Após derrotas, Lula pede a apoiadores compreensão sobre negociações com o Congresso

Após uma série de derrotas no Congresso, o presidente Lula pediu, hoje, compreensão a apoiadores sobre as negociações do governo com o Legislativo. O petista disse que, para governar, um presidente precisa “conversar com quem não gosta” dele.

Lula deu as declarações durante evento de inauguração de instalações na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo (SP). O petista afirmou que não conseguirá “recuperar o país” sozinho e que é importante que os apoiadores saibam qual é a “correlação de forças no Congresso Nacional”.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou, hoje, que “aqui não tem marinheiro de primeira viagem”, ao ser questionado sobre a articulação política do governo. As informações são do portal G1.

“Mar tranquilo não faz bom marinheiro, nós sempre ouvimos todos os posicionamentos dos presidentes das Casas, dos parlamentares, com muita humildade a gente sempre tenta ouvir a base a oposição”, disse o ministro ao ser questionado sobre a insatisfação generalizada no Congresso. Padilha concedeu entrevista coletiva após evento no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O presidente Lula também esteve presente ao evento.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Hoje, de forma pioneira no Estado, a prefeita Célia Sales sancionou a lei que institui a Política de Segurança Pública Municipal e o Sistema Municipal de Segurança Pública. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Ipojuca e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Laboratório de Governança, Gerenciamento de Risco e Conformidade da instituição de ensino. O ato que firmou a formalização do estudo em lei foi realizado no gabinete da prefeita, e contou com a presença de parlamentares e pesquisadores da UFPE.

Baseada na Lei federal 13.675 de 2018 e com alinhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), o regulamento tem como objetivo estabelecer as diretrizes para criação de um Plano de Segurança e adotar mecanismos de governança inovadora, planejamento estratégico e métodos modernos de policiamento com inteligência e tecnologia.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O sambista, cantor e compositor Luiz Ayrão, personagem de um Sextou transmitido em 2021, enviou, há pouco, a este blogueiro, o áudio reproduzido abaixo, sobre o programa de hoje com Benito Di Paula. Assim como a maioria dos ouvintes, Ayrão também se emocionou com os relatos de Benito. Confira.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o cantor e compositor Benito Di Paula ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique no link disponível e confira. Está incrível!

Palmares - Natal Encantado 2025

O secretário de Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos, relatou, há pouco, por meio de uma publicação no Instagram, ter sido vítima de racismo durante um evento organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), em João Pessoa, na Paraíba. O episódio teria ocorrido quando do momento do cadastramento para o encontro, organizado com o objetivo de discutir o futuro das cidades e encontrar soluções conjuntas para os desafios urbanos, tendo como temas principais o desenvolvimento do setor da mobilidade e demandas atuais, como o piso salarial da enfermagem e a reforma tributária.

Dema, como é conhecido no meio político, contou que, após ter sido erroneamente credenciado como representante do município do Jaboatão dos Guararapes, informou à equipe responsável pelo evento sobre o erro. Foi quando a recepcionista teria perguntado se ele estaria ali na condição de segurança de alguma autoridade. As informações são do Diário de Pernambuco.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O Sextou que vai ao ar daqui a pouco, a partir das 18 horas, com Benito Di Paula, pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a 102.FM, no Recife, está emocionante. Afastado da mídia e sem dar entrevistas há mais de dez anos, Benito gravou uma linda entrevista, falando da sua carreira, seus grandes sucessos e de sua vida.

Num determinado momento da entrevista, gravada na última sexta-feira, por telefone, Benito perde a voz e chora, emocionado. Fã de carteirinha, chorei junto e nunca mais vou esquecer esse momento.

Em Pernambuco, estão faltando leitos de UTI para recém-nascidos. Segundo dados da Central de Regulação de Leitos, famílias de 33 bebês esperam vaga na Terapia Intensiva Neonatal. Em um dos vídeos conseguidos pela equipe do Jornal Hoje, um recém-nascido espera por um leito de UTI no corredor do Hospital Barão de Lucena, referência no Recife em partos de alto risco.

Uma mãe, que não quis se identificar, está com a filha internada há 19 dias, na unidade de Cuidados Intermediários. Ela conta o sufoco que tem sido para conseguir uma vaga. “Algumas mães que estão precisando do leito pra criança e não tem. Aí o que eles tão fazendo… Pegando aquelas crianças que estão mais estáveis, colocando na UCI, pra conseguir vaga na UTI. Já acompanhei casos de mães chorando no elevador por não ter esse leito”, relata.

Acontece, logo mais, às 18h30, nos jardins da Academia Pernambucana de Letras, o encontro “Vamos Abraçar Teresa Duere”, em homenagem a ex-conselheira do Tribunal de Contas de Pernambuco. A animação fica por conta do forrozeiro Climério.

A construção da sede definitiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Salgueiro, está sendo pauta de uma grande polêmica em todo o Sertão Central. O prefeito de Salgueiro, Marcones Libório, no exercício do terceiro mandato, bateu o pé e não permite a execução do projeto físico (definitivo) do Campus da Univasf no município, numa pendenga desgastante que prejudica a população local e dos municípios vizinhos que integram o Sertão Central.

O projeto de implantação do Campus Salgueiro vem de 2017, na gestão do então ministro da Educação, Mendonça Filho. A Universidade, visando a construção do campus que atenderá todo Sertão Central, visitou 5 terrenos, inclusive em localidades pertencentes a municípios circunvizinhos. Após diversas análises e estudos, os técnicos da Universidade decidiram que o terreno da estação ferroviária era o mais adequado e solicitaram a doação da área ao ex-gestor, Clebel Cordeiro.