Lula receber navios iranianos é lamentável, diz autoridade do governo Biden

Os Estados Unidos viram como “lamentável” a decisão do Brasil de receber os navios de guerra iranianos nesta semana, mas reconhecem que foi “uma decisão soberana”. É o que diz Ricardo Zúniga, o principal formuladores de políticas para o Brasil dentro da gestão de Joe Biden.

Vice-secretário assistente no Departamento de Estado e ex-cônsul em São Paulo, o diplomata afirma que o regime iraniano “não age apenas contra seu próprio povo”, mas projeta sua influência além das fronteiras “em atividades contraproducentes para a paz e a segurança internacionais.”

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Zúniga diz que espera que o Brasil defenda a democracia e os direitos humanos nas ditaduras de Nicarágua e Venezuela. Ele reconhece que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ter interesses divergentes dos americanos, mas afirma que os países têm relações complexas e que a ideia é fortalecer o laço com o Brasil.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Um artigo (o 2º) incluído no texto da Emenda Constitucional nº 113, de 8 de dezembro de 2021, que ficou conhecida como a PEC dos Precatórios, preocupa o governo Lula pelo potencial de redução de recursos no OGU 2023. Ele permite a dedução dos valores devidos com precatórios federais em contratos, acordos, ajustes, convênios, parcelamentos ou renegociações de débitos de qualquer espécie, inclusive, tributários.

Os precatórios, que são títulos do Governo, podem servir, inclusive, para pagar parte da oferta feita nas concessões de 11 aeroportos entre eles Congonhas (SP) em agosto do ano passado. As informações são do colunista Fernando Castilho, do JC.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Interlocutores de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) trabalham para que os presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente, cheguem a um consenso sobre a retomada das comissões mistas que analisam Medidas Provisórias (MPs).

As tratativas estão ocorrendo com a seguinte sugestão: as MPs que chegaram até o final de fevereiro vão tramitar sem análise da comissão mista. As que foram protocoladas a partir do dia 1º de março passarão pelo crivo do colegiado composto por deputados e senadores. Neste caso, a relatoria é indicada pelo presidente do Congresso, ou seja, Rodrigo Pacheco. As informações são do Correio Braziliense.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Seis delegacias especializadas no atendimento a mulheres vítimas de violência passaram a funcionar em regime de plantão durante 24 horas e todos os dias da semana. O anúncio foi feito pelo governo do estado, neste sábado (4).

Em 2022, Pernambuco teve um aumento de 5,7% nos episódios de violência doméstica contra a mulher, a Secretaria de Defesa Social (SDS). Foram 43.553 denúncias desse tipo, o que equivale a quase 120 agressões por dia. As informações são do G1/PE.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta sexta-feira (3), tornar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) réu por difamação contra a também deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP).

A ação é sobre um recurso de Tabata que questionava decisão do ministro Dias Toffoli. Em maio de 2022, Toffoli, relator do caso, rejeitou a queixa-crime apresentada pela deputada, argumentando que as palavras supostamente difamatórias deveriam ser entendidas em contexto de disputa política entre os envolvidos. As informações são da CNN Brasil.

Palmares - Natal Encantado 2025

Dois casos de violência armada chocaram os moradores que moram no Sertão pernambucano nas últimas 24 horas.

Ontem, um homem de 34 anos foi morto a tiros na Vila Saraiva em Trindade, no Sertão do Araripe. Já neste sábado, um agricultor de 60 anos foi executado a tiros no distrito de Lagoa do Barro, zona rural de Araripina. Em ambos os casos, dois indivíduos em uma motocicleta foram os executores dos crimes.

Com mais esse, o número de homicídios em Araripina chegou a cinco de janeiro para cá. Já em Trindade, foram três homicídios este ano. No período, 16 pessoas já foram assassinadas nos dez municípios do Sertão do Araripe.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O Ministério do Trabalho do governo Lula abriu no início de fevereiro diálogo com empresas de aplicativos de entregas e transportes. O objetivo é debater a lei trabalhista para regular as jornadas de entregadores e motoristas. As informações são do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Segundo participantes dos encontros, as primeiras conversas foram marcadas por discordâncias entre o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e as empresas de entrega.

O ministro do Trabalho quer enviar o projeto de lei com as novas regras para entregadores e motoristas ao Congresso Nacional ainda no primeiro semestre do ano.

A polícia investiga a morte da presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Yanny Brena, e do seu namorado, Rickson Pinto, como feminicídio seguido de suicídio. As informações são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Os corpos dos dois foram encontrados na sexta-feira (3) pela empregada na sala da residência onde moravam, no interior do Ceará. As informações são do O Antagonista.

O governo federal publicou um decreto na sexta-feira (3) que prorroga o prazo para os estados passarem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Agora, eles têm até o dia 6 de novembro de 2023 para se adequarem.

Conforme mostrou o Jornal Nacional ontem, o prazo para começar a confeccionar a carteira nacional terminaria na próxima segunda-feira (6), mas 18 estados ainda não se adaptaram. As informações são do portal G1.

São Paulo, por exemplo, ainda encontra dificuldades para integrar o sistema estadual ao federal, segundo a Polícia Civil. A Carteira de Identidade Nacional vai “aposentar” o RG, que é estadual.

Por outro lado, já estão emitindo Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Pernambuco, Acre, Piauí, além do Distrito Federal.