Debate previsível

Assim como era esperado por analistas políticos, o primeiro debate entre os presidenciáveis que disputam, no próximo dia 30, o segundo turno das eleições, foi dominado pela troca de acusações e provocações intermináveis.

Entre os principais temas abordados, a gestão na pandemia do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, ficou entre as principais acusações do seu adversário, Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o petista, Bolsonaro negligenciou a gravidade da doença, permitindo, dessa forma, que mais de 400 mil brasileiros perdessem a vida por conta da demora em comprar a vacina assim que ficou disponível.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Perdi o primeiro debate presidencial hoje entre Lula e Bolsonaro para gravar um Sextou com essa simpatia de sambista Jorge Aragão. Ele fez um show maravilhoso nas festividades dos dez anos do RioMar e depois me recebeu no camarim, junto com minha Nayla Valença. O encontro rendeu uma excelente entrevista.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Da CNN Brasil

Na sequência, Lula voltou a afirmar que o governo Bolsonaro “atrasou” o processo de distribuição das vacinas. Ele afirmou que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, inclusive, denunciou casos de corrupção de sua gestão em meio à crise.

“Não tem na história de nenhum governo do mundo que brincou com a pandemia e com a morte do jeito que você brincou”, completou o petista.

Lula ainda disse que o presidente “virou vendedor de um remédio que não servia para nada”, em referência ao “kit covid”.

“Você carrega a morte de 400 mil pessoas nas costas”, diz Lula a Bolsonaro

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o modo como Jair Bolsonaro conduziu o combate à pandemia de Covid-19. Para o petista, a gestão promovida pelo atual presidente foi “vergonhosa”.

“É uma vergonha, na verdade, você carregar nas costas 400 mil mortes que poderiam ter sido evitadas se tivesse comprado vacina no tempo certo. A ciência fala isso todo dia, o senhor recebeu proposta de compra de vacina muito cedo e não quis comprar porque não acreditava.”

“Covaxin não vendeu nenhuma vacina ao Brasil”, diz Bolsonaro

Ao responder sobre vacinas contra a Covid-19, Jair Bolsonaro alegou que, segundo a CPI, a Covaxin não vendeu nenhuma vacina ao Brasil. Afirmou ainda que não teve corrupção em caso de vacinas, já que não teve vacina no Brasil.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Do Estadão

Os candidatos foram questionados sobre como farão para ter verba para cumprir projetos propostos na campanha. Bolsonaro respondeu mencionando o Auxílio Brasil. A origem, segundo ele, virá de uma proposta que já está no Senado Federal, para que a despesa se torne permanente. Ele disse, ainda, que a bancada do PT votou contra o assunto, no que diz respeito a precatórios. O presidente acrescenta que tudo será feito com “responsabilidade fiscal”.

Lula, por sua vez, disse que o PT tinha proposto, antes do auxílio emergencial, votou para ampliar para R$ 500,00 quando Bolsonaro propôs um auxílio de R$ 200, durante a pandemia. Disse também que o auxílio emergencial vai só até dezembro, porque não está na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“Se você souber trabalhar e planejar, você vai ter o dinheiro para fazer as coisas”, afirmou, e acrescentou que o Congresso aprovará reforma tributária para cobrar menos dos mais pobres.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Da Folha de S.Paulo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse na noite deste domingo (16) que a senadora Damares Alves (Republicanos) compareceu ao local em que venezuelanas menores de idade estavam e que concluiu que não se tratava de prostituição, diferentemente do que ele sugeriu em vídeo.

“Não ficou claro da minha parte isso lá. Elas estavam lá em situação que você poderia até prever isso. Logo depois, a ministra Damares esteve lá e conversou com as meninas não era nada prostituição.”

Bolsonaro afirmou que passou as piores 24 horas de sua vida, referindo-se às acusações de pedofilia que correm nas redes sociais depois de um vídeo em que ele diz que “pintou um clima” com meninas menores da Venezuela.

“Fui acusado de forma covarde, sórdida, de praticar a pedofilia. Tentaram atingir minha honra no que tenho de mais sagrado: defesa da família e inocência das crianças”, afirmou.

Após falar sobre o assunto, Bolsonaro se irritou com mais perguntas de jornalistas sobre o assunto e disse que a decisão de Alexandre de Moraes, presidente do TSE, dava fim ao caso.

Palmares - Natal Encantado 2025

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que Jair Bolsonaro (PL) agiu com má-fé diante das meninas venezuelanas. “Ele agiu com muita má fé com aquelas meninas”, afirmou Lula ao falar à imprensa ao chegar ao debate.

Durante entrevista a um podcast na sexta-feira (14), Bolsonaro estava explorando uma temática recorrente de sua campanha -o suposto risco de o Brasil “virar uma Venezuela” caso o ex-presidente Lula retorne ao poder- quando relatou um encontro que teve com meninas do país vizinho em São Sebastião, na periferia do Distrito Federal. As informações são da Folha de S.Paulo.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu à campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (16/10), direito de resposta ao ex-presidente por declarações da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que insinuaram um suposto envolvimento de Lula e do PT na morte de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André. O TSE já havia determinado a retirada do vídeo do ar por entender que se tratava de desinformação. 

Com a decisão, Gabrilli – vice na chapa de Simone Tebet (MDB-MS) à presidência, que apoiou Lula no segundo turno- e os parlamentares bolsonaristas Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Carla Zambelli (PL-SP) e outros dois veículos de comunicação serão obrigados a ceder direito de resposta ao ex-presidente. As informações são do Correio Braziliense.

*Por José Roberto Azambuja

Há coisas inaceitáveis, que tiraram ou ainda ameaçam a Paz da Nação, contra as quais não podemos cruzar os braços e nos acomodar! Caso contrário, estaríamos sendo coniventes com o risco de velhas ou novas injustiças acontecerem!!

O mais grave não é o roubo descarado. O que preocupa o cidadão que cumpre com os seus deveres é o risco de ver o dinheiro dos impostos que pagou voltar a ser usado para patrocinar pornografia infantil como se fosse “arte”. É o risco de ver o seu dinheiro ser investido em obras no exterior, enquanto o povo daqui se contenta com as sobras. É ver o risco de a taxa de homicídios voltar a ser uma das mais altas do mundo.

O YouTube removeu do ar, na tarde deste domingo (16), a entrevista em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu a um podcast na última sexta-feira. Nessa entrevista, ele diz que “pintou um clima” quando relembrava a uma visita que fez a adolescentes venezuelanas, em Brasília, em abril de 2021.

O vídeo, compartilhado nas redes sociais, provocou acusações de pedofilia contra o presidente. Em uma live nesta madrugada, Bolsonaro disse que as falas foram deturpadas. As informações são da CNN Brasil.