Parada LGBT une luta por políticas e festa na Avenida Paulista

*Da Agência Brasil

A Avenida Paulista, na região central da capital, foi tomada pelo público da 27ª Parada do Orgulho LGBT, que marcou presença desde a manhã deste domingo (11). Algumas pessoas chegaram enroladas na bandeira do arco-íris e outras fantasiadas, enquanto as tradicionais drag queens apostaram em visuais mais chamativos para a festa. Na programação dos trios elétricos, que descem a Rua da Consolação em direção ao centro da cidade, apresentam-se artistas como Pabllo Vittar, Daniela Mercury e Mc Soffia.

Na edição deste ano, a parada tem como foco a luta para que as políticas públicas englobem a comunidade LGBTQIA+. “A maior parte dos seus planos, programas, projetos, serviços e benefícios são disfarçadamente direcionados às famílias e indivíduos cisgêneros e heterossexuais. Essas distorções ficam evidenciadas quando procuramos fazer parte desses programas”, diz o manifesto deste ano.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A aproximação do advogado Cristiano Zanin com alas mais conservadoras do Congresso foi minimizada por parte do PT. Embora o partido tenha uma pauta progressista, os petistas dizem que, em relação à cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF), o que importa é ter a certeza de que o próximo ministro será alguém garantista e contrário à Operação Lava Jato para manter uma maioria com esse viés.

O mesmo entendimento deve valer para a próxima vaga, após a aposentadoria de Rosa Weber. O presidente Lula sinalizou aos evangélicos que deve escolher alguém com perfil parecido ao de Zanin. Em conversa com religiosos, o advogado tem evitado se comprometer com pautas como a legalização do aborto e diz que o tema cabe ao Legislativo. As informações são do Estadão.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A Comissão de Anistia irá julgar no próximo dia 28 o pedido da historiadora Janaína de Almeida Teles, que requer a condição de anistiada política e vítima da ditadura implementada pelos militares no Brasil.

Janaína é parte de um capítulo do maior período da repressão na qual crianças, filhos e filhas de opositores do regime eram também levados para presídios e alvos de sequestro por parte de agentes militares. As informações são do Blog do Noblat, no Metrópoles.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Quase seis meses após deixar o Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PL) ainda é presidente da República em seu perfil no LinkedIn, rede social voltada para contato profissional. Mesmo com postagens diárias na plataforma, o ex-mandatário não atualizou o seu emprego e informa estar no posto de chefe do Executivo há quatro anos e seis meses.

A conta do ex-presidente tem 423 mil seguidores e é utilizada com frequência. Só neste domingo, foram feitas duas postagens: uma sobre seus números em relação às políticas do agronegócio e outra sobre as mudanças que propôs durante o seu governo para o código penal. As informações são do O GLOBO.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou, no sábado (10), que se tivesse sido reeleito em 2020, teria “tomado” a Venezuela e “pegado todo o petróleo”. 

“Quando eu saí, a Venezuela estava prestes a colapsar. Nós teríamos tomado o país e pegado todo aquele petróleo. Seria ótimo”, disse. A declaração foi feita durante uma convenção do Partido Republicano, na Carolina do Norte. As informações são da CNN.

Palmares - Natal Encantado 2025

Com o objetivo de formular políticas públicas de enfrentamento e combate à violência contra a população jovem e negra, o Rio Grande do Norte sedia, nos dias 12 e 13 de junho, a partir das 9h, na Escola de Governo, a Caravana Participativa para a construção coletiva do Plano Juventude Negra Viva (PJNV). 

A solenidade de abertura acontece nesta segunda-feira (12), às 9h, com a presença da governadora Fátima Bezerra e da Secretária Nacional de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Marcia Lima.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Prefeitura do Recife anunciou que, por conta das chuvas, seis abrigos estão sendo abertos em locais previamente mapeados, como a comunidade dos Milagres e Jardim Monte Verde. O quantitativo leva em consideração as orientações da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Defesa Civil.

Nestes locais também serão disponibilizados colchões, materiais de limpeza, comida para consumo rápido, lençóis, entre outros itens. A relação completa e atualizada dos abrigos ativados, com endereços e localização no mapa, pode ser acessada no site da Ação Inverno (https://acaoinverno.recife.pe.gov.br/)

*Com informações da Revista do Nordeste

Vamos combinar: as duas maiores festas juninas do Brasil de fato estão entre Caruaru, a maior e primeira das cidades a dar evidência aos folguedos juninos, e Campina Grande – este ano comemorando 40 anos de festa. Há que se reconhecer que no Nordeste, durante o São João, as cidades de Aracaju/SE, Salvador/BA, bem como Mossoró/RN e São Luís/MA têm festejos com muita participação popular.

Em 2023, Caruaru ampliou seu período de festa, começando no final de abril, se estendendo até o dia 1º de julho. Portanto, sem dúvida nenhuma é o maior São João do Mundo.

*Da Agência Brasil

Os trabalhadores que possuem saldo de cotas do Programa Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) têm até 5 de agosto para sacar os valores. Os saques podem ser feitos pelo aplicativo FGTS, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Os beneficiários não necessitam comparecer às agências bancárias.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, atualmente, 10,5 milhões de trabalhadores possuem saldo no PIS-PASEP disponível para saque, no total de R$ 25,4 bilhões. O saque integral das cotas PIS-PASEP está disponível aos titulares das contas e, no caso de falecimento do titular, os beneficiários legais poderão fazer o saque.

*Do Uol

A revista francesa L’Express traz na edição desta semana uma análise impiedosa da diplomacia brasileira neste início de terceiro mandato de Lula. Para a publicação, “a magia Lula” acabou depois que o presidente brasileiro “desmereceu” o ucraniano Volodymyr Zelensky e, ao mesmo tempo, elogiou o venezuelano Nicolás Maduro.

A semanal ressalta que a diplomacia brasileira, criada em 1821, desfruta de “grande prestígio por seu profissionalismo e sua tradição reconhecida de pragmatismo”. Entretanto, hoje esses traços não estariam mais “funcionando”.