Presidente da CPI dos Atos Golpistas diz que Moraes vai compartilhar dados de investigações com a comissão

O presidente da CPI dos Atos Golpistas, deputado Arthur Maia (União-BA), afirmou, hoje, que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai compartilhar dados de investigações com a comissão. Maia se reuniu com Moraes no fim da tarde e, depois falou com jornalistas.

“Quero comunicar a todos que estivemos hoje com o ministro Alexandre de Moraes em reunião extremamente proveitosa. Posso dizer que todos nossos pleitos apresentados ao ministro em relação ao compartilhamento de dados foram atendidos”, afirmou o deputado.

Segundo Maia, o ministro afirmou que assim que concluída as solicitações do processo que estão em sigilo ele autorizará “imediatamente o compartilhamento de dados desses processos”.

“Os processos que estão em diligência ele pediu que nós esperássemos a conclusão, porque obviamente trata-se de uma investigação. A investigação está em curso e está em uma fase conclusiva. Esses processos na medida em que forem concluídas imediatamente ele compartilhará conosco esse sigilo”, disse o presidente da CPI. Maia afirmou ainda que Moraes espera concluir todos os processos sobre os atos golpistas de 8 de janeiro em 45 dias.

Maia disse que Moraes autorizará o acesso dos deputados integrantes da CPI à Papuda e à Colméia, presídios que abrigam os detidos, para os parlamentares inquirir os presos. “É mais cômodo que essas inquirições sejam feitas onde eles estão, porque são 290 pessoas que estão nessa situação, fica muito difícil que se traga toda essa gente para depor na CPMI”, concluiu.

O deputado federal Lucas Ramos (PSB) deu início a uma forte defesa pela prorrogação do Regime Automotivo Regional do Nordeste. O parlamentar usou a tribuna do plenário da Câmara dos Deputados, para definir a política pública como “estratégica para geração de emprego e renda e combate às desigualdades regionais” e “fundamental para criar as condições de manter o Brasil, com o Nordeste tendo papel de protagonismo, na vanguarda da tecnologia e da competitividade dos mercados automotivo e de autopeças”.

Lucas Ramos citou em seu discurso estatísticas recentes, compiladas por um estudo da Consultoria Ceplan, que mostram que o Polo Automotivo da Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte, e o complexo fabril de baterias da Moura, em Belo Jardim, no Agreste, têm alavancado “um processo de transformação social inédito” no Estado. E defendeu que a Câmara dos Deputados precisa liderar o debate sobre a prorrogação do Regime Automotivo, da mesma forma que capitaneou a formatação de uma robusta proposta de Reforma Tributária.

O deputado federal explicou que os benefícios, que vigoram até dezembro de 2025, garantiram a implantação da indústria automotiva em Pernambuco e permitiram a expansão das operações do setor de autopeças, tornando ambas referências mundiais. O Polo Automotivo da Stellantis, com a fábrica Jeep e seus 34 fornecedores integrados, é um dos mais modernos do planeta. E o polo produtivo de baterias Moura é o maior da América do Sul.

“A prorrogação do Regime Automotivo visa assegurar previsibilidade e segurança jurídica para que fabricantes de automóveis e autopeças iniciem um novo e vigoroso ciclo de investimentos no Nordeste, que tem como horizonte os próximos dez anos, gerando mais empregos e renda na região”, reforçou.

O Polo Automotivo de Goiana da Stellantis, que reúne a fábrica Jeep e um parque de fornecedores integrado, foi responsável por garantir que esta cidade da Zona da Mata Norte apresentasse, anualmente, ganhos de participação na economia estadual. Saindo da 13ª posição em 2010, para a 4ª posição no ranking do PIB pernambucano, em 2019.

Além disso, cerca de 21% dos trabalhadores com carteira assinada são residentes em Goiana e 50% são oriundos de outras cidades da chamada Área de Influência do Polo Automotivo, formada por outros nove municípios.

Em outra ponta, no segmento de autopeças, os aportes realizados pelo Grupo Moura nos últimos 12 anos em seu complexo fabril na cidade de Belo Jardim, no interior do Nordeste, consolidaram a região como maior polo produtivo de baterias da América do Sul. É o Nordeste brasileiro no mapa mundial do mercado de autopeças. Por conta desse vigoroso movimento, hoje, Belo Jardim tem o 13º maior PIB de Pernambuco.

Dos empregos formais da cidade, 20% ou mais de 4 mil postos de trabalho são gerados diretamente pela empresa. A Moura é ainda responsável por 33% da massa salarial municipal e sua folha de pagamentos injeta, anualmente, mais de R$ 110 milhões na economia local.

A pedido da minha Nayla Valença, encontrei um tempinho na minha corrida agenda, há pouco, em Brasília, para conhecer um pouco mais a obra deste fantástico brasileiro Oscar Niemeyer. O legado dele está exposto numa exposição maravilhosa no ParkShopping, de uma maneira completamente nova e envolvente.

Trata-se de uma exposição imersiva e interativa que celebra as linhas arrojadas e os traços elegantes do arquiteto, realçados por luzes, o que torna a mostra surpreendente e fascinante. Mergulha nas sensações causadas pelas formas, linhas, luzes e cores da obra de Oscar Niemeyer, com recursos tecnológicos, desenhos e esculturas em neon e técnicas de light painting.

O circuito da exposição aborda épocas e trabalhos desenvolvidos por Niemeyer, que são retratados por meio dos recursos imersivos e contam com telas interativas com informações complementares sobre o arquiteto. Oscar Niemeyer desenvolvia projetos para usufruto do ser humano. Para tanto, buscava em suas obras uma combinação perfeita entre os materiais, explorando aberturas e fechamentos, transparências, movimento, vãos livres, reflexos, curvas e formas.

O deputado estadual Francismar Pontes (PSB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), hoje, para fazer um discurso enaltecendo os 63 anos do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP). O deputado é médico e dentista, e exerce a medicina há mais 35 anos, de forma filantrópica, em paralelo à política.

Francismar Pontes reafirmou o papel do legislativo para a continuidade do trabalho do IMIP. “Quando olhamos para trás e refletimos sobre os resultados alcançados pelo IMIP, não podemos deixar de reconhecer a importância do apoio do governo e do legislativo estadual. Foram investimentos e políticas públicas acertadas que permitiram ao instituto expandir suas atividades, ampliar a capacidade de atendimento e oferecer serviços cada vez mais especializados”, afirmou.

“Hoje, temos a oportunidade de reconhecer e homenagear uma instituição que tem desempenhado um papel fundamental no cuidado da saúde materno-infantil em nosso estado. Neste aniversário de 63 anos do IMIP, devemos renovar nosso compromisso com a saúde materno-infantil em Pernambuco. Vamos trabalhar incansavelmente para fortalecer essa instituição e assegurar que ela possa continuar salvando vidas e contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e saudável”, complementou, em discurso, o deputado Francismar.

No início da noite de hoje, o vereador e presidente da Câmara Municipal em Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú, José Arnaldo do Nascimento Gaia, conhecido como Danda Gaia, foi alvejado a tiros dentro de seu veículo, em frente a casa onde o mesmo residia, no município de Serra Talhada. O vereador tinha 60 anos e foi atingido com três tiros à queima roupa, falecendo no local.

De acordo com informações apuradas pelo portal Farol de Notícias, o crime ocorreu no cruzamento entre a Rua Jacinto Alves de Carvalho e Avenida Isidoro Conrado. A Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada ainda não se pronunciou sobre o caso. Com este fato, sobe para 11 homicídios registrados em Serra Talhada em 2023.

O Senado aprovou, hoje, a medida provisória do Minha Casa Minha Vida. O texto vai à sanção do presidente da República. A proposta prevê reformas de imóveis inutilizados nas grandes cidades, o reajuste no valor de obras já iniciadas e o incentivo à construção de unidades próximo a grandes centros urbanos.

O relatório do deputado Fernando Marangoni (União-SP) foi aprovado na semana passada na Câmara dos Deputados e enviado ao Senado. As medidas provisórias têm força de lei a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU), mas precisam ser aprovadas em até 120 dias para não expirarem.

Na Câmara, o relator incluiu na proposta dispositivos para descentralizar a operação do programa e permitir a atuação de outros agentes. O objetivo, segundo Marangoni, é dar agilidade às operações da iniciativa.

Para atender famílias enquadradas na Faixa 1, residentes em municípios com população igual ou inferior a 80 mil habitantes, o texto prevê, por exemplo, a habilitação de instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central, inclusive bancos digitais, sociedades de crédito direto, cooperativas de crédito, órgãos federais, estaduais e municipais.

Para participar da oferta pública, as instituições e agentes financeiros deverão comprovar que possuem pessoal técnico especializado, próprio ou terceirizado, nas áreas de engenharia civil, arquitetura, economia, administração, ciências sociais, serviço social e jurídico.

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, participou, hoje, de um encontro com representantes da área jurídica do município. A reunião, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Olinda, localizada no bairro do Carmo, teve como objetivo o reforço do diálogo com a categoria e a ampliação da oferta de serviços, possibilitando um melhor atendimento para a população.

Além do chefe do executivo municipal, as tratativas contaram com a participação de Fernando Ribeiro, presidente estadual da OAB; a também advogada, Juliana Magalhães, à frente da entidade na cidade; Mirella Almeida, secretária de Planejamento e Fazenda, além de defensores que integram o órgão em Olinda.

“Reforçamos a essencialidade da advocacia como instrumento fundamental de cidadania, proporcionando vez e voz, assim como a garantia de direitos”, destacou Mirella Almeida. Ela contou com o reforço do prefeito, Professor Lupércio, que destacou os serviços de grande valia, já prestados aos olindenses. “Os cidadãos sem condições de custear os honorários de um advogado já dispõem, gratuitamente, de assistência jurídica, incluindo a abertura e todo o acompanhamento de processos. Nossos esforços são para fortalecer estes e outros canais, com ações de valorização dos profissionais e o acolhimento a população”, disse.

O líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA), afirmou, hoje, que o partido quer colaborar com o governo, mas isso não significa que vai dizer “amém” para todos os projetos. O União está no centro da busca do governo por mais votos na Câmara. O partido comanda três ministérios, mas não tem apoiado o Planalto de forma coesa em votações.

Nos últimos dias, líderes do partido vêm pedindo a troca da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ). O partido entende que ela é escolha da cota pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não representa a bancada. “A nossa expectativa é de colaborar, mas não significa dizer amém para todos os projetos. Tudo tem que ser na base do diálogo, como fizemos com o arcabouço [fiscal]”, afirmou Elmar em entrevista à GloboNews.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se declarou inocente das 37 acusações que enfrenta envolvendo documentos secretos do governo dos EUA encontrados em sua propriedade. Ele chegou, na tarde de hoje, ao tribunal federal de Miami, onde foi fichado e teve as impressões digitais coletadas eletronicamente.

O ex-presidente, levado em custódia pelos U.S. Marshals – órgão da polícia federal americana –, não teve sua foto (“mugshot”) tirada, porque é facilmente reconhecível. Trump deixou seu próprio resort, o Trump National Doral, na cidade de Doral, na Flórida, por volta das 14h30, e seguiu em comboio de carros rumo a Miami. As informações são do portal CNN.

Em suas redes sociais, Trump postou antes de ir ao tribunal que foi “UM DOS DIAS MAIS TRISTE DA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS. SOMOS UMA NAÇÃO EM DECLÍNIO!!!”.

O procurador especial Jack Smith acusou Trump em um indiciamento de 37 acusações, na semana passada, alegando que o ex-presidente manipulou mal documentos confidenciais trazidos para seu resort em Mar-a-Lago, na Flórida, e se envolveu em uma conspiração para obstruir a Justiça.

As acusações criminais do Departamento de Justiça aumentam o risco legal em torno do favorito do Partido Republicano em 2024. O assessor de Trump, Walt Nauta, também foi acusado formalmente e compareceu ao tribunal ao lado do ex-presidente. A audiência histórica marca a primeira vez na história dos EUA em que um ex-presidente responde a acusações criminais na Justiça federal.

Do lado de fora do tribunal, apoiadores de Trump organizaram manifestação para declarar apoio ao ex-presidente. Em março deste ano, Trump se tornou o primeiro ex-presidente americano a responder acusações criminais formais, na Justiça estadual de Nova York, em um caso envolvendo a estrela de cinema adulto Stormy Daniels.