Cid não deve dar novos depoimentos após acordo de delação

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) Mauro Cid não deve dar novos depoimentos à Polícia Federal. De acordo com fontes ligada aos casos, Cid já fez revelações esclarecedoras no âmbito das investigações sobre a venda ilegal de joias, falsificação de cartões de vacina para Covid e tramas golpistas para manter o ex-presidente no poder. As informações são do portal G1.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes homologou no sábado (9) o acordo de colaboração premiada do tenente-coronel. O ministro também concedeu liberdade provisória a Cid, com cumprimento de medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, limitação de sair de casa aos fins de semana e também à noite, e afastamento das funções no Exército. Cid deixou ainda no sábado o Batalhão do Exército de Brasília, onde estava preso desde o dia 3 de maio.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Por Sylvia Steiner*

Meu presidente,

Meu nome é Sylvia Steiner. Fui, por 13 anos, juíza do Tribunal Penal Internacional. Os que lá ainda trabalham lembram-se da “juíza brasileira” e a mim se referem como uma excelente juíza. E como alguém que honrou seu país. Tenho orgulho disso, é claro. E é por isso que tomo a liberdade de me dirigir ao meu presidente para falar dos comentários feitos por você acerca do Tribunal Penal Internacional, instituição que honrei enquanto honrava meu país.

Uma assertiva inicial se faz necessária: você é meu presidente, e meu voto com certeza foi importante, ao lado de outros milhões, para elegê-lo presidente de meu país. Nunca fui “minion”, com a graça de Deus. Mas foi seu antecessor, o inominável, quem pela primeira vez sugeriu que meu país deveria desligar-se do Tribunal Penal Internacional. Afinal, ele tem várias denúncias sendo examinadas pela Procuradoria daquele Tribunal e talvez se torne, um dia, réu por crimes contra a humanidade.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou, hoje, que pediu investigação sobre o jornalista Alexandre Garcia por divulgação de informações falsas a respeito da tragédia no Rio Grande do Sul causada pelas chuvas. O jornalista afirmou que não foram só as fortes chuvas as responsáveis pelos estragos. Em um programa da “Revista Oeste”, ele disse, sem apresentar evidências, que três represas construídas no “governo do PT” tiveram as comportas abertas junto com as tempestades, o que aumentou o volume de água e causou as enxurradas.

O advogado-geral da União afirmou que esse tipo de conduta é “inaceitável”, ainda mais em um momento de dor das famílias afetadas pela tragédia. “Determinei à Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia a imediata instauração de procedimento contra a campanha de desinformação promovida pelo jornalista. É inaceitável que, nesse momento de profunda dor, tenhamos que lidar com informações falsas”, escreveu Jorge Messias no Twitter.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), esteve, na última semana, no município de Panelas, no Agreste Pernambucano, visitando alguns equipamentos de saúde geridos pelo Governo Municipal, com o objetivo de acompanhar as reais condições de trabalho ofertadas aos médicos servidores locais.

A vice-presidente do Simepe, Ana Carolina Tabosa, e o diretor sindical Robson Miranda, visitaram a Policlínica Municipal, o Hospital Nossa Senhora de Fátima, além da UBS Panorama e puderam constatar que os equipamentos apresentavam problemas em sua estrutura física, bem como problemas com relação a equipamentos de higienização e a ausência de um gerador de energia.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O Tribunal de Contas do Estado elaborou um Painel de Saneamento que traz um panorama sobre a situação de fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em Pernambuco. O estudo mostra que apenas 30,8% da população do Estado dispõem de serviços de coleta de esgoto, enquanto 83,56% têm acesso à água.

Os números estão abaixo das médias nacionais que são de, respectivamente, 84% (água) e 55,81% (esgoto). No Recife, os serviços de água e esgoto são disponibilizados a 96,43% e 44,99% da população, respectivamente.

Palmares - Natal Encantado 2025

Um dos exemplos notáveis de política pública direcionada à segurança e aliada ao desenvolvimento econômico, geração de empregos e renda é o caso de Medellín, na Colômbia. Para observar os métodos que levaram a cidade a este patamar, uma comissão de deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) está no país, desde a última sexta-feira.

Durante os anos 1990, a cidade de Medellín era conhecida como uma das mais violentas do mundo, tendo sido considerada a capital mundial do narcotráfico. No entanto, a cidade passou por uma transformação significativa nas últimas décadas, com a redução da violência e a promoção do desenvolvimento econômico e social. 

Olinda - Refis últimos dias 2025

Durante a cerimônia de lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), hoje, na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou a importância do Sebrae na execução das ações do programa ao qualificar a cadeia logística das micro e pequenas empresas e dos microempreendedores individuais (MEI) nos diversos setores da economia. 

Segundo o ministro Rui Costa, há uma demanda por máquinas e equipamentos e, portanto, por qualificação de mão de obra. “Vamos chamar os fabricantes da construção civil para que eles ampliem a capacidade de fornecimento de máquinas, cuja produção necessita de pessoal qualificado. Isso tudo representa mais empregos. Em muitas das parcerias para a execução do PAC e formação de mão de obra, nós temos o Sebrae como um parceiro”, adiantou o ministro.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou para a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro o acesso ao depoimento prestado pelo tenente-coronel Mauro Cid à Polícia Federal (PF), no inquérito que apura a venda ilegal de joias recebidas por comitivas do governo Bolsonaro durante viagens oficiais.

O acesso da defesa ao depoimento de Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, foi negado por causa do acordo de delação celebrado por ele com a Polícia Federal e homologado pelo ministro do STF. Cid falou à PF por mais de nove horas. As informações são do portal G1.

Por Rudolfo Lago

A mexida levou três meses para afinal ser feita. Alguns detalhes ainda restam para que seja finalmente saciada a fome do Centrão por cargos e verbas. Mas, na prática, o que deverá de fato significar para a ampliação da base do governo a entrada no primeiro escalão do deputado André Fufuca (PP-MA) no Ministério do Esporte e do deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) em Portos e Aeroportos? “Na prática, pode significar nada ou muito pouco”, resume, em análise para o Correio da Manhã, o cientista político André Cesar, da Hold Assessoria.

Ao aceitarem os cargos de ministros, tanto Fufuca quanto Sílvio Costa Filho foram instados a pedir licença dos cargos que exercem em seus partidos. Fufuca irá licenciar-se do cargo de direção no PP, e consequentemente, da liderança que exercia na Câmara dos Deputados. E Silvio Costa Filho já pediu licença da presidência do Republicanos em Pernambuco.

Do G1/PE

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, visitou o Recife, hoje, para lançar regionalmente o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e detalhar as obras em Pernambuco. Na ocasião, ele falou sobre a crise nos municípios por causa da queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feitas pelo governo federal.

“Nós fizemos uma reunião para discutir a crise de arrecadação. Como a filosofia do presidente [Lula] diz, tem que olhar todos os filhos, mas acudir primeiro quem precisa mais. Quem precisa mais são os municípios pequenos. Amanhã [terça-feira, dia 12 de setembro] vamos conversar com o presidente e anunciar alguma medida para ajudar os prefeitos e prefeitas que precisam do FPM”, afirmou Rui Costa.