União Brasil libera diretórios para apoiarem Lula ou Bolsonaro no segundo turno presidencial

O União Brasil decidiu liberar os diretórios estaduais para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais deste ano. A votação será no próximo dia 30. As informações são do portal G1.

O anúncio foi feito, hoje, pelo presidente nacional do União e deputado federal reeleito Luciano Bivar (PE) – que, em 2018, abrigou o então pré-candidato Jair Bolsonaro em seu partido, PSL. Em 2021, PSL e DEM se fundiram para formar o União Brasil.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Recolhida com os filhos em fase de luto pela morte do marido Fernando Lucena, a candidata do PSDB ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, deverá ter uma postura de neutralidade na disputa presidencial, evitando declarar apoio a Lula ou Bolsonaro. “Essa deve ser a tendência dela. Não é neutralidade, mas sim independência”, disse, há pouco, ao blog, um interlocutor privilegiado da tucana.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Conforme este blog antecipou, ontem, o deputado estadual Tony Gel (MDB) e o seu filho, Tonynho (MDB), se aliaram a candidatura de Raquel Lyra (PSDB) ao Governo de Pernambuco. O grupo político do deputado federal Wolney Queiroz (PDT) e do seu pai, o deputado estadual Zé Queiroz (PDT), declarou apoio à Marília Arraes (SD). Caruaru está dividida.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), declarou, hoje, apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), para o segundo turno das eleições. A previsão, segundo a assessoria do Governo de Goiás, é que ele vá a Brasília, amanhã, para se encontrar com Bolsonaro no Planalto.

O apoio foi declarado durante uma reunião virtual realizada com cerca de 230 prefeitos goianos e alguns deputados de sua base, com a intenção de agradecê-los após sua vitória nas eleições de 2022 em primeiro turno. Caiado foi reeleito no último domingo (2) com 51,81% dos votos, tendo sido o candidato ao Governo mais votado em 240 das 246 cidades goianas.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A campanha de Marília Arraes ao Governo de Pernambuco recebeu um importante reforço, hoje, com a manifestação de apoio de três partidos: Republicanos, PDT e PCdoB, que formaram a “Aliança Pernambuco do Povo”, com o objetivo de assegurar as vitórias do ex-presidente Lula e Marília no Estado e de intensificar o enfrentamento à candidatura de Jair Bolsonaro.

A reunião que consolidou o apoio à coligação Pernambuco na Veia contou com as presenças de Silvio Costa Filho, deputado federal, e Silvio Costa, 1º suplente de Senador, ambos do Republicanos; do deputado federal e líder da oposição a Bolsonaro na Câmara dos Deputados, Wolney Queiroz, e do deputado estadual e ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz, do PDT; do deputado federal, Renildo Calheiros, e da vereadora do Recife, Cida Pedrosa, representando o PCdoB.

Palmares - Natal Encantado 2025

Pesquisa do Ipec divulgada hoje, encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

  • Lula (PT): 51%
  • Bolsonaro (PL): 43%
  • Branco e nulo: 4%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 55%, e Bolsonaro, 45%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Folha de São Paulo

Nikolas Ferreira (PL-MG) conta que, ao nascer, sua mãe o “consagrou para Cristo”. É Ruth quem hoje pede que ele tenha “cuidado com esse povo da esquerda” antes de postular: “Deus te abençoe”.

A batalha contra “esse povo da esquerda” fez do fiel da Comunidade Evangélica Graça e Paz, um vereador de primeiro mandato em Belo Horizonte, o candidato a deputado federal mais votado em todo o país, com 1,49 milhão de votos. A marca anterior no estado era de Patrus Ananias (PT), com 520 mil votos em 2002.

Aos 26 anos, Nikolas se firmou como uma das maiores potências do bolsonarismo, a ponto de ser cogitado nos bastidores como uma carta na manga para futuras eleições presidenciais – a idade mínima para disputar a Presidência é ter 35 anos na data da posse.

Na manhã de hoje, Vinícius Labanca (PSB), prefeito de São Lourenço da Mata, confirmou a chegada de seu grupo político ao palanque da líder da coligação Pernambuco na Veia e candidata ao Governo de Pernambuco pelo SD, Marília Arraes.

Ex-deputado estadual por duas oportunidades, Vinícius entende que Marília Arraes é a melhor opção para Pernambuco. “Marília tem a força da mulher nordestina e o sangue de Miguel Arraes. Estamos declarando apoio a Marília por acreditar que ela é a melhor opção na disputa”, afirma.

O senador Jarbas Vasconcelos (MDB) formalizou, hoje, seu apoio à candidatura ao Governo do Estado de Raquel Lyra (PSDB) no segundo turno das eleições em Pernambuco.

“A ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, teve uma sólida e reconhecida gestão na capital do agreste. É moderna, socialmente justa, preparada, ética e realizadora. Sua presença no segundo turno nos oferece uma opção segura para o governo de Pernambuco nos próximos quatros anos. Raquel é neta, sobrinha e filha de amigos fraternos de resistentes lutas, e sua companheira de chapa, Priscila, é diferenciada, filha de um amigo da vida inteira, e exemplo de espírito público, Gustavo Krause. Elas são as minhas candidatas para a eleição do próximo dia 30 de outubro”, afirmou o senador.

Nota oficial

Na condição de presidente do MDB de Pernambuco e de membro da executiva nacional, aguardei o resultado da consulta feita pelo presidente Baleia Rossi aos dirigentes do partido para definir a posição da legenda. Com a decisão de liberar os membros do partido para votarem de acordo com as suas próprias escolhas, faço aqui minha declaração de voto.

Na eleição presidencial, votarei a favor da preservação das instituições democráticas, maior patrimônio da sociedade brasileira. Neste sentido, meu voto será no ex-presidente Lula (PT).  Para o Governo do Estado, votarei em sintonia com aliança nacional entre MDB e PSDB. Sendo assim, declaro meu apoio à candidata Raquel Lyra, uma mulher que reúne todos os atributos para ser futura governadora de Pernambuco.

Raul Henry – deputado federal e presidente do MDB-PE