Veja na Folha de amanhã: Efraim Filho assume liderança do União Brasil

Na edição de amanhã da Folha de Pernambuco, o novo líder do União Brasil no Senado, o paraibano Efraim Filho, fala dos seus desafios para liderar a segunda maior bancada na Casa e crítica o aumento dos combustíveis, primeira consequência da tributação de volta aos combustíveis.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Clique no link disponível e ouça o Frente a Frente de hoje. Programa ancorado por este blogueiro e transmitido pela Rede Nordeste de Rádio. Ao clicar no link, o leitor deve selecionar a opção “ouvir pelo navegador”.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Durante a eleição do presidente e vice-presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje, o deputado estadual Waldemar Borges (PSB) fez duras críticas ao processo de disputa, que envolveu a interferência do Executivo nas decisões da Casa Legislativa. “Vivemos um episódio muito ruim e inédito ao longo desse processo, no qual prevaleceu a não política, a não capacidade de dialogar e isso é muito ruim, não apenas para este parlamento, mas também para a própria democracia ”, disse no início de sua fala.

O deputado então passou a descrever todo o processo, que teve início com o líder do Governo, Izaías Régis, indo para a imprensa, há uns 20 dias, dizer quem seriam os presidentes das principais comissões. “É legítimo o interesse, o acompanhamento, a preocupação e, até em certa medida, a participação do Executivo com o que acontece nesta Casa, mas não da forma como aconteceu nesse episódio. Aqui o que houve foi uma intervenção direta, cheia de manobras, culminando com a interferência em um partido, modificando, a partir do Palácio, a representação dele dentro das comissões”, relatou.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O deputado federal Coronel Meira (PL) participou de reunião, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, hoje, junto com membros da bancada da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Na ocasião, debateram a Proposta de Emenda à Constituição que tramita no Congresso Nacional.

O encontro também contou com a presença do relator do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB) e do presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP/PR), que destacou a importância de preservar o equilíbrio para simplificar o sistema tributário sem prejudicar o setor agropecuário no País.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Hoje, a diretora-geral da Mútua, Roberta Meneses, participou de debates na sessão Café com Política, com a presença do deputado federal Waldemar Oliveira (Avante-PE), o presidente da Mútua, Francisco Almeida, o conselheiro do Crea-PE Cássio Victor, além de diversas personalidades políticas e profissionais ligados ao Sistema Confea/Creas e Mútua.

Tais debates ocorreram na programação do Encontro de Líderes do Sistema, entre políticos e profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências, visando suas profissões e a sociedade. Um dos principais debates envolveu Waldemar como um dos protagonistas, foi a respeito da criação da Frente Parlamentar Mista do Sistema Confea/Creas e Mútua, colocando-se como um dos seus membros, para apresentar e defender os interesses da Engenharia, da Agronomia, das Geociências e do Sistema em geral.

Palmares - Natal Encantado 2025

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) emitiu, hoje, uma nota sobre a falta de merenda e o atraso no salário das merendeiras que prestam serviços à Rede Estadual de Ensino. Confira abaixo.

Sem salário, as trabalhadoras não podem trabalhar. Sem merendeira na cozinha, não teremos a tão esperada alimentação do dia. Sem essa merenda, não há crianças e jovens alimentados. Sem alimento, não dá para estudar. A falta de pagamento dessas profissionais tão importantes na composição do quadro de trabalhadores/as da educação é uma vergonha. Essa classe trabalhadora serve ao Estado de Pernambuco em uma atividade previsível, tanto no âmbito orçamentário quanto no organizativo. Não há motivos para o atraso de seus salários.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente Lula recebeu, há pouco, a nova presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, Márcia Conrado (PT). Ela foi ao Palácio na companhia do deputado Fernando Monteiro (PP), federal mais votado em Serra Talhada, município administrado por Conrado. Na foto, a presença também do ministro da Articulação Política, Alexandre Padilha.

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, empossou, hoje, os 148 diretores e vices-diretores das escolas da rede municipal de ensino. Todos foram eleitos pelo voto direto para o triênio 2023-2025. A cerimônia foi realizada no espaço La Casa Recepções, em Piedade.

O prefeito Mano enfatizou que o processo de eleição direta para diretores da rede municipal de ensino representa um marco para o município. “É momento muito gratificante para todos que estão presentes e também para mim enquanto gestor. Vocês foram eleitos pela comunidade escolar, onde terão desafios importantes pela frente. Quero parabenizar a todos os envolvidos nesse processo democrático. Boa sorte e podem contar comigo”, afirmou.

A secretária de Educação, Iany Jardim, pontuou que foi uma eleição legítima, com muita dedicação por parte da gestão democrática da Educação. “Fazemos uma educação que vale a pena, inclusive reconhecida internacionalmente. Esse é um momento de comemoração. Por isso, quero agradecer ao prefeito Mano e às demais secretarias que dão suporte aos nossos alunos. Todos estão de parabéns”, declarou a gestora.

Após 27 anos integrando o grupo do atual deputado estadual Lula Cabral, Edna Gomes oficializou, hoje, em nota enviada à imprensa, a sua saída. Na nota Edna diz: “quanto a política partidária ou espaços de atuação na gestão, farei esse debate em tempo oportuno, em um novo ciclo, com novos desafios, novos parceiros e, principalmente, valorizando a construção coletiva, o afeto e fidelidade”.

Edna Gomes já foi secretária de programas sociais do Cabo, também foi eleita por duas vezes vereadora e vice-prefeita na cidade. O último feito dela foi comandar a Secretaria Executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência no Estado.

Ouvido pelo blog, Lula Cabral comentou a saída de Edna do grupo. “A ela desejo toda sorte do mundo, pessoa preparada que muito me ajudou nas gestões que fiz na minha querida Cabo de Santo Agostinho”, disse o parlamentar.

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) ingressou com uma ação, impetrada via Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), cobrando novamente o pagamento de hora-extra aos Policiais Civis ao Governo do Estado. Por tratar-se de um direito constitucional que está sendo violado, a ação foi distribuída no Supremo Tribunal Federal (STF), o que obrigatoriamente só pode ser feito através de uma entidade de representação de âmbito nacional.

“Nossa discussão sobre a forma de remuneração do PJES vem desde 2015, quando ingressamos pela primeira vez no STF para tentarmos garantir o legítimo direito de recebermos horas-extras. Anos depois de ingressamos com a ação ela foi arquivada, sem julgamento do mérito, por causa das alterações posteriores da legislação estadual que regulamenta o PJES. Segundo o STF, houve uma perda do objeto por causa das alterações e tivemos que entrar novamente com uma ação”, afirmou o Sinpol.