O mundo gira

Com viagem marcada para Brasília, não fui à posse de Danilo Cabral na Superintendência da Sudene, mas já recebi notícias, por diversas fontes que lá estiveram, que a presença mais aplaudida, quando chamado a compor à mesa, foi o ex-governador Paulo Câmara, atual presidente do Banco do Nordeste. Por que tantas palmas e gritinhos? Saudade dele diante do que o Estado está vivendo com a sucessora?

Raquel teria adivinhado e por isso se ausentado?

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) 2024-2027 foi aprovado por unanimidade na 31ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, realizada hoje, logo após a cerimônia de posse do superintendente Danilo Cabral. O encontro do colegiado contou com a presença de ministros, governadores, vice-governadores, parlamentares, prefeitos e outras lideranças políticas do Nordeste. O PRDNE será enviado aos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Planejamento, Casa Civil, além de ser submetido ao Congresso Nacional pelo presidente da República, em conjunto com o Plano Plurianual (PPA) Federal.

Danilo Cabral explicou que o PRDNE conta com 19 programas, 112 projetos estruturantes, 90 ações estratégicas e 23 ministérios parceiros. A carteira de projetos do plano elenca ações prioritárias apontadas por cada estado da área de abrangência da Sudene, a exemplo da proposta de ampliação e universalização de acesso à água, reestruturação de portos; Hub do Hidrogênio Verde, Construção de distrito industrial para atração de empresas, ampliação da geração e distribuição de energia solar, duplicação de BR, entre outros.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O deputado federal Lula da Fonte (PP) protocolou ofício nº 51/2023 ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para a construção de quatro barragens na região da Mata Sul de Pernambuco. As barragens de Gatos, Igarapeba, Guabiraba e Panelas 2 são essenciais para solucionar o problema das recorrentes enchentes que afetam as cidades pernambucanas e afligem diretamente a qualidade de vida da população. A solicitação veio através do prefeito de Palmares, Júnior de Beto, e dos demais prefeitos da Mata Sul do estado.

De acordo com o parlamentar, os investimentos com reparos dos danos causados pelas enchentes são elevados e a possibilidade de priorizar a construção das quatro barragens, em especial a de Panelas 2, surge como uma estratégia para minimizar o risco aos municípios da Mata Sul. O deputado federal Lula da Fonte sugere ainda que as obras sejam incluídas em parcerias público privadas (PPP), geridas pela Secretaria de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do Ministério. “Entendo que a participação do setor privado por intermédio de uma PPP é uma alternativa viável, em especial diante da possibilidade de as barragens serem utilizadas não apenas para conter as enchentes, mas também para a geração de energia hidrelétrica, por meio de pequenas centrais hidroelétricas (PCH)”, explicou.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco – Iterpe se reuniu com a Administração de Suape, hoje, para tratar de parcerias para a regularização fundiária dos Engenhos Ximenes, Almacega e Arranca.

Esta ação irá beneficiar cerca de 400 famílias agricultoras, localizadas na Zona da Mata Sul pernambucana, nos municípios do Cabo, Água Preta e Barreiros. Também foi discutida a possibilidade de celebração de convênio com transferência de recursos financeiros para o Iterpe realizar os trabalhos técnicos.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Paulo Magnus*

Nesta semana, a mais antiga Unimed do Brasil passou a ser 100% MV.

Desde o tempo do saudoso presidente Raimundo, a Unimed Santos já utilizava o SOUL MV no Hospital e agora entrou em operação com o SOUL MV Operadora, que passa a integrar todos os processos administrativos, financeiros e gerenciais, além de simplificar a gestão de contratos e beneficiários, processamento e auditoria de contas até a autorização de procedimentos. 

Foi um grande trabalho que envolveu especialistas e consultores na área de operadora e financeira, resultando na unificação dos sistemas hospitalar, operadora e ERP. Agradeço a confiança do Dr. Claudino Guerra Zenaide, o incansável Dr. José Roberto Del Sant, todos diretores, profissionais de tecnologia e gestores da Unimed.

Palmares - Natal Encantado 2025

No voo da Gol do Recife para Brasília, há pouco, uma cena que, confesso, há muito tempo não via: leitura de jornal impresso. Quem seria a ave rara? O ex-senador Armando Monteiro Neto (PSDB). Devorou uma penca de jornais do eixo Rio-São Paulo, incluindo os dois pernambucanos Folha e Diário. E em nenhum momento exibiu qualquer dispositivo tecnológico, nem mesmo o aparelho de celular.

Impressionante!

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que a reforma tributária está no “topo das prioridades” da Casa para o segundo semestre. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui a reforma tributária foi aprovada pela Câmara dos Deputados na sexta-feira (7). Com isso, o texto foi enviado para análise do Senado.

Pacheco deu indicações de que a proposta terá um trâmite acelerado na Casa, atendendo a um desejo do governo. Para que isso aconteça, o texto deve ser enviado diretamente para o plenário após a análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O governo pediu ainda para que Pacheco indique um relator para a reforma.

Foi marcada para o próximo dia 18 de julho, às 19h, na sede da Academia Pernambucana de Letras, a posse do escritor e jornalista Ângelo Castelo Branco como novo imortal da APL. Na ocasião, será empossado também Fábio Lucas de Barros e Silva.

Graduado em Direito e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, Ângelo já atuou como professor universitário, repórter, editor, colunista, comentarista e articulista para jornais de Pernambuco e do Sudeste, além de ter exercido a função de secretário de Imprensa do governo do Estado de Pernambuco e de assessor de comunicação do Ministério da Educação, em Brasília. Atualmente, dedica-se à produção de biografias. Com quatro livros publicados, o imortal está em fase final para publicação de três novos títulos.

A Polícia Federal deve marcar para quarta-feira um novo depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). ele deve ser ouvido em desdobramento das investigações sobre a suposta participação do senador Marcos do Val (Podemos-ES) numa trama golpista. A PF quer ouvir outros personagens que teriam interagido com o parlamentar.

Em 16 de junho, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o ex-presidente preste novo depoimento à Polícia Federal. Esse será o quarto depoimento dele autorizado este ano pelo STF.

O município de Tabira, no Sertão pernambucano, sedia, a partir do próximo dia 27 até o dia 30 de julho, a 4ª Vaquejada Ekwos, no parque ‘O Estevão’. O evento, consagrado como um dos mais importantes da região, é conhecido por movimentar a economia local. Este ano, a festa promove R$ 85 mil reais em prêmios.

Conhecida popularmente como o Rock in Rio das vaquejadas, pela quantidade de pessoas que frequentam os quatro dias de festa e aproveitam mais de 30 horas de forró, o evento é organizado por Paulino, Gracinha e pelos Irmãos Paulino. Entre as atrações deste ano, estão a dupla Iguinho e Lulinha, Fabinho Testado Raphael Moura, Seu Marquinhos e Mimin do Gado.