Veja amanhã na Folha: 100 dias sombrios de Lula

Próximo a completar 100 dias de gestão, o presidente Lula não faz um governo em sintonia. Segundo pesquisa do DataPoder, 51% dos brasileiros acham seu governo tão ruim quanto o de Bolsonaro. Mais detalhes, na edição de amanhã da Folha de Pernambuco.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Do blog do Nill Júnior

O prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, falou, agora a noite, para o Frente a Frente, gerado pela Rede Nordeste de Rádio e ancorado pelo jornalista Magno Martins. A entrevista ocorreu na Itapuama FM, que foi cabeça de rede.

Wellington iniciou defendendo sua participação na Marcha dos Prefeitos. “Às vezes o povo fala que o prefeito foi passear, mas chegamos nove da manhã e saímos dez da noite todos os dias”, disse.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Na abertura de uma reunião com ministros e governadores, hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu um minuto de silêncio em homenagem às crianças mortas em ataque a uma creche de Blumenau. “Hoje é um dia que deixa todos nós, seres humanos, enojados com o que uma figura, que parece ser humano, mas que cometeu uma monstruosidade que nós jamais imaginávamos que ia acontecer”, afirmou Lula.

“Esse cidadão teve a pachorra de matar quatro crianças e ferir três com machadadas em uma creche. A minha palavra aqui é que não tem palavra para consolar a família. Mas é importante um gesto nosso de pé, fazer um minuto de silêncio”, completou o presidente. O ataque foi feito com uma machadinha. Quatro crianças morreram e quatro ficaram feridas.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou, em depoimento à Polícia Federal, que ficou sabendo da existência das joias sauditas milionárias em dezembro de 2022, mais de um ano após elas terem chegado ao país. Bolsonaro disse ainda, segundo sua defesa, que não se lembra de quem o avisou da apreensão das joias pela Receita Federal.

O depoimento de Bolsonaro, na sede da PF em Brasília, durou cerca 3 horas. Ele foi chamado para falar sobre os três conjuntos de joias dados de presente pelo governo da Arábia Saudita a ele e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. As informações são do portal G1.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A agenda do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, em Pernambuco, prosseguiu, hoje, com uma visita ao município de Bom Jardim, no Agreste. A convite do prefeito João de Janjão, o ministro visitou o assentamento Boa Vista para prestigiar a segunda despesca do Projeto de Piscicultura Peixe na Mesa. Na ocasião, estiveram presentes também o dirigente nacional do Movimento sem Terra, Jaime Amorim, e lideranças políticas da região e do estado.

Palmares - Natal Encantado 2025

Já estou nos estúdios da Itapuama FM 92,7 FM, em Arcoverde, do meu amigo João Ferreira, onde apresento, daqui a pouco, ao vivo, o Frente a Frente. O programa vai ao ar às 18 horas pela Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 40 emissoras, tendo como cabeça de rede a 102,1 FM, no Recife.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que a queda de 15,8% no preço do litro de biodiesel, de janeiro a março, contribuiu para reduzir, em média, 8,8% o preço do litro do óleo diesel, o chamado ‘diesel B’, que contém percentual de biodiesel e é vendido nos postos de combustíveis. Outro fator foi a variação negativa do preço do litro do óleo diesel (‘diesel A’) em 12,9%.

No entanto, a Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) pressiona para manter em alta o preço internacional do petróleo, o que afeta o do óleo diesel. Em reação, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse em nota que “é prioridade para o governo investir na modernização e na ampliação do nosso parque de refino e fomentar ainda mais a utilização de biocombustíveis. Com isso, vamos diminuir drasticamente a dependência internacional dos derivados de petróleo”.

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) avaliou com certo receio primeiro ano do atual prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, sucessor da atual governadora Raquel Lyra. O parlamentar, que vem atuando pelo desenvolvimento do interior, acredita que a cidade vem perdendo protagonismo regional e estadual.

Para Rodolfo, o município precisa retomar o bom caminho que vinha trilhando até o ano passado. “Os desafios de Caruaru são muitos, pois exerce influência direta em cerca de 80 municípios, em todo o entorno, é a cidade mais estratégica do estado. No entanto, o crescimento da desigualdade, assim como a violência e a estagnação econômica, são evidentes e é preciso que quem governe a cidade tenha essa questão como prioritária”, afirmou.

O feriado prolongado da Semana Santa deve levar 270 mil pernambucanos e turistas a pegar a estrada rumo ao interior do Estado, principalmente com destino aos municípios de Gravatá, Caruaru e Brejo da Madre de Deus, onde acontece o espetáculo da Paixão de Cristo. Para facilitar o fluxo e garantir a segurança viária, o Governo de Pernambuco montou uma Operação Integrada que envolve a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Empresa Pernambucana de Transportes Intermunicipais (EPTI) e Grande Recife Consórcio.

O plano de ação conjunto acontece entre quinta-feira (6) e domingo (9) e envolve 180 agentes de trânsito e técnicos distribuídos em trabalhos de fiscalizações e educativos. Pelo menos 22 linhas do transporte intermunicipal terão um aumento de 20%, totalizando 316 viagens, ante 263 em relação ao ano passado. Também terá reforço de linha com destino ao Terminal Integrado de Passageiros (TIP).

A senadora Teresa Leitão (PT) apresentou no Senado um projeto de lei para inscrever o nome das heroínas de Tejucupapo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. Ao justificar o projeto, a senadora destaca que o processo de reconhecimento das mulheres na construção do país precisa se ampliar.

“A lembrança de Tejucupapo fortalece o significado da luta coletiva das mulheres por sobrevivência, contra retrocessos e por mais direitos. A valorização desse episódio, que é motivo de orgulho para Pernambuco e para o Brasil, ajuda a resgatar o lugar da mulher na história, na luta por liberdade e pela transformação da sociedade”, afirma a senadora. A batalha de Tejucupapo ocorreu em abril de 1646. De acordo com os registros da época, os holandeses queriam saquear Tejucupapo e escolheram o horário em que poucos homens estariam no povoado. Eles não contavam que a resistência fosse comandada pelas mulheres, que lutaram bravamente e conseguiram derrotar uma tropa de cerca de seiscentos holandeses.