André de Paula rompe silêncio sobre Governo Raquel Lyra

EXCLUSIVO

Candidato derrotado ao Senado na chapa de Marília Arraes (SD), que chegou ao segundo turno para o Governo do Estado e perdeu, o ministro da Pesca, André de Paula (PSD), falou, pela primeira vez, sobre o Governo da tucana Raquel Lyra. Em entrevista exclusiva à Folha de Pernambuco, o ministro avalia as consequências da tucana de fechar o Governo para os políticos. Leia amanhã na edição da Folha.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Integrantes do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) de diversos estados do país e do Distrito Federal foram recebidos, ontem, em Brasília, pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

De acordo com o ministro, esse foi um primeiro contato com o MPP, que teve a oportunidade de levar ao MPA as principais demandas do setor. “A pesca artesanal, que tem como secretário nacional o professor Cristiano Ramalho, terá papel de destaque e será uma das grandes prioridades do Ministério, nesse governo”, destacou.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Poder 360

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, decidiu, hoje, que as emissoras de notícias via cabo CNN Brasil e GloboNews e a revista Veja entreguem o conteúdo completo gravado das entrevistas que fizeram com o senador Marcos do Val.

A determinação também foi imposta à empresa Meta, a big tech que é proprietária das redes sociais Facebook e Instagram. No caso do Instagram, a ordem é para que “encaminhe aos autos” o “inteiro teor da live realizada pelo senador Marcos do Val em seu perfil no Instagram (@marcosdoval), na madrugada do dia 2/2/2023”.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O deputado federal Lula da Fonte (PP-PE) protocolou o Projeto de Lei 14/2023 que tem como objetivo vedar a utilização de estimativas do censo demográfico para definir os coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. O recurso é proporcional à população de cada município e é uma das principais receitas das cidades brasileiras. O PL prevê, também, a metodologia de cálculo da redução do coeficiente em caso de diminuição da população.

O parlamentar destaca que a proposta visa garantir condições mínimas para que os municípios, em especial os com menos de 50 mil habitantes, tenham condições de arcar com as despesas de serviços básicos de saúde, educação, infraestrutura e demais atividades essenciais para a população.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o cantor e compositor Jota Michiles ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique no link disponível e confira. Está incrível!

Palmares - Natal Encantado 2025

Após participar de encontro em que a governadora Raquel Lyra (PSDB) ouviu, hoje, demandas dos deputados estaduais, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), reafirmou que a Casa garantirá governabilidade ao Executivo.

“Hoje, foi mostrado que a governadora vai ter diálogo com a Casa. A gente vai estar junto, eu e o líder do Governo (deputado Izaías Régis, PSDB), para trazer as demandas dos deputados e do povo pernambucano”, afirmou. Porto reiterou ainda que os poderes trabalharão com independência, preservando e priorizando o diálogo.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O Governo do Estado de Pernambuco garantiu a manutenção do imóvel do colégio Americano Batista, na Boa Vista, Recife, como complexo escolar, agora no âmbito da educação pública estadual. O Diário Oficial do Estado publicou na edição de hoje o Decreto nº 54.429, assinado pela governadora Raquel Lyra, que “declara de utilidade pública” a área, incluindo as benfeitorias. Em vez da mudança de finalidade do prédio para objetivos comerciais, a decisão do governo mantém a funcionalidade do imóvel. 

O terreno com suas benfeitorias fica localizado numa área estratégica da capital pernambucana. Para a governadora Raquel Lyra, o impasse em torno do imóvel – que estava próximo de ser leiloado – apareceu como oportunidade para o governo estadual na defesa do interesse público. “Vamos manter o prédio como complexo escolar. É um patrimônio de Pernambuco que agora estará a serviço da educação pública”, registrou. Com o decreto, a Secretaria de Educação e Esportes passa agora aos trâmites para adequação do prédio aos objetivos da Pasta.

A partir de hoje e até a última sexta-feira da semana pré-carnavalesca, o quadro Sextou, entrevistas com artistas no horário do Frente a Frente, será exclusivo dedicado ao frevo pernambucano. A estreia, daqui a pouco, ocorre com uma das maiores celebridades do estilo musical: o compositor Jota Michiles, autor de tantos frevos de sucesso, como “Bom demais”.

Jota compôs também “Diabo Louro”, “Vampira”, “Espelho Doido” e “Fazendo fumaça”. É autor também da bela canção “Recife manhã de sol”, que ganhou o mundo interpretada por Maria Bethania. Jota compôs mais de 50 frevos ao longo da sua trajetória vitoriosa. Hoje, véspera do Sextou no qual destacamos o seu trabalho, ele está celebrando 80 anos de vida bem vividos sob a alegria e inspiração do frevo.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que seu partido irá protocolar, hoje, uma representação contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES) no Conselho de Ética da Casa. O congressista capixaba relatou, ontem, uma tentativa de golpe de Estado por parte do ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

“Não terá a CPI que ele quer, mas quero antecipar para todos vocês, terá Conselho de Ética, porque se ele presenciou as articulações para ocorrência de um golpe de Estado e não denunciou, no exercício da função pública, prevaricou”, disse Randolfe em entrevista à GloboNews.

Na entrevista, o senador também afirmou que, nas próximas semanas, Marcos do Val deve deixar a CCAI (Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência). Segundo Randolfe, alguns senadores que irão compor o Conselho de Ética já estão definidos. São eles: Omar Azis (PSD-AM), Renan Calheiros (MDB-AL), Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e Humberto Costa (PT-PE).

Blog da Folha

Após a reunião, na manhã de hoje, com 47 dos 49 deputados estaduais que tomaram posse esta semana, a governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmou que a ideia do encontro foi iniciar um trabalho de diálogo e de construção coletiva para o Pernambuco. “Um diálogo aberto, apresentando o cenário de Pernambuco, os desafios para este ano, contando e pedindo o apoio de todos e de cada um para a gente ter convergência nas nossas agendas para fazer Pernambuco superar a pobreza, gerar oportunidades, garantir água, emprego, estradas. Não é um trabalho simples nem é de um só”, resumiu.

O encontro, que durou cerca de quatro horas, cada deputado que quis pode se pronunciar. “Haverá projetos que serão encaminhados à Assembleia Legislativa, como a criação do Mães de Pernambuco, o projeto de investimentos na educação infantil, na geração de vagas de creche, mas aqui foi o início de um diálogo para tratar de pautas que sejam convergentes para Pernambuco”, acrescentou Raquel.