Lula irá inaugurar campus do IFPE em Paulista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda em Pernambuco na próxima semana. Entre os compromissos, está a inauguração do novo campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no município de Paulista, no Grande Recife.

O presidente Lula visitará Pernambuco nos dias 6 e 7 de junho. “Essa atividade está compondo a agenda do presidente Lula em comemoração aos 20 anos do programa que revolucionou o ensino técnico e profissional no Brasil. Estou muito feliz com a celebração ser em terras pernambucanas”, diz a senadora Teresa Leitão, que acompanhará a agenda de visita do presidente Lula a Pernambuco. As informações são do Jornal do Commercio.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi o escolhido em sorteio como relator do pedido da defesa do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), em ação que busca suspender a cassação do mandato do parlamentar. No pedido, os advogados de Dallagnol querem que seu mandato seja mantido até que a Justiça Eleitoral termine de julgar o caso.

Deltan teve seu registro de candidatura anulado e, portanto, seu mandato cassado, por unanimidade, pelo Tribunal Superior Eleitoral, há duas semanas. Na ocasião, os ministros seguiram a posição do relator, ministro Benedito Gonçalves, que considerou que o parlamentar pediu exoneração do cargo de procurador para evitar uma eventual punição administrativa, que poderia torná-lo inelegível. Sua defesa já apresentou recurso e, agora, tenta fazer com que ele siga atuando na Câmara até que o TSE tenha uma decisão final. As informações são do O GLOBO.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann passeava despreocupada na manhã deste sábado (3), em uma feirinha de produtos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em Brasília. Integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST, Gleisi fez fotos com apoiadores e degustou produtos das barracas enquanto conversava com a equipe do Congresso em Foco, responsável pela reportagem. Para ela, a comissão instalada na Câmara é uma tentativa de criminalizar o movimento.

“A CPI do MST é uma tentativa de criminalizar o movimento. Eu tenho dito que o relatório já está pronto, criminalizando o MST, os movimentos sociais e a reforma agrária”, afirma Gleisi Hoffmann.

Caruaru - Super Refis

A Justiça de São Paulo mandou notificar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por não usar máscara na pandemia da Covid-19. Desta vez, a cobrança é referente ao ato realizado na Avenida Paulista, no dia 7 de setembro de 2021. Em discurso aos apoiadores, Bolsonaro criticou prefeitos e governadores por medidas restritivas no combate à pandemia.

O auto de infração afirma que o ex-presidente não respeitou a “exigência do uso obrigatório de máscara de proteção facial nos espaços de acesso aberto ao público, vias públicas, incluindo as áreas de uso comum da população”. Bolsonaro foi multado em R$ 376,8 mil. O caso está na Vara das Execuções Fiscais Estaduais, que pediu manifestação do ex-presidente. As informações são do Estadão.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A apenas dois dias de um calote em massa por parte do governo dos Estados Unidos, o presidente americano, Joe Biden, assinou uma lei neste sábado (3), que elevou o teto da dívida do país, evitando um default (calote) sem precedentes do governo federal.

O Departamento do Tesouro havia alertado que o país começaria a ficar sem dinheiro para pagar todas as suas contas na segunda-feira (29), o que teria causado ondas de choque nas economias dos EUA e global. As informações são do Estadão.

Palmares - Natal Encantado 2025

O ex-deputado federal Eduardo Cunha tem se hospedado no apartamento funcional de Danielle Cunha, sua filha e deputada federal pelo União Brasil no Rio de Janeiro, desde quando ela assumiu o mandato, em fevereiro.

“Não tem sentido ficar em hotel quando minha filha mora aí”, disse Cunha à coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles. “A minha filha frequentava Brasília nos meus mandatos e ficava na minha casa e usava o meu carro quando precisava”, salientou.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Embalados pelo poder conquistado na gestão de Jair Bolsonaro, líderes do Centrão querem implodir o desenho atual do primeiro escalão do governo Lula e obrigar o presidente da República a fazer uma reforma ministerial que aumente a influência dos deputados na Esplanada, reduza a participação dos senadores e, de quebra, garanta ao grupo político do comandante da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o direito de nomear o ministro de uma pasta de ponta, com capilaridade pelo país e orçamento bilionário.

“A turma está com sangue nos olhos e acha que o governo só vai se arrumar depois que desarrumar. A turma está dizendo ‘vai demitir os seus ministros, vai se recompor’”, disse a VEJA um dos parlamentares mais poderosos do país, resumindo o estado de ânimo do Centrão.

Ipojuca - Acerte as contas

Durante a apresentação do plano de metas municipal, ‘Toritama a Cada Passo, construindo o Futuro’, o Prefeito, Edilson Tavares anunciou 13 grandes projetos para serem realizados em Toritama, nos próximos anos. A apresentação aconteceu na manhã desta sexta-feira (02), para uma plateia presente no salão Pérola Recepções, contando com transmissão, ao vivo, pelas rádios locais, para chegar ao conhecimento de todos os toritamenses.

O prefeito Edilson Tavares dividiu a apresentação em três eixos: sustentabilidade, desenvolvimento econômico e bem-estar social, onde serão investidos um total de R$ 138.816.260,00 em projetos a serem realizados até o ano de 2030.

Preso desde outubro do ano passado, o ex-deputado Roberto Jefferson aguarda autorização judicial para fazer exames fora da prisão, após desmaiar na cela e cair nesta sexta-feira. Segundo o laudo médico enviado pela Secretaria de Administração Penitenciária do Rio ao Supremo Tribunal Federal, Jefferson tem quadro depressivo, não tem se alimentado e perdeu 16,5 kg em sete meses. A orientação é que ele passe por avaliação tomográfica do crânio, devido a possível traumatismo craniano.

O laudo foi enviado pela Seap-RJ também nesta sexta-feira, após ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes para que o órgão informasse o estado de saúde de Roberto Jefferson. Antes, a defesa do ex-deputado havia alegado “risco de vida” e “gravíssimo estado de saúde”, em pedido de transferência para o Hospital Samaritano em Botafogo, na Zona Sul do Rio, para realizar exames e para acompanhamento médico. Atualmente, Jefferson está no Complexo de Gericinó, em Bangu, e tem sido atendido no Hospital Penitenciário Hamilton Agostinho. As informações são do O GLOBO.

*Da Agência Brasil

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse na última sexta-feira (2), em São Bernardo do Campo, que o governo vai trabalhar para melhorar a articulação com o Congresso Nacional.

“Vamos sempre trabalhar para melhorar [a articulação]. O que não muda é a disposição do diálogo”, garantiu. “Esse é um governo que não cria conflito e que não cria guerras desnecessárias, como era feito pelo governo anterior [de Jair Bolsonaro]”, acrescentou.