Série ‘governadores’ chega ao fim

A postagem sobre o Governo Paulo Câmara, logo mais à meia-noite, põe fim a série sobre os governadores de Pernambuco, iniciada com Eraldo Gueiros. Não seguiu uma ordem cronológica, com exceção dos últimos – Eduardo Campos e Paulo Câmara, ambos do PSB.

Em três semanas, mergulhei fundo na vida de 22 chefes de Estado. Espero ter dado uma contribuição para reavivar a mente dos leitores sobre a história de quem nos governou, da ditadura ao processo de redemocratização e aos tempos atuais.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorização para ele viajar a Israel entre os dias 12 e 18 de maio e a devolução, ainda que temporária, do passaporte dele. Bolsonaro está com o documento retido pela Polícia Federal (PF) desde que foi alvo de uma operação realizada no dia 8 de fevereiro que investiga tentativa de golpe de Estado no Brasil.

Os advogados afirmam na petição que o ex-chefe do Executivo federal e a família dele foram convidados pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu a visitar o país – o período engloba o Dia da Independência de Israel, conhecido como Yom HaAtzmaut. A independência foi declarada no dia 14 de maio de 1948, mas comemorações podem variar alguns dias por causa do calendário hebraico.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Folha de Pernambuco

Um incêndio de grandes proporções atinge, na noite de hoje, um edifício em construção localizado no bairro da Torre, Zona Norte do Recife. Nas imagens veiculadas nas redes sociais por moradores da região, é possível observar que as chamas se espalharam entre os andares do edifício, localizado na esquina da rua Real da Torre com a rua Padre Anchieta.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o órgão foi acionado para realizar a contenção das chamas. Até a última atualização desta matéria, a ocorrência seguia em andamento e ainda não há informações sobre vítimas.

Caruaru - IPTU 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, hoje, ser “grave” que Corina Yoris não tenha conseguido registrar sua candidatura à presidência da Venezuela. Yoris representa o principal grupo de oposição ao atual presidente venezuelano, Nicolás Maduro, aliado histórico de Lula. Ela não conseguiu inscrever a candidatura no prazo previsto e, por isso, ficou impedida de concorrer.

As declarações foram dadas durante cerimônia de recepção ao presidente francês, Emmanuel Macron, em visita ao Brasil. As eleições venezuelanas, agendadas para o dia 28 de julho, estão marcadas por questionamentos e denúncias de perseguição contra opositores do atual regime.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O Republicanos filiou, hoje, o vereador de Cachoeirinha, Léo de Delino. Delino chega ao partido para disputar às eleições majoritárias com o aval do prefeito Ivaldo de Almeida, do vice-prefeito Jonas Eduardo, do ex-prefeito Beto de Tôta, além da executiva estadual do Republicanos.

Segundo Silvio Costa Filho, a filiação de Léo de Delino representa a continuidade de um avanço em todas as áreas que Cachoeirinha tem tido ao longo dos anos. “Léo é comprometido e tem muita vontade de trabalhar. Já demonstrou muita capacidade e amor por Cachoerinha e estaremos juntos nesse projeto, ao lado do presidente Lula e de todos os nossos aliados”, disse o presidente licenciado do Republicanos, ministro Silvio Costa Filho.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O gestor governamental Ednaldo Moura Jr. pode ser confirmado como pré-candidato a prefeito de Camaragibe pelo PSB. Servidor concursado do Controladoria Geral do Estado, Ednaldo lidera centenas de voluntários que se integraram ao projeto ‘Viva Camaragibe’, prestando os mais diferentes serviços, como dar aulas de vôlei, ensinar artesanato e fazer atendimento psicológico ou nutricional.

Outra atividade promovida por Ednaldo que tem chamado a atenção de muita gente são as audiências públicas do Viva Comunidade, que vai aos bairros ouvir a população sobre problemas e soluções. “Agimos inspirados nas agendas 40 que Eduardo Campos promovia nas regiões do estado”, revela Ednaldo Moura Jr. Nascido e criado no Celeiro das Alegrias Futuras, uma comunidade pobre de Camaragibe, Ednaldo é membro da equipe do prefeito do Recife, João Campos, como secretário executivo de Educação. Ele ocupou funções semelhantes no governo do estado, durante a gestão Paulo Câmara.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente da França, Emmanuel Macron, citou, hoje, os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e afirmou que a Praça dos Três Poderes – local onde estão localizados o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional – foi maltratada por inimigos da democracia.

O presidente da França deu a declaração, que foi traduzida simultaneamente pelo governo brasileiro, depois de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto. Macron cumpre agenda no Brasil nesta semana. Antes de visitar Brasília, o francês esteve no Pará, no Rio de Janeiro e em São Paulo. As informações são do portal G1.

A governadora Raquel Lyra (PSDB) parece estar disposta a tudo para impor sua vontade e prejudicar a categoria dos servidores de Segurança Pública do estado. Diante da possibilidade de aprovação das emendas que buscam melhorar o Projeto de Lei que extingue faixas salariais para policiais militares e bombeiros, o governo estadual ameaça retaliar deputados que ousarem votar a favor de mudanças no projeto original – que, segundo parlamentares e representantes da PM e dos bombeiros, é uma “enrolação que não atende à demanda do setor”.

Depois de ter desarticulado a votação das emendas ao PL 1671/2024 na última reunião da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, na terça-feira, o governo tenta, mais uma vez, passar com um trator por cima do Regimento Interno da Assembleia Legislativa e destituir o deputado Romero Albuquerque da vice-presidência do colegiado, para alcançar o número suficiente de aliados e barrar a mudança no texto encaminhado pelo Palácio. Entre essas mudanças, os deputados tentam evitar que o Governo de Pernambuco arraste o fim das faixas salariais até 2026.

É dado como certo o afastamento da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do Governo Lula, para disputar a Prefeitura de Olinda, este ano. Luciana já esteve reunida com o presidente Lula, hoje, para uma primeira conversa e deve concluir as negociações até o final da próxima semana. A ministra está decida a deixar o ministério para concorrer, mais uma vez, à Prefeitura de Olinda pelo PcdoB.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, hoje, que o presidente da França, Emmanuel Macron, constatou nos últimos dias que o compromisso do Brasil com o meio ambiente “não é retórico”. Os dois fizeram uma declaração à imprensa nesta tarde, no Palácio do Planalto, em Brasília. No Brasil desde terça-feira (26), Macron finalizou na capital federal a passagem pelo país. Antes, também visitou Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Lula afirmou que, durante as viagens, o francês presenciou os esforços brasileiros para o desenvolvimento sustentável. “O presidente Macron pôde constatar pessoalmente que o nosso compromisso com o meio ambiente não é retórico. No último ano reduzimos o desmatamento ilegal na Amazônia em 50%, e vamos zerá-lo até 2030”, afirmou.