Em noite de confraternização e celebração, a Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior (AMIES) prestou homenagem ao educador Antonio Veronezi (in memoriam), idealizador e fundador da Associação. Na ocasião, ele foi representado pelo filho, Victor Veronezi. O professor Inácio de Barros Melo Neto, primeiro presidente da AMIES, também foi homenageado.
“Antonio Veronezi dizia, lá no início de 2019, que nós precisávamos de uma associação que pudesse militar e defender os interesses e as pautas das instituições de capital fechado, as instituições regionais, as pequenas e as médias instituições. Assim, nasceu a AMIES”, lembrou o atual presidente Moses Rodrigues. “Nos três primeiros anos, a AMIES foi presidida pelo professor Inácio e passou a ter visibilidade no diálogo com o Poder Público”, frisou.
Leia mais
Por entender que a educação é a principal ferramenta de transformação social, a AMIES concedeu ainda medalhas de mérito educacional a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Educação Superior no Brasil. Um dos agraciados foi o ministro da Educação, Camilo Santana. “Eu agradeço a homenagem. Fiquei muito honrado. O presidente Lula me deu o desafio de liderar aquilo que eu considero mais importante numa nação, que é a educação. Porque nenhum país se torna soberano, independente e justo sem garantir a educação de qualidade para todos. O Brasil é um dos países mais desiguais do planeta, por isso o grande caminho que nós temos é através da educação”, ressaltou.
A Medalha de Honra ao Mérito Educacional AMIES também foi concedida ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, representado pela secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá; o vice-Presidente do União Brasil, Antônio de Rueda; o ex-deputado federal, Átila Lira; o deputado federal Baleia Rossi; o assessor jurídico da AMIES, Esmeraldo Malheiros; o deputado federal Eunício Oliveira; o professor Gervásio Menezes, associado da AMIES, da Rede UniFTC; o professor Getúlio Moreira, associado da AMIES, do Centro Universitário de Brasília (CEUB); o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; o presidente do Inep, Manuel Palácios; a professora Marlene Salgado de Oliveira (in memoriam), representada por sua neta Gabriela Piaz Salgado de Oliveira; e o diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Tavares Teixeira.
Leia menos