Morre o médico Antônio Figueira

Morreu há pouco, na sua residência localizada no Recife, o médico Antônio Figueira, diretor presidente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). O médico lutava contra um câncer no cérebro há dois anos, mas acabou não resistindo.

Antônio foi secretário de Saúde durante o segundo mandato de Eduardo Campos e um auxiliar bastante influente, na época. Ele também foi secretário da Casa Civil e chefe da Assessoria Especial do Governo Paulo Câmara. O velório será realizado neste domingo (24), a partir das 8h, na capela do Pedro II.

Por Tony Goes*

Reclamar que o especial de fim de ano de Roberto Carlos é sempre a mesma coisa está se tornando tão repetitivo quanto o repertório de seus shows. Não vou mais fazer isso. Roberto é isso aí, gente. A esta altura da vida, ele não vai se aventurar pelo piseiro ou se reinventar no agronejo.

“Eu Ofereço Flores”, o programa de 2023, foi mais do mesmo, e ainda assim foi diferente. Como um prato cujo sabor conhecemos desde pequenos, mas que dessa vez foi especialmente benfeito.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O deputado federal Eduardo da Fonte foi até o município de Moreno para conferir o andamento da obra da nova ponte Santa Maria. A construção, que é uma antiga reivindicação da população da cidade, que é cortada pelo rio Jaboatão, é a principal ligação entre a região norte e sul de Moreno, ou seja, o mais importante acesso de oito bairros com o centro. 

A nova ponte Santa Maria, que tem sua conclusão prevista para abril de 2024, terá via duplicada, passará a ser mão dupla e contará com calçada nos dois lados, com proteção para pedestres.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Alvaro Porto, afirmou que, se necessário, fará uma convocação extraordinária para votar uma nova alíquota de ICMS. “É importante que este aumento seja revisto como forma de assegurar fôlego ao setor produtivo estadual”, compartilhou em suas redes sociais.

A fala de Porto pode ser lida como uma resposta para a governadora Raquel Lyra, que na sexta-feira (22), durante entrevista à Rádio Cultura FM, garantiu que não irá revogar o aumento do ICMS em Pernambuco, que passará de 18% para 20,5% a partir de janeiro de 2024.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Walter Santos

Eis que nos deparamos neste final do tempo em torno de 2023 diante de uma nova edição supimpa da Revista NORDESTE, se preparando para comemorar em 2024 simplesmente a maioridade com seus 18 anos de circulação ininterrupta. Quase heroísmo.

Aliás, mesmo com a edição recheada de assuntos de interesse nacional e do Nordeste, a rigor a revista é filha da ousadia do Portal WSCOM – precursor e pioneiro no webjornalismo que está se preparando para comemorar 25 anos. Outro feito extraordinário.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Um avião de pequeno porte caiu em uma praça, situada em um bairro residencial de Jaboticabal, município do interior paulista. Os bombeiros foram acionados por volta das 9h10 deste sábado (23). Uma das vítimas era o empresário Delcides Menezes Tiago, de 65 anos.

De acordo com a corporação, cinco pessoas morreram no acidente. Três delas, incluindo uma criança, foram carbonizadas, pois a aeronave pegou fogo após o impacto. As informações são da CNN.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A partir da entrada em vigência do megadecreto de necessidade e urgência aprovado na noite de quarta-feira (20) pelo presidente argentino, Javier Milei, na próxima semana, os argentinos poderão fechar contratos em qualquer tipo de moeda, bitcoin, criptomoeda ou, segundo explicou a ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, em sua conta na rede social X (ex-Twitter), “em espécie, como quilos de vaca ou litros de leite”.

Frente às inúmeras dúvidas que se instalaram no país após o anúncio do já chamado decretaço de Milei, funcionários do governo, entre eles a chanceler, passaram o dia dando explicações através de suas redes sociais e meios de comunicação. Mondino é economista, e antes de assumir o comando do Ministério das Relações Exteriores, foi gerente de bancos e administradora de empresas privadas, entre elas vinícolas. As informações são do O GLOBO.

Os servidores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) não parecem contentes com o Procurador-Geral de Justiça, Marcos Antônio Matos de Carvalho. Após receberem uma mensagem assinada por Marcos e pelo subprocurador-Geral em Assuntos Administrativos, Hélio José de Carvalho Xavier, onde é mostrado algumas conquistas implementadas como parte do que teria sido o “compromisso contínuo com a valorização dos servidores do MPPE”, o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (SINDSEMPPE) externou um certo descontentamento

Segundo o SINDSEMPPE, o procurador “perdeu a oportunidade” de realizar o reenquadramento dos servidores que compõem o Ministério Público de Pernambuco. “Essa providência mitigaria o grande abismo da desigualdade estrutural, cujo combate na sociedade brasileira a Constituição Federal reservou ao Ministério Público, mas que contrariando os mandamentos constitucionais, a reproduz de forma ainda mais cruel internamente ao comparar os pagamentos de subsídios dos últimos meses aos promotores e procuradores com os vencimentos dos servidores ministeriais”, aponta.

O PT enviou na quinta-feira (21) três representações ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados em que pede a abertura de processos ético-disciplinares por quebra de decoro parlamentar por parte dos deputados Maurício Marcon (Podemos-RS), Gustavo Gayer (PL-GO) e Abilio Brunini (PL-MT).

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), e o líder do partido na Casa Baixa, Zeca Dirceu (PT-PR), alegam que os congressistas da oposição deixaram de “observar o necessário decoro parlamentar” quando supostamente veicularam “agressões verbais e morais”. As informações são do Poder360.

Da Agência Brasil

O terceiro grupo de brasileiros e seus parentes que estavam na Faixa de Gaza, no Oriente Médio, chegaram, às 6h53 deste sábado (23), a Brasília, no avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB). O voo decolou do Cairo, capital do Egito, na tarde desta sexta-feira (22), e durou 13 horas e 56 minutos. 

Ao todo, estavam a bordo deste voo 30 pessoas repatriadas pela Operação Voltando em Paz, coordenada pelo governo federal, por meio da atuação do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério da Defesa e da FAB. São elas cinco homens, 11 mulheres e 14 crianças, a maioria palestinos, que moravam em Gaza.