Amanhã na Folha, bastidores da opção de Lula por Paulo Câmara

Na edição da Folha de Pernambuco, amanhã, conto os bastidores da escolha do ex-governador Paulo Câmara para presidência do Banco do Nordeste. Depois de séculos gerindo o BN, o Ceará perde o seu controle para Pernambuco pela primeira vez.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A governadora Raquel Lyra voltou a Brasília em busca de investimentos para o desenvolvimento de Pernambuco. Em reunião com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, a chefe do Executivo defendeu que a obra da Ferrovia Transnordestina seja executada e concluída dentro do contrato de concessão. No encontro, realizado hoje, a governadora pleiteou que o Ramal Suape-Salgueiro volte a integrar o projeto da ferrovia e que os investimentos a serem feitos contemplem todos os trechos envolvidos.

“A Transnordestina é uma infraestrutura fundamental para o desenvolvimento econômico da região Nordeste. Ela vai integrar o Nordeste aos quatro cantos do Brasil, potencializando a produção e a competitividade dos nossos portos. Defendi essa tese na reunião do Consórcio Nordeste e levei a Transnordestina como projeto prioritário para Pernambuco no encontro que os governadores tiveram com o presidente Lula. Hoje estou aqui em busca de viabilizar a obra no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e junto à concessionária”, ressaltou a governadora.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Cid Bezerra de Menezes*

Pernambuco perdeu, hoje, um grande homem, o ex-deputado estadual Ricardo Costa. Um homem querido por todos na política, fomos amigos desde o então governador Roberto Magalhães ao governador Miguel Arraes.

Filho mais velho, após o falecimento do pai ocupou por muitas vezes o local do patriarca junto a seus familiares.

Foi assim, neste cenário de esplendor, colírio aos olhos, que reencontrei o Rio, hoje, seis meses após uma estadia de muita emoção, culminando com a comemoração do meu aniversário, muito bem acompanhado, ao lado da minha Nayla Valença. Parece uma cúpula? E é. Chama-se a cúpula do trovão.

De tão lindo, parece uma moldura, mas é uma foto. O trovão trouxe chuva, uma verdadeira tempestade, com ventos e relâmpagos. Parece uma sina, a de deixar o Recife depois do chuvaraço de ontem, para mergulhar num mar de água doce num espaço sagrado, antes molhado apenas pelos versos e o canto do poetinha Vinicius de Moraes.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Diante da intenção do Governo Lula de aumentar os gastos públicos com compras de móveis luxuosos para o Palácio da Alvorada, utilizando-se da Instrução Normativa Nº 4 de 02 de fevereiro de 2023 – que permite compras por Dispensa de Licitação Pública, o deputado federal Coronel Meira (PL) apresentou Projeto de Decreto Legislativo, de sua autoria, que tem por finalidade sustar a referida Instrução Normativa, impedindo dessa forma, a aquisição de móveis de alto valor para o Palácio da Alvorada, futura residência do presidente Lula (PT).

“O cenário pós-pandemia é desafiador em todo o planeta e a compra de um mobiliário luxuoso de centenas de milhares de reais contrasta com essa realidade e também com o discurso do senhor Luiz Inácio Lula da Silva, que é um forte crítico da ostentação da classe média brasileira. Mas, levado por suas incoerências e contrariando a legislação vigente no País (sob a justificativa de necessidade de recomposição do mobiliário), o novo governo anunciou as absurdas compras de 11 móveis de luxo, totalizando o valor de R$379.428,00. Apenas um dos itens possui valor superior a R$ 180.000,00″, informou Coronel Meira.

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Luiz Freire*

Amigo, compadre, companheiro solidário ao extremo e, acima de tudo, um ser humano incomum.

Tinha um enorme defeito, era acelerado na busca de seus objetivos, lutava com afinco e nunca esperava menos que a vitória. Mas também sabia perder e não desanimar, aprendia a lição e recomeçava.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou o decreto 54.432 no diário oficial de hoje, no qual modifica as regras do pagamento do IPVA. Se restringem apenas para efeito de transferência e parcelamento, mas não congela ou corrige o absurdo da cobrança do imposto com base na tabela FIPE.

Com isso, os pernambucanos continuam tendo um dos IPVA’s mais caros do País. Esse tema do IPVA foi alvo, aliás, de críticas de todos os candidatos nas eleições de 2022, inclusive da governadora tucana. É a segunda oportunidade que Raquel tem de aliviar o sofrimento dos pernambucanos e não o fez. A primeira foi quando não extinguiu o FEEF. Vale a velha máxima: falar é fácil, difícil é ter coerência e fazer.

Ipojuca - Acerte as contas

O ex-governador Paulo Câmara (sem partido) será o novo presidente do Banco do Nordeste. O martelo foi batido, há pouco, num encontro com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. Ainda não há data da posse.

Todos os estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino estão recebendo material escolar. A Prefeitura de Toritama, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, vai realizar, hoje e amanhã, a maratona de entrega dos 8 mil kits escolares aos alunos do município. O objetivo é melhorar a educação, fornecendo material necessário para o aluno estar motivado para as aulas, além de proporcionar economia às famílias.

“Nós sabemos que o começo do ano é de bastante compromisso para os pais e sabemos que essa ajuda é importante. A Prefeitura vai entregar o kit completo de volta às aulas, graças ao planejamento realizado e executado por nossa gestão. Aos nossos alunos, vamos entregar o material com o maior carinho possível. Neste ano, serão repaginados com os uniformes e o kit escolar que preparamos para vocês”, disse o prefeito Edilson Tavares.

Os motoristas que trafegam pela BR-232 devem ficar atentos para um novo desvio provocado por um bloqueio na área da triplicação. A mudança entrou em vigor hoje, no sentido Recife/interior. A nova etapa da obra atinge 800 metros da estrada.

Com o novo desvio, os motoristas que seguirem do Recife para o Agreste e Sertão devem pegar a BR-408 e fazer o retorno. Essa mudança no tráfego é necessária por causa da colocação de concreto na pista principal rodovia. As informações são do portal G1/PE.