STF retoma atividades na quinta-feira com julgamentos nos Plenários físico e virtual

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai abrir o Ano Judiciário 2024 em sessão marcada para a próxima quinta-feira (1º), às 14h. Após a solenidade, que deve contar com a presença de representantes dos três Poderes, da Procuradoria-Geral de República e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Plenário realiza sua primeira sessão de julgamentos do ano. Os prazos processuais, suspensos durante o recesso judiciário e as férias forenses, voltam a fluir no dia 1º.

O Plenário do STF terá seis sessões de julgamento em fevereiro. A pauta da primeira sessão retoma discussões iniciadas no ano passado, sobre temas como a imposição do regime de separação de bens para pessoas com mais de 70 anos (ARE 1309642) e a chamada “revisão da vida toda” para aposentadorias e benefícios de quem contribuía para a previdência antes de 29/11/1999 (RE 1276977).

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na manhã desta sexta-feira (26), o decreto que regulamenta o programa Pé-de-Meia, que prevê uma bolsa de permanência no ensino médio para 2,5 milhões de alunos de baixa renda (até R$ 218 por pessoa na renda familiar). O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

“O grande objetivo é garantir o auxílio financeiro para que esses jovens permaneçam na escola e não tenham que optar entre ter um prato de comida e estudar, porque essa é uma idade que os jovens chegam que, muitas vezes, precisam trabalhar para ajudar a família. Não é questão de escolha, de opção, é questão de necessidade”, afirma o ministro da Educação, Camilo Santana.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, o Museu Sinagoga Kahal Zur Israel abriu suas portas neste sábado (27) com uma programação especial para o público, com o propósito de não esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelo regime nazista.

O dia foi implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1º de novembro de 2005. A data marca a libertação, em 1945, pelas tropas soviéticas do maior campo de concentração nazista, Auschwitz-Birkenau, na Polônia, no final da 2ª Guerra Mundial. As informações são da Folha de Pernambuco.

Caruaru - Super Refis

Da Agência Brasil

Para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a retomada da reforma agrária é uma forma de enfrentar a pobreza no Brasil. Segundo um dos membros da coordenação nacional do movimento, Jaime Amorim, a redistribuição de terras improdutivas poderia ser uma forma de garantir renda para famílias que atualmente vivem sem condições mínimas.

“A reforma agrária é uma alternativa para enfrentar a pobreza. Se o governo quiser, a forma mais barata, mais fácil de garantir trabalho para as pessoas é a reforma agrária. Não existe nenhuma política mais barata de geração de trabalho e de emprego”, disse neste sábado (27), durante o encerramento do encontro da coordenação nacional do MST, que ocorreu ao longo da semana.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Prefeitura de Petrolina mobilizou diversos setores para atender as necessidades da população durante os dias de chuva intensa na cidade. Entre as atividades em andamento, o trabalho da equipe de serviços públicos tem fortalecido as ações emergenciais. As intervenções têm o objetivo de ajudar no escoamento de toda a água acumulada, bem como, minimizar transtornos decorrentes da chuva, a exemplo da remoção de árvores caídas em vias públicas.

Todo o efetivo da pasta coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) está à disposição. As ações contam ainda com o reforço de máquinas como retroescavadeiras, caminhões, caçambas, pá carregadeira e caminhões poliguindastes. Dezenas de pessoas estão envolvidas na força-tarefa, incluindo as equipes da Operação Drenagem.

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Magno Martins – exclusivo para a Folha de Pernambuco

Provavelmente para não abrir uma linha de confronto com o presidente Lula (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) desistiu de prestigiar o ato que deu o start da pré-candidatura da deputada Tabata Amaral (PSB) à Prefeitura de São Paulo. Não pegaria bem subir no palanque de uma aliada na capital paulista, principal preocupação de Lula, uma semana antes do chefe-mor ser a principal estrela na refiliação da ex-prefeita Marta Suplicy ao PT. Ela é cotada para fechar a chapa de Guilherme Boulos, pré-candidato do Psol.

A refiliação de Marta será um festão, na próxima sexta-feira (2). Um dos detalhes decididos é o local do ato. Será realizado na Casa de Portugal, centro cultural localizado no bairro da Liberdade. O evento deve acontecer no início da noite, provavelmente a partir das 18h. Ontem, a ex-prefeita convidou deputados federais, deputados estaduais e vereadores do partido em São Paulo para um jantar em seu apartamento.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela confirmou a proibição da líder da oposição, María Corina Machado, de ocupar cargos públicos por 15 anos. A decisão aumenta os obstáculos para a oposição nas eleições e favorece a permanência do ditador Nicolás Maduro no poder. Além de Corina Machado, Henrique Capriles, outra figura proeminente da oposição, também teve confirmada sua inabilitação por 15 anos. Enquanto isso, Leocenis García e Richard Mardo tiveram suas inabilitações canceladas. A medida do TSJ é criticada por políticos e ativistas venezuelanos, que a consideram uma tentativa do regime de enfraquecer a oposição, retirando suas principais figuras do cenário político.

A decisão baseia-se em alegações de que María Corina Machado teria participado de um esquema de corrupção vinculado a Juan Guaidó, durante o período de 2019 a 2023, quando este foi reconhecido como presidente interino por parte da oposição e de outros países. A decisão também levanta preocupações sobre a violação do Tratado de Barbados, assinado entre o governo e a oposição, que buscava garantir eleições livres e justas em troca do relaxamento de sanções dos Estados Unidos. As informações são do Estadão.

Ipojuca - Acerte as contas

Médicos que atuam no Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, fazem apelo para que a unidade não seja fechada pelo Governo de Pernambuco. Segundo o médico obstetra Frederico Araújo, durante reunião realizada no ano passado, o governo estadual – por meio da Secretaria de Saúde -, informou que o hospital teria que ser fechado porque os doadores do terreno haviam solicitado a devolução do mesmo.

Inclusive, durante a reunião, a secretaria teria informado que já existe um processo em tramitação na Procuradoria do Estado para a devolução do terreno, que seria de propriedade da Loja Maçônica Dever e Humanidade. O terreno foi cedido ao Estado de Pernambuco em 1978.

Na manhã deste sábado (27), um dia depois de abandonar uma coletiva de imprensa após ser questionada sobre críticas políticas, a governadora Raquel Lyra (PSDB) se emocionou ao revelar que tem passado por momentos difíceis na vida pessoal e se perguntado qual o seu propósito. 

A emoção da tucana aconteceu durante a missa de entrega da insígnia episcopal ao arcebispo Dom Paulo Jackson, na Catedral da Sé, localizada no Carmo, Olinda. Raquel apontou que a fé tem sido fundamental para mantê-la de pé.

Inflamada após as ações da Polícia Federal contra os deputados Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Carlos Jordy (PL-RJ), a ala bolsonarista do Congresso Nacional ameaça atrapalhar as votações de interesse do governo, além de elevar a pressão para o avanço de pautas que esvaziam o poder do Supremo Tribunal Federal (STF). O grupo pressiona, sem sucesso até o momento, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para endossar a empreitada.

Lira não deu sinais de que irá embarcar no discurso e se manteve distante da repercussão dos últimos acontecimentos. Pacheco deve seguir o mesmo caminho, sobretudo após o embate público com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que o chamou de “frouxo”. As informações são do O GLOBO.