Feitosa diz que aprovação da LDO é vitória do legislativo

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

A aprovação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2024 com as mudanças feitas pela oposição, por maioria absoluta dos deputados, incluindo o líder e vice-líder do Governo na Alepe, ontem, foi vista pelo deputado Alberto Feitosa (PL) como uma vitória do poder Legislativo sobre a tentativa do Executivo Estadual de mudar as regras do jogo.

Agora, com as alterações que foram apresentadas por Feitosa na Comissão de Finanças da Alepe, o texto deverá ser sancionado ou vetado pela governadora Raquel Lyra em um prazo de 15 dias úteis. Caso opte pelo veto, o texto voltará a ser apreciado pelo parlamento. Essa alternativa, contudo, não é vista como possível, segundo Alberto Feitosa.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, formado pela TV Jornal, Rádio Jornal, JC Online e Jornal do Commercio, emitiu um comunicado anunciando mudanças no organograma da empresa e a demissão de dez dos seus funcionários. Confira abaixo a nota oficial do SJCC e a lista dos funcionários dispensados.

COMUNICADO

Sempre buscando encontrar caminhos para melhor dinâmica operacional e sustentabilidade dos negócios, informamos a todos a nomeação de Vladimir Melo como Superintendente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). Diante disso, a Diretoria Comercial passa a se chamar Diretoria Comercial e de Marketing e será liderada por Carlos Humberto. A Diretoria Administrativo-Financeira segue sob o comando de Vagner Lins.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Rudolfo Lago*

Terá o presidente Lula, na entrevista para Marcos Uchôa no Canal Gov, feito um ensaio particular das táticas diversionistas que seu antecessor, Jair Bolsonaro, adorava, e que aprendeu com o antecessor de Joe Biden nos Estados Unidos, Donald Trump? Se foi um ensaio desse tipo de diversionismo, vale reforçar com Lula o uso acima da palavra “antecessor”: aparentemente, o uso dessas táticas diversionistas não deu muito certo nem para Trump nem para Bolsonaro.

O diversionismo era uma das estratégias preferidas tanto de Trump quanto de Bolsonaro. É adotado das ideias de incorporação de táticas militares à política, o uso da chamada guerra híbrida, que utiliza recursos de desinformação para confundir o adversário. Ou lança balões de ensaio para testar: se dá certo, avança-se desse ponto; se dá errado, recua-se.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem novos ministros. O deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assume o Ministério de Portos e Aeroportos e o parlamentar André Fufuca (PP-MA) assume o Ministério do Esporte. O anúncio foi feito há pouco, após longa espera.

Com a escolha, Lula estreita laços com o Centrão. Republicanos e Progressistas formam maioria no Congresso Nacional e auxiliam o governo a aprovar pautas de seu interesse, como o arcabouço fiscal e a reforma tributária.

De acordo com fontes do Planalto, Ana Moser, que liderava o Esporte, recusou o cargo de autoridade olímpica oferecido pelo presidente. Já Marcio França, de Portos e Aeroportos, deve ir para novo ministério sobre empreendedorismo e economia criativa, conforme apurou o Correio Braziliense. Quanto a mudanças em outras pastas do governo, os comandos da Caixa Econômica Federal e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) devem ficar para depois.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O município de Agrestina, no Agreste de Pernambuco, celebra 95 anos de Emancipação Política na próxima segunda-feira, dia 11, com programação gratuita e aberta ao público. O evento vai contar com solenidades, desfiles cívicos e shows artísticos.

A programação tem início nesta quarta-feira, dia 6, com uma celebração em ação de graças e apresentação da orquestra de violinos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), às 19h, na Matriz de Santo Antônio. No domingo (10) é dia de desfile cívico, às 14h, na Rua João de Deus, centro da cidade.

Palmares - Natal Encantado 2025

O Planalto vai divulgar uma nota, logo mais, para anunciar, finalmente, o fim da novela da reforma ministerial. Como previsto, Ana Moser e Márcio França deixarão suas pastas para dar espaço ao PP de Arthur Lira e ao Republicanos. As informações são da Revista Veja.

O PP ficará com o Esporte, nomeando ministro André Fufuca. Já o Republicanos ficará com Portos e Aeroportos, nomeando Sílvio Costa Filho. O pacote inclui ainda a Caixa, aos aliados de Lira, e a Funasa para a turma de Filho. A discussão sobre as estatais, no entanto, deve ficar para outro momento.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O desenvolvimento de projetos voltados para a bioeconomia e a transição energética foi o tema de reunião entre o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, realizada hoje. O encontro dá continuidade à articulação da Autarquia com instituições que possam contribuir com temas considerados estratégicos para o desenvolvimento regional e redução das desigualdades sociais.

De acordo com Danilo Cabral, a educação e a inovação são eixos estratégicos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. “E inovação se faz com pesquisa, recursos humanos qualificados, por isso, entendemos ser fundamental essa aproximação com a academia para a geração de projetos inovadores que dialoguem com o PRDNE. Nesse contexto, identificamos que as cadeias produtivas da bioeconomia e da energia renovável moverão o desenvolvimento da nossa Região nos próximos anos e são as duas áreas que pretendemos desenhar parcerias”, explicou.

A vereadora Aline Mariano (PP) cobrou da governadora Raquel Lyra (PSDB), ontem, durante sessão na Câmara do Recife, melhorias na qualidade do transporte público. A fala da parlamentar ganhou grande repercussão na casa. Na tribuna, Aline exibiu um vídeo sobre a situação do transporte público no metrô e ônibus da capital. As imagens mostram Aline conversando com os usuários e usuárias na Estação Joana Bezerra que, por sua vez, relataram estar enfrentando dificuldades.

“É uma média de 400 mil pessoas que usam por dia esse modal de transporte que tem integração com os ônibus da Região Metropolitana. Não precisa andar muito para ver de perto o sucateamento do metrô e as péssimas condições a que são submetidos os usuários de ônibus no Recife”, disse a vereadora.

A engenheira Civil e de Segurança do Trabalho Roberta Meneses conquistou mais um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao longo de seus 22 anos de trajetória profissional. Recebeu, das mãos da filha do ex-deputado federal Osvaldo Coelho, Patrícia Coelho, na última quinta-feira, em Petrolina, o título de Comendadora do Mérito Osvaldo de Souza Coelho.

A honraria, instituída pela Associação de Engenheiros e Engenheiros Agrônomos do Sertão de Pernambuco (ASSEA), tem como objetivo homenagear os profissionais da engenharia e da agronomia que se destacaram em suas atividades profissionais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar, ainda hoje, a minirreforma ministerial, após receber no Palácio do Alvorada os futuros ministros. As informações são do Blog do Camarotti.

O último impasse que restava era a resistência do PSB em ficar com a pasta da Micro e Pequena Empresa, mas a sinalização positiva do ministro Márcio França, atualmente em Portos e Aeroportos, para ser deslocado para o novo ministério foi dada nesta quarta ao Planalto, depois de dois dias de negociação.