O mundo gira

Com viagem marcada para Brasília, não fui à posse de Danilo Cabral na Superintendência da Sudene, mas já recebi notícias, por diversas fontes que lá estiveram, que a presença mais aplaudida, quando chamado a compor à mesa, foi o ex-governador Paulo Câmara, atual presidente do Banco do Nordeste. Por que tantas palmas e gritinhos? Saudade dele diante do que o Estado está vivendo com a sucessora?

Raquel teria adivinhado e por isso se ausentado?

O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) 2024-2027 foi aprovado por unanimidade na 31ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, realizada hoje, logo após a cerimônia de posse do superintendente Danilo Cabral. O encontro do colegiado contou com a presença de ministros, governadores, vice-governadores, parlamentares, prefeitos e outras lideranças políticas do Nordeste. O PRDNE será enviado aos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Planejamento, Casa Civil, além de ser submetido ao Congresso Nacional pelo presidente da República, em conjunto com o Plano Plurianual (PPA) Federal.

Danilo Cabral explicou que o PRDNE conta com 19 programas, 112 projetos estruturantes, 90 ações estratégicas e 23 ministérios parceiros. A carteira de projetos do plano elenca ações prioritárias apontadas por cada estado da área de abrangência da Sudene, a exemplo da proposta de ampliação e universalização de acesso à água, reestruturação de portos; Hub do Hidrogênio Verde, Construção de distrito industrial para atração de empresas, ampliação da geração e distribuição de energia solar, duplicação de BR, entre outros.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, enfatizou que o PRDNE “não é um plano de prateleira”. A governadora destacou que o plano “já passou pelo crivo de um debate muito cuidadoso, que está em sintonia com o PPA”. Já o governador da Paraíba, João Azevedo, afirmou que “é preciso fortalecer a Sudene, para que ela possa exercer o papel de condutora”, especialmente na implementação do Plano de Desenvolvimento da Região”. O gesto disse ainda que fica muito feliz por ter à frente da Sudene “uma pessoa que vai dialogar com os estados”.

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, declarou que projetos como o cinturão de barragens, transposição do São Francisco, Transnordestina, políticas de sustentabilidade, economia criativa, estímulos aos arranjos econômicos locais estão dentro do escopo da Sudene. “Vamos seguir trabalhando sem perder o foco e nos guiando pelo plano de desenvolvimento regional. Para isso estamos juntos e convergindo. O Governo de Pernambuco, assim como tem feito sob a liderança da governadora Raquel Lyra, desde o início deste mandato, está à disposição do governo federal e da Sudene para encontrarmos as melhores soluções para impulsionar o bem-estar social e o dinamismo econômico na região”, reiterou.

A versão atualizada do PRDNE prevê um novo eixo, somando um total de sete: Inovação, considerado o “fio condutor”; Capacidades Governativas; Meio Ambiente; Infraestrutura Econômica e Urbana; Educação; Desenvolvimento Produtivo e Desenvolvimento Social. “O Plano continua apostando no fortalecimento das cidades intermediárias, com o intuito de desconcentrar o desenvolvimento e gerar novas oportunidades de negócios e expansão de políticas públicas a partir de municípios polos. É preciso interiorizar o desenvolvimento”, afirmou Danilo Cabral.

O Conselho Deliberativo aprovou, ainda, a revisão das diretrizes e prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para o exercício de 2023, com a inclusão da fabricação de produtos alimentícios no rol das atividades setoriais prioritárias no Piauí para o FNE, cuja inserção foi solicitada pela Secretaria de Governo do Estado, considerando que a atividade está alinhada com a realidade e os potenciais econômicos e produtivos da região.

Sobre a proposta de estabelecimento de percentual de repasse de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para o Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), um dos itens da pauta, o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, pediu vista para apreciar melhor o tema.

No encerramento do encontro, o superintendente Danilo Cabral destacou a união de forças que marcou a cerimônia de posse e a reunião do Condel, apontando “qual o caminho que queremos percorrer”. “Com a liderança do ministro Waldez Góes e a determinação do presidente Lula, nós vamos reconectar o Nordeste ao Brasil. Nós temos o poder de reposicionar a Sudene”.

Estiveram presentes na reunião: Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional; Priscila Krause (vice-governadora de PE); Danilo Cabral (superintendente da Sudene); Fátima Bezerra (governadora do RN); Elmano de Freitas (governador do CE); João Azevedo (governador da PB); Themístocles Filho (vice-governador do PI); Ronaldo Lessa (vice-governador de AL); Paulo Câmara (presidente do BNB); André Sampaio (representante da Confederação Nacional de Municípios); José Álvares Vieira (representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA); Raimundo Lopes Júnior (representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI); Júlio Pinheiro (representante da Associação Brasileira de Municípios – ABM); Luiz Fernando Bittencourt (representante da Confederação Nacional do Comércio CNC); Jucelino Dantas Batista (representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag).

O deputado federal Lula da Fonte (PP) protocolou ofício nº 51/2023 ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para a construção de quatro barragens na região da Mata Sul de Pernambuco. As barragens de Gatos, Igarapeba, Guabiraba e Panelas 2 são essenciais para solucionar o problema das recorrentes enchentes que afetam as cidades pernambucanas e afligem diretamente a qualidade de vida da população. A solicitação veio através do prefeito de Palmares, Júnior de Beto, e dos demais prefeitos da Mata Sul do estado.

De acordo com o parlamentar, os investimentos com reparos dos danos causados pelas enchentes são elevados e a possibilidade de priorizar a construção das quatro barragens, em especial a de Panelas 2, surge como uma estratégia para minimizar o risco aos municípios da Mata Sul. O deputado federal Lula da Fonte sugere ainda que as obras sejam incluídas em parcerias público privadas (PPP), geridas pela Secretaria de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do Ministério. “Entendo que a participação do setor privado por intermédio de uma PPP é uma alternativa viável, em especial diante da possibilidade de as barragens serem utilizadas não apenas para conter as enchentes, mas também para a geração de energia hidrelétrica, por meio de pequenas centrais hidroelétricas (PCH)”, explicou.

O Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco – Iterpe se reuniu com a Administração de Suape, hoje, para tratar de parcerias para a regularização fundiária dos Engenhos Ximenes, Almacega e Arranca.

Esta ação irá beneficiar cerca de 400 famílias agricultoras, localizadas na Zona da Mata Sul pernambucana, nos municípios do Cabo, Água Preta e Barreiros. Também foi discutida a possibilidade de celebração de convênio com transferência de recursos financeiros para o Iterpe realizar os trabalhos técnicos.

Estiveram presentes na reunião o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz; Ivison Silva, gerente de Ações Fundiárias; Bartolomeu Vieira, coordenador Jurídico; Carlos Cavalcanti, diretor de Sustentabilidade de Suape; Arthur Neves, diretor de Desenvolvimento e Gestão Industrial de Suape; Paulo Teixeira, Regularização Fundiária de Suape e Sóstenes Alcoforado, Relações Governamentais e Institucionais de Suape.

Por Paulo Magnus*

Nesta semana, a mais antiga Unimed do Brasil passou a ser 100% MV.

Desde o tempo do saudoso presidente Raimundo, a Unimed Santos já utilizava o SOUL MV no Hospital e agora entrou em operação com o SOUL MV Operadora, que passa a integrar todos os processos administrativos, financeiros e gerenciais, além de simplificar a gestão de contratos e beneficiários, processamento e auditoria de contas até a autorização de procedimentos. 

Foi um grande trabalho que envolveu especialistas e consultores na área de operadora e financeira, resultando na unificação dos sistemas hospitalar, operadora e ERP. Agradeço a confiança do Dr. Claudino Guerra Zenaide, o incansável Dr. José Roberto Del Sant, todos diretores, profissionais de tecnologia e gestores da Unimed.

Agradeço também ao time MV, que foi essencial em diversas frentes para a concretização desse projeto. Dennis Lima, Luís Carlos Terciani, Rivka Meir, Dellanio Alencar e demais, parabéns pelo ótimo resultado que irá impactar a Baixada Santista e que, com certeza, será referência para todo o País.

Juntos, estamos levando a transformação digital para esta Unimed, pioneira no sistema.

*CEO & Founder na MV

No voo da Gol do Recife para Brasília, há pouco, uma cena que, confesso, há muito tempo não via: leitura de jornal impresso. Quem seria a ave rara? O ex-senador Armando Monteiro Neto (PSDB). Devorou uma penca de jornais do eixo Rio-São Paulo, incluindo os dois pernambucanos Folha e Diário. E em nenhum momento exibiu qualquer dispositivo tecnológico, nem mesmo o aparelho de celular.

Impressionante!

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que a reforma tributária está no “topo das prioridades” da Casa para o segundo semestre. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui a reforma tributária foi aprovada pela Câmara dos Deputados na sexta-feira (7). Com isso, o texto foi enviado para análise do Senado.

Pacheco deu indicações de que a proposta terá um trâmite acelerado na Casa, atendendo a um desejo do governo. Para que isso aconteça, o texto deve ser enviado diretamente para o plenário após a análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O governo pediu ainda para que Pacheco indique um relator para a reforma.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, afirmou que a meta é que a reforma seja aprovada até o fim do ano. Pacheco disse, em entrevista à Globo News, que o Brasil aprovou uma série de reformas nas últimas décadas, com exceção da tributária, e que o Senado tem consciência disso.

Foi marcada para o próximo dia 18 de julho, às 19h, na sede da Academia Pernambucana de Letras, a posse do escritor e jornalista Ângelo Castelo Branco como novo imortal da APL. Na ocasião, será empossado também Fábio Lucas de Barros e Silva.

Graduado em Direito e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, Ângelo já atuou como professor universitário, repórter, editor, colunista, comentarista e articulista para jornais de Pernambuco e do Sudeste, além de ter exercido a função de secretário de Imprensa do governo do Estado de Pernambuco e de assessor de comunicação do Ministério da Educação, em Brasília. Atualmente, dedica-se à produção de biografias. Com quatro livros publicados, o imortal está em fase final para publicação de três novos títulos.

A Polícia Federal deve marcar para quarta-feira um novo depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). ele deve ser ouvido em desdobramento das investigações sobre a suposta participação do senador Marcos do Val (Podemos-ES) numa trama golpista. A PF quer ouvir outros personagens que teriam interagido com o parlamentar.

Em 16 de junho, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o ex-presidente preste novo depoimento à Polícia Federal. Esse será o quarto depoimento dele autorizado este ano pelo STF.

Em fevereiro, Do Val acusou Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira de organizarem uma reunião, no fim de 2022, para propor o envolvimento do senador em um plano de golpe de Estado. Em junho, Marcos do Val foi alvo de uma operação da Polícia Federal, que investiga obstrução de investigações sobre os atos golpistas do 8 de janeiro.

A PF encontrou conversas entre o senador e Daniel Silveira, indicando que agiram em conjunto na tentativa de sabotar investigações relacionadas aos atos golpistas, além de fazer ataques ao Supremo Tribunal Federal, à PF e a outros envolvidos nas apurações. Chamaram também atenção dos investigadores as várias mudanças de versões do senador sobre a suposta articulação de golpe de estado.

O município de Tabira, no Sertão pernambucano, sedia, a partir do próximo dia 27 até o dia 30 de julho, a 4ª Vaquejada Ekwos, no parque ‘O Estevão’. O evento, consagrado como um dos mais importantes da região, é conhecido por movimentar a economia local. Este ano, a festa promove R$ 85 mil reais em prêmios.

Conhecida popularmente como o Rock in Rio das vaquejadas, pela quantidade de pessoas que frequentam os quatro dias de festa e aproveitam mais de 30 horas de forró, o evento é organizado por Paulino, Gracinha e pelos Irmãos Paulino. Entre as atrações deste ano, estão a dupla Iguinho e Lulinha, Fabinho Testado Raphael Moura, Seu Marquinhos e Mimin do Gado.