Veja amanhã na Folha: Múcio reúne bancada para acelerar Escola de Sargento

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, recebe, amanhã, a bancada federal. Em pauta, a construção da Escola de Sargento e Armas, do Exército, na Região Metropolitana do Recife, investimento da ordem de R$ 1 bilhão. Convidada, a governadora Raquel Lyra (PSDB) não confirmou sua presença. Mais detalhes, amanhã na Folha de Pernambuco.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Clique no link disponível e ouça o Frente a Frente de hoje. Programa ancorado por este blogueiro e transmitido pela Rede Nordeste de Rádio. Ao clicar no link, o leitor deve selecionar a opção “ouvir pelo navegador”.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Prezado Magno,

De forma respeitosa, venho através desta, primeiramente, manifestar meu sentimento de admiração e carinho por esse conceituado blog, o qual foi construído com base em transparência, verdade e, acima de tudo, respeito a todos os leitores.

Por acreditar na verdade a qual norteia minha vida, acho por demais importante, nesse momento, esclarecer alguns pontos da nota, redigida pelo atual vice-prefeito do município de Palmares, o senhor Luciano Júnior, que por diversas vezes aponta meu nome e, assim como ações durante minha gestão, responsável pelos desmandos hoje visto pelos palmarenses.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Após invasões de terra e com a finalidade de reunir entidades, produtores rurais, setor público e sociedade civil, para debater sobre os principais desafios e oportunidades para o setor em 2023, acontece na próxima quarta-feira (15), o I Fórum Baiano do Agronegócio da OAB/BA no Auditório Salvador Trade Center, em Salvador, a partir das 8h. As informações são do portal M!

O evento será promovido pela OAB da Bahia, presidido pela Dra. Daniela Borges, através da Comissão Especial do Agronegócio da OAB/BA, na gestão do advogado Dr. Leandro Henrique Mosello Lima, onde haverá debates dos aspectos econômicos, ambientais, sociais e de segurança no campo.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, hoje, que o Governo Federal não avalia cobrar impostos sobre transações financeiras, como era o caso da antiga CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Caso a medida fosse incluída na reforma tributária planejada pela equipe econômica, o Pix e compras no cartão de crédito poderiam ser tributados.

“Não está no nosso radar [a volta da CPMF], nem no plano do governo e nem nos planos da área econômica. Falo no nome [dos ministérios] da Fazenda, Planejamento, da Indústria: não está na mesa de ninguém essa possibilidade”, disse Haddad. As informações são do portal Poder360.

A CPMF foi criada no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para financiar a saúde na década de 1990. O imposto tinha incidência sobre as movimentações bancárias. A alíquota chegou a 0,38% sobre a operação. A medida foi prorrogada por vários anos, mas acabou em 2007. O dinheiro era usado para outras finalidades.

Palmares - Natal Encantado 2025

A Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu, hoje, retirar o sigilo do cartão de vacina do ex-presidente Jair Bolsonaro. As informações, no entanto, só poderão ser fornecidas pelo Ministério da Saúde depois que for concluída uma investigação sobre eventual fraude feita no cartão de vacina do ex-presidente. A CGU investiga se o sistema do ministério foi invadido por alguém que inseriu dados falsos.

Bolsonaro decretou sigilo de ao próprio cartão de vacinação e qualquer informação sobre as doses de vacinas que ele possa ter recebido. A justificativa é que se trata de informação privada do ex-presidente.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Aldo Paes Barreto*

O pernambucano de Surubim Lourenço da Fonseca Barbosa, mais conhecido como Capiba, vivia e respirava música. Seu pai, mestre de banda, educou os filhos sob a batuta de maestro e eles aprendiam o alfabeto ao mesmo tempo em que estudavam a escala musical.

Quando o jovem Lourenço Capiba terminou o secundário, prestou concurso para Banco do Brasil, passou e foi nomeado para o Recife. A transferência mudou sua vida e consolidou o encanto pela música.

Os últimos ataques de tubarão recorrentes aconteceram todos em áreas sinalizadas que alertavam para o risco. Isso só mostra que é necessário atingir a causa e não a consequência. “O que se observa é a total desconsideração dos alertas e uso frequente dos espaços, apesar de todos os esforços dos profissionais salva-vidas do Corpo de Bombeiros. O banhista precisa entender o que representa esse risco e se tornar um multiplicador da prevenção de novos ataques”, alertou o deputado estadual Alberto Feitosa (PL).

O cenário atual não é novidade no Estado. Em anos anteriores, também por causa de ataques de tubarões, trechos de praias foram interditados para uso da população e realização de estudos sobre os motivos e possíveis soluções. Apesar disso, ainda falta a conscientização do banhista que se arrisca a entrar nessas áreas.

A programação em alusão ao Dia Internacional da Mulher segue na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Hoje, o primeiro secretário e deputado estadual, Gustavo Gouveia, participou do “Café com Poesia”, projeto que contou com apresentação do Coral da Casa.

“Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos nesse projeto tão bonito. O objetivo dessa nova gestão da Alepe é continuar fomentando programas que estimulem a participação, não só dos servidores, como de toda a população”, disse. “O nosso mandato continuará firme pautado nos interesses do povo pernambucano”, concluiu Gustavo Gouveia.

O ‘Alepe Mulher’, que está na sua primeira edição, é uma iniciativa do presidente da Alepe, Álvaro Porto e do primeiro secretário, Gustavo Gouveia. Na próxima semana, os eventos serão abertos ao público. A programação está disponível nas redes sociais da Casa ou pelo site www.alepe.pe.gov.br.