano passado com o Partido Comunista da China. O pacto visa reforçar os laços entre as duas organizações e fortalecer a troca de experiências, segundo a legenda.

A visita de Gleisi à ilha caribenha ocorreu na mesma semana em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, pela primeira vez neste mandato, um governo autoritário de esquerda. Na última quinta-feira, Lula criticou abertamente o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de quem é aliado histórico, por causa do veto do seu governo à candidatura de María Corina Machado, que saiu vencedora das primárias organizadas pela oposição. O petista disse que é “grave que a candidata não possa ter sido registrada, porque ela não foi proibida pela Justiça”. As informações são do Estadão.

Do Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o general Richard Fernandez Nunes para o posto de chefe do Estado Maior do Exército. O militar substitui Fernando José Sant’Ana Soares e Silva. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira (28), e materializa um rodízio normal nas Forças Armadas. O Estado Maior do Exército é o órgão de direção geral da corporação.

Nunes foi responsável pela escolha do delegado Rivaldo Barbosa à chefia da Polícia Civil do Rio, em 2018, um dia antes da morte da vereadora Marielle Franco. Barbosa foi preso na semana passada sob suspeita de participação no assassinato de Marielle. Ao Estadão, Nunes se disse surpreso com o suposto envolvimento do ex-chefe da Polícia no crime e afirmou que Rivaldo Barbosa tinha “uma folha de serviço prestado bastante considerável”.

No dia em que o golpe militar de 1964 completa 60 anos, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino chamou a ditadura de “período abominável” e a função militar de “subalterna”.

As afirmações ocorreram em voto apresentado em plenário virtual do STF neste domingo (31). O Supremo julga uma ação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) que pede esclarecimentos sobre os limites para a atuação das Forças Armadas. As informações são da CNN.

O senador e ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que, em 31 de março de 1964, a “nação salvou a si mesma”. Na data, deu-se início à ditadura no Brasil com o golpe militar, que completa 60 anos neste domingo (31).

“A história não se apaga e nem se reescreve, em 31 de março de 1964, a Nação se salvou a si mesma!”, declarou em seu perfil no X (antigo Twitter). As informações são do Poder360.